TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA : As Leis de Kirchhoff

Por:   •  17/3/2017  •  Artigo  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 5

3. Metodologia

3.1 – Materiais utilizados

3.2 – Realizações do experimento

4. Resultados e discussões

5. Conclusões

6. Referências bibliográficas

1 – INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        As Leis de Kirchhoff foram formuladas em 1845 e receberam o nome do físico alemão Gustav Kirchhoff. Essas leis são baseadas no Princípio da Conservação da Energia, no Princípio de Conservação da Carga Elétrica e na regra que determina que o potencial elétrico mantém seu valor inicial depois de qualquer percurso realizado em trajetória fechada.

As Leis de Kirchhoff são utilizadas em circuitos elétricos que apresentam mais de uma fonte de resistores em série ou em paralelo. Dois conceitos importantes dentro dessas leis são: Nós e Malhas. O Nó é um ponto onde três ou mais condutores são ligados, enquanto a Malha se deduz em qualquer caminho condutor fechado.

        No experimento estudado, a análise de Malhas simplificará a solução dos problemas de redes elétricas através das Leis de Kirchoff. Tal método reduz o número de equações necessárias para a solução dos problemas envolvidos.


2 - OBJETIVOS

O objetivo principal deste relatório implanta-se na análise e comprovação experimental das leis de Kirchoff – a Lei dos Nós e a Lei das Malhas, aplicando-as de maneira analítica para determinar os sentidos e os valores das tensões e das correntes no circuito estudado.

3 - METODOLOGIA

3.1 – Materiais Utilizados

- Fonte de tensão continua variável de -12 a +12 V

Uma fonte de alimentação é um equipamento usado para alimentar cargas elétricas. Cada dispositivo eletroeletrônico necessita de uma fonte para prover energia para seus componentes. Esta energia pode variar de acordo com a carga que este equipamento usa. Estas fontes de energia podem ser de corrente contínua como um conversor AC/DC ou um regulador de tensão, pode ser um Regulador linear, fonte de energia AC, Fonte de alimentação ininterrupta ou fonte de energia de alta tensão.

- 2 Resistores de 1K ohms, 1 de 470 ohms e 1 de 47 ohms

Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm

- Multímetros digitais

Um multímetro é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital

- Fios de Ligação

Um fio de ligação é um fio metálico usado para fazer interconexões entre um microchip e outros componentes eletrônicos, como parte do processo de fabricação de dispositivos semicondutores.

A micro soldagem é geralmente considerada como a tecnologia de interconexão mais barata e flexível, e é usada na grande maioria dos encapsula mentos de semicondutores.

3.2 – Realizações do Experimento

O Experimento foi realizado pela turma de engenharia do grupo básico da Universidade Paulista, tinha como objetivo comparar valores teóricos das correntes de malhas e correntes elétricas, aos valores experimentais, ao qual seria dado pelo uso do multímetro, funcionando em sua operação de Ampere dada em mA ( Micro Ampere ), pela fonte de tensão continua variável de -12 a +12 Volts, 2 resistores de 1K ohms, 1 de 470 ohms e 1 de 47 ohms, e fios de ligação.

Após achar os valores experimentais, compararam então com os valores teóricos pré – estabelecidos e calculados pelos alunos, assim utilizando a 1° Lei de Kirchhoff para fazer as somas algébricas das correntes em um nó, para analisar se igualara a 0. E após utilizar a 1° lei, utilizamos a 2° Lei de Kirchhoff, para a soma das tensões em uma malha se igualar a 0, utilizando todos os valores medidos no circuito.

  1. . Resultados e Discussões

Os circuitos simples podem ser analisados usando as regras para combinações em série e em paralelos dos resistores. Entretanto, os resistores podem ser conectados de modo que os circuitos formados não possam ser reduzidos a um único resistor equivalente. O procedimento para analisar tais circuitos é bastante simplificado pelo uso das regras de Kirchhoff

A lei de Kirchhoff para corrente afirma que a soma algébrica das correntes que entram e saem de uma região, sistema ou nó é igual a zero.

Em outras palavras, a corrente que entra em uma região ou nó tem que ser igual a soma das correntes que deixam essa mesma região ou nó. Descrita pela equação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com