TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminação Por Sensor De Presença

Pesquisas Acadêmicas: Iluminação Por Sensor De Presença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO

DE

INFORMÁTICA APLICADA

PROFESSOR: JORGE FERNANDO

ALUNO: ODILON DO CARMO MELO

CURSO: MECÂNICA SUBSEQUENTE NOITE

Computadores de Primeira Geração

Em 1943, um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS ( fig. 1 ), pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava 2.000 válvulas eletrônicas (por coincidência, mais ou menos o mesmo número de válvulas que Zuze propusera para a nova máquina que não lhe permitiram desenvolver...).

O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem codificada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Ele processava 25.000 caracteres por segundo. Em 1945, John von Neumann delineia os elementos críticos de um sistema de computador.

Já em 1946, surgiu o ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator (fig. 2), ou seja, Computador e Integrador

“Numérico Eletrônico “, projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Era o primeiro computador digital eletrônico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert (que era um gênio em engenharia, pois quando tinha apenas 8 anos construiu um rádio a cristal e colocou-o num lápis).

O ENIAC tinhas as seguintes características:

• totalmente eletrônico

• 17.468 válvulas

• 500.000 conexões de solda

• 30 toneladas de peso

• 180 m² de área construída

• 5,5 m de altura

• 25 m de comprimento

• 2 vezes maior que MARK I

• realizava uma soma em 0,0002 s

• realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos

Só que o ENIAC tinha um grande problema: por causa do número tão grande de válvulas, operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de possibilidades a cada segundo de que uma válvula falhasse, além da grande tendência de elevado aquecimento. Pois as válvulas liberavam tanto calor, que mesmo com os ventiladores a temperatura ambiente subia, às vezes, até 67°C. Então Eckert, aproveitou a idéia utilizada em órgãos eletrônico, fazendo com que as válvulas funcionassem sob uma tensão menor que a necessária, reduzindo assim as falhas a 1 ou 2 por semana. Nesta época, as válvulas representavam um grande avanço tecnológico, mas apresentavam os seguintes problemas:

• aquecimento demasiado provocando queima constante

• elevado consumo de energia

• eram relativamente lentas

O ENIAC foi desativado em 2 de Outubro de 1955.

O sucessor do ENIAC foi o EDVAC - Eletronic Discrete Variable Computer ou " Computador Eletrônico de Variáveis

Discretas ". O EDVAC foi planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto programas quanto dados em sua expansão de memória interna. Os dados, então, eram armazenados eletronicamente num meio material composto de um tubo cheio de mercúrio, conhecido como linha de retardo, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônico que se refletiam para frente e para trás, tão lentamente quanto podiam, de fato a reter a informação, semelhante a um desfiladeiro que retém um eco, que Eckert descobriu por acaso ao trabalhar com radar. Outra grande característica do EDVAC era poder codificar as informações em forma binária em vez da forma decimal, reduzindo bastante o número de válvulas.

No ano de 1947, John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain inventam o transistor.

Em 1949, surge o EDSAC - Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico ", o qual marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra: Começou a " Era do Computador"!

E em 1951, surge o primeiro computador comercial o LEO

Computadores de Segunda Geração

Já em 1952, a Bell Laboratories inventou o Transístor que passou a

ser um componente básico na construção de computadores e apresentava as seguintes vantagens:

aquecimento mínimo

pequeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com