TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interface Humano Computador - Usabilidade

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Projeto para

Interação Humano Computador

Nome: Gabriel Moralo da Costa  -  1510031389

             Jean Paul Pezzutti  -  1510027429

             Lucas Eduardo Ortega  -  1510031765

Turma: 8° Semestre -

Engenharia da Computação

Docente: Prof. Paulo Costa

Data: 28/09/2018

Análise de interface

Microsoft Word

[pic 2]

Sumário

Contents

Introdução        3

Identificação de Padrões de Interfaces        4

Análise sob critérios de Usabilidade        6

Análise sob critérios Ergonômicos        6

Conclusão        6

Bibliografia        6

 


Introdução

Você acha que o Word pode ser considerado um software que se preocupa com a experiência do usuário? SIM!

Nesse trabalho iremos tratar sobre a experiência que temos como usuários e citar os pontos que consideramos fortes, os pontos que não nos agradam e realizar uma análise na experiência que temos ao utilizar a ferramenta Word da Microsoft.

Para ilustrar como alguns modelos de IHC podem ser utilizados durante o processo de desenvolvimento, pode-se tomar como exemplo o ciclo de vida em estrela (Hix e Hartson, 1993), de amplo uso nesta área. Na Figura abaixo são apresentadas algumas representações associadas a cada fase deste ciclo de vida.

[pic 3]

Identificação de Padrões de Interfaces

Quando abrimos a aplicação podemos nos familiarizar na forma em que as ferramentas são distribuídas, as cores e a disposição dos objetos, assim como templates de documentos pré definidos para ajudar o usuário.

Um usuário que acessa pela primeira vez, não encontrara dificuldades para navegar e realizar tarefas simples.

[pic 4]

 

Após a escolha de um template pré definido, ou a escolha de criar um documentos sem um padrão ja definido, podemos olhar na parte superior da tela, onde fica localizado o menu.

[pic 5]

Ele utiliza sistemas de sub-menus e traz todas ações necessárias para o usuário, sem necessariamente abrir uma nova janela para ações simples, dessa forma o usuário sabe sempre onde localizar as ferramentas e interações que precisa para seu uso da aplicação.

Outro ponto importante que podemos notar, é que o menu permanece quando o usuário rola a página, dessa forma mantém a mesma ideia e semântica de navegação.

Podemos perceber que todas ações e navegação são focadas na menor quantidade de cliques possíveis, não chegando a três cliques para que o usuário possa aplicar seu parâmetros nos documentos.

Ao selecionar parte do texto desenvolvido e clicar com o botão direito, podemos observar que aplicação traz as ações padrões e de maior uso, disponibilizando para o usuário uma rápida e fácil ação.

[pic 6][pic 7][pic 8]

A interface é muito simples, de fácil adaptação e aprendizado. Apesar do vasto conteúdo, você não terá dificuldades para trabalhar de forma simples.

Claro que para ações e edições avançadas o usuário necessita de conhecimento prévio, porém nada que o impeça de trabalhar e utilizar a ferramente em suas necessidades do dia-dia.

[pic 9]

Exemplos:

Barras de ferramentas

Selecione a caixa de verificação ao lado da barra de ferramentas que você deseja alterar. Para obter maiores informações sobre barras de ferramentas específicas, consulte Barras de ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (481.2 Kb)   docx (433.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com