TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos ambientais do etanol

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO-USF

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS NA PRODUÇÃO DO BIODIESEL E ETANOL

ALINE FERMIANO

FILADELFO DE MATTOS JÚNIOR

GUSTAVO SILVA DE ANDRADE

VINICIO VICCHINI DE SOUZA

BRAGANÇA PAULISTA - 2015

ALINE FERMIANO

FILADELFO DE MATTOS JÚNIOR

GUSTAVO SILVA DE ANDRADE

VINICIO VICCHINI DE SOUZA

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS NA PRODUÇÃO DO ETANOL

Trabalho de Globalização e Desenvolvimento Sustentável apresentado à Universidade São Francisco – USF, no curso de Engenharia Civil, como pré-requisito para a aprovação na matéria.                                                

                

BRAGANÇA PAULISTA

2015

RESUMO

        Esta Monografia realizada, tem como seu principal objetivo, a abordagem dos impactos ambientais causados na produção de biocombustíveis em nosso país, mais especificamente etanol.

Palavras-Chave: Impactos ambientais, produção de biocombustíveis, etanol.

ABSTRACT

        This Monograph held , has as its main objective , the approach to environmental impacts caused in the production of biofuels in our country , specifically ethanol .

Keywords : Environmental impacts , biofuels , ethanol.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

        Atualmente, com o crescimento desordenado da população mundial e o consumo desenfreado, causando o esgotamento dos recursos naturais, poluição, aquecimento global, desmatamentos, entre outros problemas, que irão incidir na auto-destruição da raça humana, é que somos obrigados a pensar e desenvolver soluções para que se evite chegar à essa catastrófica situação. O que antes era uma utopia, hoje passa a ser pura necessidade, a necessidade de lutar pela manutenção da vida.

         São novas tecnologias, ideias, que otimizam a utilização da luz solar, de materiais reciclados, ecológicamente corretos, eficientes e inteligentes.

        Assim como soluções ou opções que agridam menos a camada de ozônio e o efeito estufa, cada vez mais responsável pelo aquecimento global. Entre muitos responsáveis por isso estão os combustíveis fósseis, que alimentam milhares de veículos ao redor do planeta e que significantemente prejudica toda nossa biosfera.

        Várias alternativas estão sendo estudadas e usadas, para diminuir estes impactos, desde veículos híbridos, elétricos, e os movidos pelos biocombustíveis, que ao invés de usar petróleo em sua composição, usa matéria prima de origem vegetal.

        Nesta monografia estaremos dando um destaque aos combustíveis não poluentes como o Etanol, que, ainda que seja uma excelente alternativa para evitar a queima de combustíveis fósseis, geram outros problemas de cunho ambiental.

 

1.Sobre Os Biocombustíveis

        São combustíveis produzidos à partir de matéria prima vegetal, que não sofreu processo de fossilização, que podem ser usados em motores à combustão interna ou para geração de energia, podendo substituir os combustíveis de origem fóssil. Existe uma gama de espécies vegetais que podem ser usado na produção de biocombustíveis. Aqui estaremos dando destaque ao mais comum e antigo biocombustível brasileiro, o Etanol.

  1. Etanol

Alcool, Alcool Etílico ou Etanol. Iniciou-se n a década de 70, com o lançamento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool), onde o combustível ganhou grande impulso e se tornou uma importante fonte de energia para o país. Hoje, o etanol gerado da cana-de-açúcar tem o menor custo para a produção e um maior rendimento em litros por hectare do produto. Existe também etanol produzido à partir da beterraba e do milho, casos mais comuns em outros países.
    Gera ainda subprodutos que são aproveitados, como a vinhaça e a torta de filtro, utilizadas para fertilizantes, e com a queima do bagaço da cana há a geração de energia.
     Atualmente o Brasil tem uma produção de Etanol estimada em18 bilhões de litros/safra, ou seja uma produção anual aproximada de 9 bilhões de litros/ano

2.Expansão da cana-de-açúcar

Desde o aparecimento do carro flex, o setor agrícola brasileiro vem sendo marcado por um novo ciclo no plantio da cana-de-açúcar para obtenção do álcool combustível, não apenas para substituição do petróleo devido à elevação dos preços internacionais, mas por questões relacionadas às mudanças climáticas, já que o etanol é uma fonte alternativa de energia renovável e menos poluidora. Dentre as fontes de energia usadas no Brasil, a cana-de-açúcar passou a ser a segunda matriz energética, superando a energia hidráulica, atrás apenas do petróleo.

O Brasil é hoje o maior produtor de cana-de-açúcar e exportador de açúcar do mundo gerando mais de 2 bilhões de dólares por ano na balança comercial brasileira. A região Centro-Sul tem uma participação aproximada de 90% do total da produção de cana-de-açúcar no Brasil. O Estado de São Paulo é o maior produtor, sendo responsável por mais de 60% de toda produção nacional de açúcar e etanol e, também, por mais de 70% das exportações. A região de Ribeirão Preto é responsável por 45% do total produzido no estado e vários outros municípios têm grandes áreas de plantio com diversas usinas instaladas, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

Nos últimos anos, a crescente importância sócio-econômica da cultura canavieira vem refletindo um aumento bastante significativo de área plantada, com destaque para os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná.

Muitas pessoas se iludem com o etanol achando que ele não polui o meio ambiente porque ele é um biocombustível, mas estão muito enganadas, pois, ele também causa danos à natureza. Pode não ser um dano tão evidente quanto o dano que os combustíveis fósseis causam, mas também tem sua parcela de culpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com