TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação hidraúlica residencial

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Instalação hidráulica residencial

A instalação hidráulica representa apenas 3% do custo total da obra, mas é a maior responsável dos problemas pós construção ou reforma. Na residência, a instalação hidráulica consiste basicamente pelos: projetos arquitetônico e hidráulico, caixa d’água, redes de distribuição de água fria e quente, e coleta de esgoto e água pluviais.

Projetos arquitetônico e hidráulico: No projeto arquitetônico são definidos os locais onde serão instalados os registros, chuveiros, pias, duchas, ralos, grelhas, tanque, máquina de lavar, entre outros elementos hidráulicos. Sendo definido também onde haverá fornecimento de água quente. Já o projeto hidráulico é complementar e visa a parte técnica da instalação das  tubulações, posição e suporte da caixa d’água, características e tipos de tubos e conexões, entre outras partes do sistema.

Caixa d’água: as caixas d’água são feitas de polietileno, um tipo de plástico muito resistente, e a capacidade varia de 310 até 5000 litros. Onde ela é composta pelo reservatório e as tubulações de alimentação (A tubulação de alimentação tem a função de encher o reservatório ), extravasor (ladrão tem função de evitar que a caixa d’água transborde), abastecimento ( retira água da caixa d’água e distribuirá para os pontos de uso como torneiras, chuveiros, etc.), limpeza ( é utilizada para auxiliar na limpeza da caixa d’água. Ela deve ficar no ponto mais baixo possível do reservatório ou no fundo dele para facilitar a retirada total de água e sedimentos que houverem.) e ventilação (suspiro, possui objetivo de retirar o ar de dentro do sistema quando o nível de água baixa). Sua capacidade de armazenamento e dada através da media de água utilizada por pessoa que é 200 litros, multiplicado pelo numero de pessoas que moram na casa.

Redes de distribuição de água fria e quente: As tubulações de água fria são responsáveis por distribuir a água potável vinda rede pública ou caixa d’água para as pias, vasos sanitários, chuveiros, tanque da lavanderia, torneiras de jardim, etc. Geralmente os tubos e conexões utilizadas na distribuição interna de água fria são feitos de PVC (soldável ou roscável). Já a rede de água quente é responsável por aquecer e distribuir a água quente para os chuveiros e pias. Em casas, os aquecedores mais comuns são os elétricos, a gás ou solares. As tubulações e conexões mais usadas atualmente na rede de água quente é o CPVC soldável, um tipo de PVC mais resistente a altas temperaturas. 

Coleta de esgoto: É responsável por retirar os efluentes provindos das peças sanitárias, pias e ralos de sua casa para o sistema de esgoto da cidade. A água suja coletada deve passar pela caixa de gordura, depois passam para as caixas de limpeza ou inspeção. Para tubulações com diâmetro menor ou igual a 75mm, a inclinação deve ser de 2%. Já se o diâmetro for superior a 100mm recomenda-se uma inclinação de 1%, os tipos de tubos e conexões utilizados são os de PVC próprios para linha de esgoto, o PVC branco para esgoto série normal ou reforçada.

Água pluviais: é responsável pelo escoamento das águas das chuvas. Esta água não é potável, mas pode ser armazenada em cisternas e reutilizada para regar o jardim e dar descargas, O sistema de água pluviais começa no telhado com a utilização de calhas, bocais de escoamento e tubos de coleta da água em grelhas ou escoamento na sarjeta em frente ao lote. As grelhas são como ralos utilizados para escoar as águas pluviais que se acumulam sobre os pisos. Os tubos e conexões subterrâneas são de PVC de linhas próprias para drenagens de águas pluviais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com