TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos ambientais relacionados à Hidrelétrica de Tucuruí

Por:   •  20/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  2.372 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade do Estado do Pará – UEPA

Centro de ciências naturais e tecnológicas – CCNT

Alunos: Gabriela Martins, Nayara Góes e Reinaldo Junior.

Impactos ambientais relacionados à Hidrelétrica de Tucuruí

Trabalho avaliativo para a matéria “Fontes e Controle da Poluição Industrial” sob orientação do Prof.º: Alberto Lima.

Belém

201

  1. Introdução

No último século, o meio ambiente tem sido uma das grandes preocupações mundiais. Todos os dias alguma questão ligada ao tema é comentada, estudada ou debatida nas principais rodas do mundo e, em especial, dos brasileiros, onde os problemas de impacto ambiental tem se tornado quase que rotineiros, tendo como agentes causadores as grandes indústrias, seus consumidores primários, secundários e/ou finais.

A partir dessa situação as leis ambientais estão se tornando cada vez mais rigorosas, a exemplo da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº9605 de 1998), e certificados como o Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14000 e 14001) com a finalidade de garantir vantagem competitiva em seu mercado. Apesar disso, as empresas continuam causando impactos, por diversos fatores de produção. Porém vale ressaltar que é impossível estabelecer um projeto sem causar impactos socioambientais, por mais minimalistas que eles forem.

Um dos impactos ambientais que a indústria causa na natureza é a poluição da água. O setor industrial ainda continua sendo o principal poluidor. Na superfície da água, por exemplo, é comum formar-se uma pequena espuma ácida, que, dependendo da fonte de poluição, pode ser composta de chumbo e mercúrio.

  1. A empresa

As indústrias de energia elétrica também causam impactos ambientais nas proximidades de rios e lagos, principalmente se a principal produção de energia for adquirida por usinas hidrelétricas. Impactos esses representados por alagamentos, e consequentemente realocação da população ali residente.

Nesse contexto, o presente estudo foi realizado em uma empresa estatal fornecedora de energia elétrica, e teve como principal objetivo identificar quais impactos socioambientais são causados em decorrência de suas atividades.

A empresa em questão é uma concessionária de serviço público de energia elétrica. Criada em 20 de junho de 1973, com sede no Distrito Federal, gera e fornece energia elétrica aos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de fornecer energia a compradores das demais regiões do País. Possuidora de usinas hidrelétricas como principal fonte de energia, a empresa faz questão de ostentar a sua preocupação ambiental e desenvolvimento sustentável com programas ambientais a exemplo de estudo da água doce e qualidade da água, educação ambiental, dentre outros.

  1. Caracterização do processo

Tucuruí foi construída inicialmente com 12 unidades geradoras principais (350 MW) e duas unidades geradoras auxiliares (22,5 MW). Depois, em uma segunda etapa, foram construídas 11 unidades geradoras de 375 MW, somando 25 unidades e uma potencia de 8.370 MW, representando 10% de toda a capacidade instalada no Brasil. A usina atende, principalmente, os grandes projetos minero-metalúrgicos.

  • Como funciona uma Hidrelétrica

Em resumo, a água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; o gerador, então, converte a energia cinética em elétrica, que será enviada por condutores aos consumidores. Esse processo demanda muito trabalho e água represada.

Os principais componentes das usinas hidrelétricas são quase sempre os mesmos:

  • A barreira, onde fica armazenada a água que irá gerar a energia e é considerada a maior responsável pelo impacto ambiental de uma usina;
  • O canal, por onde a água passa assim que a porta (ou comporta) de controle é aberta e a gravidade puxa a água através do duto que vai para a turbina;
  • Turbinas, a água atinge as grandes lâminas da turbina, fazendo-as girar, a qual é acoplada a um gerador localizado acima dela, além disso, o tipo mais comum de turbinas para as usinas hidrelétricas é a Francis, que se parece com um grande disco com lâminas curvas;
  • Geradores, estes possuem uma série de ímãs que produzem corrente elétrica;
  • Transformador elevador, que aumenta a tensão da corrente elétrica até um nível adequado à sua condução até os centros de consumo;
  • Fluxo de saída ou tubo de sucção que conduz a água usada de volta para o rio;
  • Linhas de transmissão, que distribuem a energia gerada, quatro fios saem de cada usina de energia: as três fases de energia, que são produzidas simultaneamente, mais um fio neutro ou terra comum para os três.

[pic 1]

Foto: Google Imagens.

[pic 2]

Foto: Google Imagens.

  1. Impactos Ambientais

Tanto no processo de construção da hidrelétrica, quanto no de funcionamento, há impactos ambientais, os quais são, principalmente, a poluição da água e do ar durante o funcionamento e poluição considerável do solo durante a fase de construção devido ao desmatamento da floresta tropical e a ocupação do solo por objetos e resíduos sólidos.

Os gases mais poluidores são o gás carbônico e o gás metano; este primeiro é formado pela decomposição acima da superfície da água das árvores deixadas em pé e são emitidos em maior quantidade nos anos iniciais da hidrelétrica e em sua construção. Já o metano resulta da decomposição da vegetação sob condições anóxicas no fundo do lago e é liberado pela superfície do reservatório através de bolhas, mas quantias maiores são liberadas pelas turbinas e pelo vertedouro. A concentração desse gás na água aumenta com a profundidade e as turbinas e o vertedouro retiram a água justamente de profundidades com quantidade significativa de metano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (248.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com