TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentação Virtual para Postos de Combustíveis

Por:   •  14/6/2017  •  Ensaio  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Instrumentação Virtual para Postos de Combustíveis

Implementação de uma plataforma virtual para a visualização gráfica dos diversos sinais obtidos por sensores que equipam um posto de combustíveis. Objetiva- se a obtenção do tempo em que se leva para o abastecimento ser concluído.

O projeto visa especificamente o desenvolvimento de um timer, cuja finalidade é a indicação do tempo que se leva para se concluir o abastecimento a partir da variação da temperatura, vazão e densidade do combustível. E ainda foi criado um medidor de nível de combustível no tanque. Foram criados dois controles. Um para Um tanque contendo etanol e outro contendo gasolina.

Criação da Tela

        Os passos a seguir foram feitos da mesma maneira para os dois combustíveis:

        Primeiramente foi criado o medidor de nível. Dentro de uma estrutura While loop foi criado uma maneira de simular a mudança de nível no tanque de combustível. Para isso, a iteração do loop teria um incremento de “+1”. Logo esse incremento passaria por uma formula que daria um comportamento linear à variação de nível do tanque. Em seguida, foi adicionado a tela um indicador que simboliza o tanque de combustível. O passo seguinte foi o de fazer as comparações com os valores do nível para então podermos sinalizar em que altura se encontra o líquido dentro do tanque. Para isso foram implementados 4 LED’s. Um que indica “Tanque Cheio” que fica em um limite quando o tanque possui valor igual à 10000L. Um segundo LED foi criado para indicar “OK”, quando o tanque possui de 301 à 10000L. O terceiro LED indica “Atenção Nível Baixo” que é quando o tanque possui de 1 à 301L. O quarto, e então, último LED sinaliza “Tanque Vazio”, quando o tanque possui 0L de combustível. Feita a sinalização do nível, foi criado dois limites para que a estrutura parasse de rodar. Limites esses quando o tanque estiver cheio ou vazio.

        Após concluído o medidor de nível do tanque de combustíveis, foi criado a estrutura principal da tela. Dentro de uma estrutura While Loop foi usado uma formula linear para simular um sensor de temperatura com a finalidade de que ocorresse a diferença de temperatura virtualmente e que se fosse observado a diferença de densidade de acordo com a temperatura do combustível. Após a geração da diferença de temperatura foi posto um indicador termômetro para indicar a temperatura do combustível. Em seguida, uma estrutura Formula Node com estrutura if foi usada para se obter a densidade(p) do combustível de acordo com a temperatura(C).  A diante foi criado uma nova Formula Node para serem calculadas a velocidade(v) do escoamento e a vazão(Q). Feito isso, foi criado um indicador para indicar na tela a vazão em que se encontra o abastecimento. Um controle foi adicionado à tela para que o usuário da bomba de combustíveis informe a quantidade de litros que se deseja abastecer. Isto dividido pela vazão nos informa a quantidade de tempo necessária para o abastecimento. O critério de parada nesta estrutura foi quando a temperatura fosse igual a 40°C(Etanol) e 50°C (Gasolina) ou quando o número de iterações fosse igual a 4(Etanol) ou 5(Gasolina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com