TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  19/5/2021  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

André Ricardo dos Santos

                                                                Trabalho da disciplina Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho                                                               Tutor: Prof. Carlos Alberto Marins Pereira

Florianópolis

2021

SEGURANÇ A DO TRABALHO NA ALCOA (B)

Referência: SPEAR, Steve n   J.,   Segurança  do   Trabalho   na   Alcoa   (B),   Escola   de   Negócios  de   Harvard ,   Boston   30   de março de 2000.

Esta resenha tem por objetivo realizar uma análise crítica das informações apresentadas em um artigo acerca da análise realizada sobre o tema segurança do trabalho na ALCOA.

O artigo trata   das questões relacionada à segurança do trabalho na empresa Alcoa, uma das maiores companhia do mundo em produção de alumínio, onde o CEO   Paul O‘Neil informou que a empresa teve um aumento expressivo nos lucros, comparado com outras empresas do setor, desde que tornou a segurança no trabalho sua   prioridade. Investindo recursos e visando a prevenção de acidentes  e sinistros, fazendo assim uma gestão de saúde ocupacional e segurança eficiente,   a saúde e segurança do colaborador é prioridade atualmente, devido a rigorosas   leis trabalhistas em todo mundo, Paul O’Neil provou a relação de um ambiente   de trabalho seguro e a eficiência na produção.

Mas, embora, Paul O’Neill fosse visto como alguém que tinha a saúde e a segurança dos trabalhadores como absoluta prioridade, essa reputação foi desafiada na reunião de 1996, quando a Irmã Mary Margaret, uma freira beneditina cuja ordem religiosa possuía ações da Alcoa, contestou as práticas da empresa no México. Segundo a freira, existiam indícios de que a empresa não estaria de acordo com os regulamentos locais nem com os valores que defendia.

Acidentes e doenças de trabalho tem ponto negativo para ambos os lados, além dos custos diretos com tratamento e recuperação, tem as despesas de encargos trabalhista, a necessidade de realocar um novo colaborador para cobrir a falta   ou pode haver a paralização do   setor caso não consiga suprir a falta do   colaborador acidentado, comprometendo a produção. Como existem falhas e toda administração, a grande maioria dos acidentes poderia ser evitado caso   as empresas tivessem uma fiscalização mais rígida sobre o uso do equipamento individual de proteção ou a conscientização dos colaboradores sobre os ricos   de realizar as atividades sem o uso dos equipamentos de proteção adequado para o trabalho a ser realizado.

Seria ideal que a saúde e a segurança do trabalhador fossem priorizadas pelo que são: condições mínimas necessárias para a dignidade humana e para a qualidade de vida. Que o bem-estar do trabalhador fosse sempre o objetivo dos administradores de empresas, sem outras motivações por trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com