TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos ambientais em propiedades rurais

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CAMPUS DOIS VIZINHOS - FAED

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

ACADÊMICA: SUÉLI ALVES

IMPACTOS AMBIENTAIS EM PROPRIEDADE RURAL DE ATIVIDADE MISTA

DOIS VIZINHOS

2014

SUÉLI ALVES BORGES

IMPACTOS AMBIENTAIS EM PROPRIEDADE RURAL DE ATIVIDADE MISTA

Avaliação de Impactos Ambientais de uma propriedade rural na cidade de Santa Maria - RS., apresentado a disciplina de Projeto Integrado de Ambiente, do Curso de Engenharia Ambiental da Instituição de Ensino do Sudoeste do Paraná. Professor: Kennithy kurpel.

DOIS VIZINHOS

2014

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

As atividades agrícolas podem gerar impactos ambientais de alta magnitude, prejudicando direta e indiretamente a saúde humana, a fauna e a flora. Assim visa-se avaliar os impactos gerados e diferentes sistemas de uso do solo em uma propriedade rural de atividade mista. A atividade pecuária, é responsável por 64% das emissões antropogênicas de amônia, 9% de dióxido de carbono, 37% de metano e 65% de óxido nitroso, destaca-se ainda na contaminação de água com dejetos animais, que contem antibióticos, hormônios, fertilizantes e pesticidas usados no cultivo de espécies vegetais utilizados nas rações, alem de assoreamento de cursos de água e reservatórios causados por pastagens degradadas, são os principais efeitos negativos da pecuária em relação à água, considerada a atividade humana que tem maior índice de poluição de água.

  1. LOCALIZAÇÃO

O estudo foi aplicado especificadamente na “Fazenda A Galope”, no distrito de Boca do Monte, Município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, coordenadas geográficas Latitude 29°41'3.26"S, Longitude 53°48'52.00"O.

  1. METODOLOGIA

Foram identificados os processos produtivos dentro da propriedade rural, assim utilizou-se a matriz de significância e impactos ambientais, conforme Sanchez (2006), na qual identifica a magnitude de um impacto, tem por finalidade qualificar e quantificar os impactos gerados através dos sistemas de produção da propriedade. Os símbolos inseridos em cada cédula correspondem a uma pontuação de magnitude e importância da interação em uma escala arbitraria de classificação de aspectos.

  1. SITUAÇÃO ATUAL DA PROPRIEDADE

        Dentro dos setores produtivos da propriedade encontram-se o cultivo culturas de Arroz, Soja e milho, no qual geram impactos ambientais através de aplicações por meio de pulverizadores e fungicidas com avião agrícola, de pesticidas e herbicidas no controle de pragas, também há a atividade pecuária na qual são aplicadas ao gado vacinas de combate parasitário interno e externo, gerando dejetos animal com alta concentração de hormônios, antibióticos, a alimentação carrega fertilizantes e pesticidas que ao contato com o solo causam contaminação. Os impactos gerados são diversos, o gado ocasiona o pisoteio que degrada a vegetação e consequentemente uma erosão, além da emissão de gases causadores do efeito estufa.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A propriedade rural tem uma área total de 525 há, a localização das áreas cultivadas com arroz (120 há), soja (70 há), milho (15 há), na pecuária são criados na propriedade o total de 368 bovinos, no qual ocupam áreas de campo nativo, espelho d’ água, banhados, comedouros para colocação de sal, assim utilizando uma área de propriedade e parte de uma mata implantada nas proximidades da sede da propriedade.

Através da matriz de significância de impacto ambiental, foram identificados e avaliados os impactos das atividades, possibilitou a obtenção dos seguintes resultados:

5.1 Produção da cultura Arroz

Na cultura arroz, os impactos das atividades de drenagem, aração do solo, discagem, aplainamento, entaipamento, semeadura, aplicação de herbicidas, colheita, foram considerados muito significativos sobre o meio biofísico, ocasionando perda da qualidade do solo e deterioração da qualidade do ar em decorrência do movimento dos tratores, que ocasionam um grande aumento na poeira, já no meio antrópico,  destacaram-se os impactos visual e degradação do ambiente, conforme matriz de significância aplicada a atividade.

Fatores como a desinformação e o despreparo dos sistemas de saúde podem fazer com que os casos passem despercebidos, gerando subnotificação, não recebendo a atenção devida pelas autoridades competentes. Estudos correlacionam o uso de agrotóxicos à redução da fecundidade e alguns tipos de câncer (COCCO, 2002).

Dores et. al. (1999), destacam a geração de resíduos no solo, água e ar, nos tecidos vegetais e animais, a destruição de micro-organismos do solo, mortalidade de insetos benéficos ao equilíbrio do agro ecossistema, efeito prejudiciais sobre organismos são alvos, presença de resíduos nos alimentos e, ainda, contaminação ocupacional.

5.2 Produção da cultura Soja

Na cultura soja, a dessecação e a colheita são observadas, em relação à perda de qualidade do solo, por decorrência da eliminação de vegetação no meio biofísico e impacto visual no meio antrópico. Podem ocorrer incidentes na aplicação de herbicidas, inseticidas e fungicidas, causando com isso, contaminação do solo no meio biofísico e redução da produção agrícola no meio antrópico.

A semeadura e a colheita são as atividades que causam maior consumo de energia, as maquinas tem um maior consumo de óleo diesel, contribuindo com a deterioração da qualidade do ar e podendo também trazer prejuízos sobre a saúde humana com o aumento de ruído.

No preparo do solo, dessecação, calagem, aplicação de herbicidas, inseticidas e fungicidas e na colheita as emissões atmosféricas são significativas, gerando-se deterioração da qualidade do ar. No meio biofísico, causam impacto visual, incomodo e desconforto, em especial aos trabalhadores, gerando impactos a saúde humana, agravada pela falta de preparo e treinamento dos trabalhadores, pois desconhecem os perigos resultantes do manuseio de produtos químicos sem equipamentos e proteção individual, conforme visualizado em situações da propriedade em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com