TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet Explorer

Tese: Internet Explorer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

Internet Explorer

O que é Internet?

Internet é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas.

A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency).

Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano no auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da Internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se “B” deixa de funcionar, “A” e “C” continuam a poder se comunicar.

O nome Internet propriamente dito, surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.

Por isso, não há um único centro que "governa" a Internet. Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro. O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem umas com as outras. Esse protocolo é a língua comum dos computadores que integram a Internet.

Então, a Internet é principalmente definida como:

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.

O que a Internet me oferece?

A Internet apresenta uma série de recursos, como uma grande loja de departamentos, ou até mesmo um Shopping, que tem de tudo para vender.

Podemos usar a Internet somente para comunicação, podemos utilizá-la apenas para buscar uma informação sobre um determinado assunto e até mesmo comprar sem sair de casa. Podemos ainda assistir filmes e desenhos animados, paquerar, vender, tirar extratos bancários, fazer transferências, pagar o cartão de crédito, jogar uma partida de Xadrez, marcar uma consulta do médico, e etc.

A estrutura física da Internet

A Internet esta fisicamente estruturada de forma quase centralizada. Não há um ‘Computador Central’ na rede, mas existe uma conexão de altíssima velocidade que interliga vários centros de informática e telecomunicações de várias empresas.

Veja na seguinte figura uma representação bastante simplificada da estrutura física da Internet:

 Em cinza podemos ver os Backbone, que é uma interligação entre os grandes (e grandes mesmo), os quadrados são empresas em todo o mundo, e entre eles, os meios pelos quais eles transferem informações entre si, que pela necessidade de um grande tráfego de informações, normalmente usam satélites, fibra ótica, microondas e ainda outras coisas que nem temos coragem e imaginar.

 As bolinhas brancas são as empresas que chamamos de provedores, elas compram o acesso à rede e o revendem, como cambistas em um jogo de futebol, ainda existe certa velocidade entre os provedores menores que as do Backbone.

 Nós, meros usuários, estamos nas pontas das linhas que saem dos provedores, normalmente conectados pelas linhas telefônicas.

O mais interessante sobre a Internet é o fato de o usuário A, residente no Brasil (em nosso esquema acima) fazer parte da mesma rede que o amigo Norte Americano B. E por isso, teoricamente, eles possuem acesso ás mesmas informações, e podem, desde que usando programas adequados, se comunicar em tempo real através de Bate Papo (Chat), que literalmente atravessa o mundo em segundos.

WWW

A World Wide Web (Teia Global Ampla) é o principal serviço da Internet, a parte multimídia da rede. Através da Web, como é chamada a WWW, podemos ler jornais eletrônicos, fazer compras em Shoppings virtuais, consultar bancos de dados, dentre outras atividades.

Desenvolvida no laboratório Europeu de Partículas Físicas (CERN), na Suíça, em 1990, é o meio mais fantástico de comunicação já inventado. Ele traz para a Internet recursos de imagem, sons, animação e hipertexto, permitindo a criação de verdadeiros empreendimentos virtuais.

A WWW é formada por milhões de lugares chamados de Site, existem sites de universidades, empresas, órgãos do governo, sites pessoais e etc. As informações desses sites estão organizadas na forma de páginas ligadas entre si. Quando você acessa um site, normalmente entra pela porta da frente, onde existe uma mensagem de boas vindas e uma espécie de índice para as demais páginas. Essa entrada se chama página principal, ou Home Page. As home pages são o meio de comunicação da WWW, elas são páginas virtuais conectadas através de Hiperlinks (Ligação em hipertexto). Estas home pages ficam gravadas nos servidores da WWW, aos quais podemos acessar através de um sistema de endereço (URL) que permite a cada página ter a sua própria identificação.

URL (Uniform Resource Locator)

Uma URL, em português Localizador Uniforme de Recursos, é um endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora, etc.), disponível em uma rede, como a Internet. Uma URL possui a seguinte estrutura:

“protocolo://máquina/caminho/recurso”

Com a URL, é possível localizar qualquer informação na Internet. Basta apenas termos em mãos um endereço, como por exemplo: http://www.google.com.br, podemos digitá-lo no navegador e ser transportado até o destino com muita facilidade.

 Cada parte de um endereço na WWW significa o seguinte:

http://www.visaonet.com.br/abcinternet/php=url

Onde:

http://  Protocolo

É o método pelo qual a informação deve ser buscada, ou seja, “http://” é um método utilizado para buscar páginas na WWW. Você também pode encontrar outras formas como “ftp://”, “mailto:”, “news:”, e ainda outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com