TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Arquitetura De Computadores

Trabalho Universitário: Introdução A Arquitetura De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução A Arquitetura De Computadores

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

Trabalho para conclusão das matérias

vistas no 1 bimestre, da disciplina Or-

ganização de Computadores, sob a

orientação do Prof. Jean Clei.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ABRIL DE 2013

Relatório I – Modelos de Equipamentos de Ultrabook e Tablets

1.1 – Introdução a Arquitetura de Computadores

1.2 – Computadores pessoais e equipamentos portáteis

1.3 – Arquitetura RISC e CISC

1.4 – Opções disponíveis no mercado de ultrabook

1.5 – Opções disponíveis no mercado de Tablets

1.1 – Introdução a Arquitetura de Computadores

A evolução foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características diversas: - CPU; Capacidade Memoria; Capacidade Disco Rígido; Memoria cache etc. A definição desses parâmetros e a forma como diversos componentes de um computador são organizados, define a arquitetura e vai determinar a qualidade, desempenho e aplicação para a qual o computador será orientado.

Os Componentes de um sistema de informação agem integrados como se fosse um único elemento com o mesmo objetivo, ou seja, realizar alguma tarefa com dados ao modo que obtenham informação útil. Os componentes são: Processador – Teclado – Vídeo – Memória

É a CPU que tem a função de ler, entender e realizar as operações solicitadas. Ou seja, para que a CPU trabalhe é necessário introduzir o programa no sistema e converter em código para que ela possa executa-lo; a memória armazena dados e programas; entrada ou saída permite que o sistema se comunique com o mundo exterior;

Os sistemas atuais são os mesmo que apresentados por John V Neumann:

* Conteúdo da memoria endereçado

* A execução das instruções é sequencial

* Dados e instruções armazenados em uma memoria que escreve e recupera

Antigamente demorava um prazo de 18 meses para lançamento de novas tecnologias, hoje em dia são 72horas; fato esse que tem acarretado no impacto ambiental, por não haver uma reciclagem de todo esse material sem uso. Aqui no Brasil é mais grave, por não haver uma cultura de reciclar lixo tecnológico, onde muitos que são descartados poderiam ter outra utilidade antes de ser reciclado.

Na década de 80 os HD´S tinham misera capacidade de 1MB; com passar dos anos e estudos lançaram disquetes com uma capacidade com 50% a mais desses hd´s. Em seguida o disco rígido já tinha capacidade para 1GB, hoje se trata de 1 terabyte (TB).

E assim segue a evolução do Hardware: aumento da capacidade, menor tamanho físico, super processamento de dados, etc. Antes, unidades de disco rígido, hoje, flash drives, antes disquetes, hoje pen drive/cartão de memoria.

1.2 – Computadores Pessoais e Equipamentos Portáteis

Segue abaixo as gerações dos computadores e história dos computadores pessoais.

1951 / 1959 – Computadores de primeira geração – Custo $200.000

* Circuitos eletrônicos e válvulas; uso restrito; reprogramado a cada tarefa; alto consumo de energia; super aquecimento.

1959 / 1965 – Computadores de segunda geração

* Inicio do uso para comercio; eram gigantes; capacidade pequena de processamento; uso de transístores em substituição as válvulas.

1965 / 1975 – Computadores de terceira geração

* Circuitos integrados; eram menores; capacidade maior de processamento; inicio da utilização dos computadores pessoais.

1975 – Aparecimento dos aplicativos de quarta geração

* Surgem os softwares integrados; processadores de texto; planilhas eletrônicas; gerenciadores de banco de dados; gráficos; gerenciadores de comunicação.

Em 1974, a Intel lançou um novo processador, que fez sucesso durante muitos anos, o 8080. Era um processador de 8bits e operava a incríveis 2 MHz. Chamado de ALTAIR 8800 vinha com 256 bytes de memória, com disponibilidade de obter uma placa de expansão para 4kb. Ao custo de $439, modelo básico, na forma de kit, onde era necessário soldar todos os componentes. Foram vendidas 4 mil unidades em 3meses. Foi considerado por muitos o primeiro computador pessoal. O modelo básico continha: placas, luzes, chips, gabinete, chaves e a fonte de alimentação, junto com o manual para monta-lo.

Em seguida criaram o Apple I. Ele já era vendido montado, a placa era vendida solta dentro de uma caixa de papelão, sem nenhum tipo de gabinete, por isso era comum que fossem instalados dentro de caixas de madeira artesanais. Era baseado no processador 6502, processador de 8 bits, operado a apenas 1MHz. Tinha 8KB de memoria. Podia ser ligado diretamente a uma tv, não sendo necessário comprar um terminal vídeo. Possuía um conector para unidade de fita (vendido separado $75) e um conector proprietário reservado para expansões futuras. Era vendido a $666.

Com o aperfeiçoamento do Apple I, lançou o Apple II, em 1977. Ao custo de US$ 1.298. Vinha com 4KB de memoria, mas incluía mais 12 KB de memoria ROM, que armazenava um interpretador BASIC e o software de boots rap: grande evolução: ligava e já podia começar a programar ou carregar programas. O BASIC era a linguagem mais popular na época. A memoria RAM podia ser expandida ate 52KB,

Em 1979 surgiu um modelo da Sinclair: o ZX80. Custava apenas $99. Vendeu 100.000 unidades. Era baseado no NEC-780C, que operava a 3.25 MHz. Era poderoso para época, mas aquecia bastante. Vinha de fábrica com apenas 1 Kb de memoria RAM, com 4KB de memoria ROM que armazenava o interpretador BASIC. Vinha com uma saída de vídeo, a resolução gráfica era de apenas 64x48, por o adaptador ter apenas 386 bytes de memoria. No Brasil tivemos os TK80 e TK82 da Micro digital, além do NE-Z80 da Prológica, produzidos na época da reserva de mercado. Eles concorriam com os computadores compatíveis com os Apple, como o AP II, Extao, Craft II e Magnex M10.

A IBM de 1980 decidiu criar um pequeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com