TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação Tec Soci

Por:   •  22/11/2015  •  Dissertação  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

Luis Gustavo Vital Freitas                                RA: 1582518

Não se sabe bem ao certo o que deu origem a vida a alguns bilhões de anos, mas antigas formas de vidas foram se tornando cada vez mais sofisticadas por meio de três simples mecanismos a qual consideramos como mutação, cruzamento e seleção. Dentre esses fatores, podemos pensar que a tecnologia, a comunicação e a competição do mundo em que vivemos hoje, como partes de um processo similar aos usados, como por exemplo na seleção natural.

Veremos agora, onde cada fator atua na seleção, no caso a tecnologia mencionada como um mecanismo de mutação que gera novas possibilidades constantemente. A comunicação aliado a conectividade e a facilidade de entrar em contato seja com uma pessoa, com uma empresa, se torna uma combinação de ideias equivalente a um mecanismo de cruzamento. Assim, se tem a competição dos mercados, atuando coo um grande processo de seleção, decidindo o que sobrevive e passa para vamos dizer, a próxima geração. Tudo isso gera um trabalho dinâmico de revolução de criar toda uma diversidade de ideias, produtos ou serviços que presenciamos.

Não é o mais forte, ou se quer o mais inteligente que sobrevive, e sim quem está mais preparado para mudanças, ou seja, o mais adaptável, Charles Darwin disse. Onde em um mundo que a competição prevalece, pessoas e organizações precisam aprender e ter o estimulo de adaptar-se cada vez mais rápido.

De fato, as pessoas entendem a inovação como algo só novo, que ainda não existe. De fato, ao pé da letra se tem esse significado, mas a inovação não só abrange esse aspecto, seja em algo já existente mas com uma funcionalidade inovadora, seja um serviço em especial a qual ainda ninguém oferece, tudo isso pode vem a ser inovação.

Vivemos em um mundo que cada vez mais precisamos ter inovações e inovadores (logo em que em um espaço precise deles para a criação desses mesmos). Pode-se dizer que há estruturas, paradigmas que faça com que isso se torne pensante e se torne uma estrutura rígida. Utilizando a informação para agir sobre as tecnologias, como se fosse a matéria-prima, pois no estado que se encontra nosso planeta, nosso mundo, informação é ouro, (como se escuta em proverbio antigo chinês, por causa de um prego, não se tem a ferradura, não se tem o cavalo, não se tem o mensageiro, não se tem a carta, não se tem a tática, não se tem a formação, se perde a guerra.)

A informação praticamente nos rodeia, e seu índice de penetrabilidade é imensurável, tanto individual como em um todo, além de ser flexível e interligada em todas as relações possíveis, seja complexas ou não. Com um resultado desses, a inovação é equivocada em alguns elementos, como a de se considerar apenas em uma base tecnológica, pode ser reduzida ao máximo. Chega ao ponto de ser espetacular, encantar quem vê, quem analisa, quem faz. E assim ser descaracterizada, de ser rebaixada em requisitos de tecnologia.

Pensando em tudo isso, nos quesitos informações, inovação e inovadores, todo criador de alguma ideia ou de posse de uma determinada informação, quer se sentir seguro, sentir proteção sobre aquilo que ele investe, estuda. Não só pensando como um indivíduo, como coletivo, onde seja uma universidade ou uma empresa, que consiga mudar um ramo, um serviço e transformar isso em inovador, quer essa mesma segurança. Com a alta necessidade e requerimento desse quesito, o governo criou órgãos com esses objetivos, como o de Proteção da Propriedade Intelectual.

Como o próprio nome diz a proteção para sua propriedade a qual seu gênio criativo processou toda a informação avulsa e juntou em um só, resultando em algo inédito. Essa propriedade, anda lado a lado da inovação. Mas isso vem desde tempos antigos, e pode se considerar que as mesmas regras, mesmo fundamentos daquela época para toda a proteção, são utilizadas hoje e retiradas como base.

Tem um impacto cultural e social muito forte o registro de determinada inovação, pois com essa informação se obtém donde foi tirada aquela ideia, da onde ela surgiu e procriou, além de não só evoluir aquela prática supervisionada, e sim a sociedade, os arredores do indivíduo que foi apoiado por determinado local, se tem uma real evolução no âmbito cultural contando desde os antigos, como sobre a sociedade.

Analiticamente, os dados apresentados em relação alguns países tem um resultado razoável de acordo com os impactos causados. Começando pelo Brasil, temos uma crescente e constante evolução, mas ainda negativo a outros países. Podemos apontar para a falta de um investimento bem planejado do próprio governo a fomentos de pesquisas, unicidades públicas ou privadas, e até empresas. No caso generalizando, mas há fatores atribuídos e gerados na relação universidade pública e governo, pelos programas mesmo até feitos para uma boa especialização, uma boa estrutura seja de pesquisadores ou inovadores no caso. O que há de vir mesmo a ausência de relação entre no caso a universidade e as empresas, pois inovação mesmo se encontra no mercado mundial, nas negociações, nas relações de serviços. E isso não se vê presente, não existe ainda essa relação, ele possa investir nas pesquisas, mas qual o destino delas, se há pouca relação entre o mercado. Problemas são esses que há de vir ser estudados e analisados com um bom plano de estrutura e organização. Observando por um outro lado, o campo, a área industrial não se encontra em receio problemático, até no momento que observa, empresas multinacionais vêm se instalando e procurando seu espaço na sociedade brasileira.

Ocasionados pela falta de mecanismo oferecidos pelo próprio governo do pais, onde se é possível criar órgãos, ministérios com finalidades de fazer, estabelecer essa união de universidade com empresas, que assim descobririam os verdadeiros problemas e desafios do dia-a-dia e o que tem de ser inovado, o que é preciso, o que é que se já tem, e o que pode melhorar. Ainda mais, investimentos nos próprios fomentos de pesquisas, onde ainda sim, há um certa disposição e desempenho individual de manter seu próprio desenvolvimento de acordo com inovadores, observamos isso através de gráficos, onde apontam até a degradação desse investimento no quesito tecnologia cientifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (462.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com