TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação dos impactos ambientais decorrentes de atividades minerárias – ações mitigadoras

Por:   •  7/3/2016  •  Artigo  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação dos impactos ambientais decorrentes de atividades minerárias – ações mitigadoras

Camila Carvalho Silva[1];Micaelly Eduarda Rabelo[2]; Fernanda Raquel Domingos Correa[3], Thainara Fernandes Carvalho [4]

RESUMO

Como qualquer exploração de recurso natural, a mineração provoca impactos no meio ambiente, seja no que diz respeito à exploração de áreas naturais ou mesmo na geração de resíduos. Nessa pesquisa, procurou-se apresentar as principais ações desenvolvidas e praticadas por parte das mineradoras para minimizar os impactos de suas atividades. Nesse sentido, foi possível constatar que muitas empresas têm desenvolvido métodos para mitigação dos impactos que suas atividades tem causado, principalmente no que concerne a degradação da paisagem, produção de ruídos e poeira, obtendo como resultados a adoção, por parte das mineradoras, de intervenções nas áreas de empréstimo de silte e argila, reaproveitamento de águas e controle das poluições atmosféricas. Essas ações demonstram que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental.

Palavras-chave: Mineração; Impactos Ambientais; Poluição.

Abstract:

Like any natural resource exploration, mining causes impacts on the environment, either with regard to the exploitation of natural areas or even in waste generation. In this research, we tried to present the main actions developed and practiced by the mining companies to minimize the impacts of their activities. In this sense, it was found that many companies have developed methods to mitigate the impacts that their activities have caused, especially when it comes to landscape degradation, production of noise and dust, obtaining as results the adoption, by mining, interventions in loan areas of silt and clay, water reuse and control of atmospheric pollution. These actions demonstrate that it is possible to reconcile economic development with environmental sustainability.

Keywords: Mining; Environmental Impacts; Pollution.

Introdução

A mineração é uma das principais atividades econômicas do país e um dos setores responsáveis pela obtenção de matérias prima que possibilitam o desenvolvimento de tecnologias que contribuem para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da sociedade, sendo de vital importância para o desenvolvimento econômico da sociedade.

Porém, o atual cenário global apresenta um novo paradigma de desenvolvimento voltado à sustentabilidade onde os desafios estão em equilibrar o desenvolvimento das atividades minerarias e o cuidado com o meio ambiente, com a sociedade e a eficiência no uso dos recursos naturais, isto exige que sejam desenvolvidas algumas ações mitigadoras destes impactos.

A atividade de mineração, assim como toda exploração de recurso natural, provoca impactos no meio ambiente seja no que diz respeito à exploração de áreas naturais ou mesmo na geração de resíduos.

Entre os impactos ambientais da atividade mineral, destacam-se a alteração de lençol de água subterrânea; a poluição sonora, visual, da água, ar e solo; impactos sobre a fauna e a flora; assoreamento e erosão; mobilização da terra; instabilidade de taludes; encostas e terrenos em geral, além de lançamentos de fragmentos e vibrações (BARRETO, 2001).

Objetivos

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas das principais ações desenvolvidas e praticadas por parte das mineradoras para minimizar os impactos de suas atividades e para entender que a mineração do futuro deve estar cada vez mais integrada a sociedade, buscando preservar e aperfeiçoar a utilização dos recursos naturais.

Metodologia

A metodologia utilizada foi baseada em levantamentos a partir de dados bibliográficos e projetos relacionados às atividades minerárias.  Aos dados bibliográficos foram agregadas informações obtidas em sites, pertencentes às organizações governamentais e não governamentais, que divulgam textos e dados relacionados com as temáticas abordadas no presente trabalho.

Resultados e Reflexões

Vivemos atualmente um novo paradigma de desenvolvimento, onde a importância dada ao tratamento eficiente das atividades antropogênicas em conciliação com o fator de preservação dos recursos naturais para a geração atual e as futuras, tendem a nortear as atividades desenvolvidas pela sociedade. Neste ponto a mineração, devido a sua grande importância na sociedade, é chamada a repensar o modo como suas atividades são desenvolvidas a fim de se criar uma mineração mais sustentável e eficiente. Devido à atividade mineraria exercer profunda relação com o meio ambiente e com a comunidade circundante a sua área de operação, a análise de seus impactos e a criação de medidas mitigadoras são imprescindível para a criação desde novo cenário minerário, a seguir trataremos dos principais impactos e as medidas de mitigação e compensação utilizadas pelos empreendimentos minerários.

Degradação da paisagem

Acontece devido a remoção da cobertura de vegetação para que sejam feita cavas, bancadas para a exploração,  também para construção das usinas de beneficiamento, escritórios, e refeitórios pelas mineradoras, assim o solo fica exposto formando focos de erosão, escorregamentos de solos, assoreamento de vale e cursos d’água, e a poluição visual.

As principais ações realizadas para controle são:

-Execução de cortes em taludes;

-Reaterro de áreas já mineradas;

-Preparo do solo para receber vegetação;

-Implantação de cobertura vegetal nas áreas já aterradas.

A revista Mineração e Sustentabilidade (2015) traz o exemplo da empresa Kinross, onde a mesma desenvolveu um método de aplicação das curvas de níveis verdes nas áreas de empréstimo de silte e argila, com  metodologia que consiste  na disposição de topsoil, junto com material lenhoso ao longo das curvas de níveis verdes introduzindo sementes de espécies lenhosas, assim o material é incorporado no solo aumentando a disponibilidade de nutrientes. Obtendo resultados positivos e restabelecendo a vegetação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (232.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com