TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet

Trabalho Escolar: Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

A internet é um feito recente em termos de história. Quando a internet foi criada não é possível determinar, pois a internet como a conhecemos não foi um projeto previamente pensado. Existem sim alguns fatos históricos que podem ser considerados.

A história da Internet

A história da internet pode ser considerada a partir do projeto Arphanet do governo americano. Este projeto visava criar uma estratégia de descentralizar as informações nos EUA durante a guerra fria. Desta forma foram colocados computadores e regiões geográficas diferentes e ligados em rede.

Como visto, o uso inicial estava restrito ao governo americano, mas com o passar do tempo as universidades adotaram também a ideia para criar redes de pesquisa e compartilhamento de informações acadêmicas.

A criação da web

Um fato marcante na história da internet foi a criação da web no por volta de 1989 pelo cientista Tim Bernes Lee. Até então havia a internet (rede e computadores), a web seria uma plataforma onde as pessoas pudessem acessar informações em um formato padrão (HTML), usando um programa específico para isso (browsers ou navegadores).

A internet comercial

A partir da criação da web, surge em seguida a chamada internet comercial. No Brasil, isto aconteceu por volta de 1995 com o surgimento dos primeiros portais, como o UOL, ZAZ (hoje Terra), Mandic, entre outros.

O Comércio eletrônico

Logo em seguida outro fato marcaria a história da internet, que foi o surgimento do comércio eletrônico e com ele a chamada bolha da internet. O comércio eletrônico teve um início extraordinário com inúmeras empresas e projetos milionários, mas não demorou muito para perceberem que não havia maturidade para todo aquele investimento e por volta do ano 2000/2001 ocorreu um fenômeno chamado de “o estouro da bolha”, onde boa parte das empresas pontoCom quebraram.

Quando a internet foi criada, ou quando ela deu seus passos inciais, ninguém imaginaria que ela fosse tão longe. Mas após o estouro da bolha houve um descrédito até que surgiram as redes sociais.

As Redes Sociais

O maior acontecimento histórico em termos de internet foi o surgimento das redes sociais. Blogs, sites de compartilhamento de informações como o Orkut, Facebook, Twitter, entre outros tornaram a internet um produto inimaginável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com