TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos ambientais decorrente da construção de usinas hidreelétricas

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

                 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

   FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E TECNOLOGIA

                          CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

        Relatório Sobre os Impactos da Construção de Usinas Hidrelétricas

                                                                          AUTOR (A):

                                                                          MAYARA A. S. CARDOSO

                                                CUIABÁ

                                                    2016

Desenvolvimento:

O palestrante Dr. Francisco de Arruda Machado apresentou suas pesquisas e estudos sobre os impactos que ocorrem durante a construção de hidrelétricas em todo o país e no mundo. Os impactos podem ser dos mais variados, mas uma coisa é certa haverá impactos na natureza. A área destinada para represar a água para o funcionamento da hidrelétrica tem toda sua flora e fauna modificadas, espécies inteiras de peixes são extintas, muitas vezes espécies que ainda não são nem conhecidas e catalogadas, mas não só de peixes como de outros animais presentes naqueles locais.

Há outros impactos como a perda de florestas, solos cultiváveis e de material arqueológico que são muitas vezes perdidos antes de conhecidos pela construção dessas barragens. O Dr. Francisco explanou também suas denúncias sobre irregularidades ocorridas desde a construção das usinas (o projeto), até a sua execução, como por exemplo, na utilização de profissionais atuando em várias áreas do mesmo projeto, muitas vezes sem a devida especialização. Fato que acentua ainda mais o impacto, pois um profissional não especializado muitas vezes ao catalogar espécies de animais locais cometem erros graves, dificultando assim a inserção desses animais em outros locais.

Os projetos dessas construções muitas vezes visam apenas o custo e benefício das grandes corporações, se importando pouco com o meio ambiente. Algumas corporações estão se inserindo no país para obtenção de recursos naturais como o Nióbio. O Dr. Francisco denuncia também irregularidades ocorridas no estado de Mato- Grosso na construção da Usina Hidrelétrica de Manso, que possui irregularidades desde o seu projeto até a sua execução.

Conclusão:

Ao fim da palestra ficou claro que apesar da energia provinda das usinas hidrelétricas não apresentarem poluentes, existe um impacto gigantesco na sua construção. Principalmente impactos ambientais, onde espécies inteiras são dizimadas antes de ser conhecidas. Essas espécies mantinham o equilíbrio natural naquele local então os impactos são evidentes. Infelizmente existe também uma má execução nos projetos que agrava ainda mais todo impacto já pré-existente, como futuros profissionais da área, a conscientização sobre todos os riscos e impactos que nossa profissão pode acarretar é extremamente importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com