TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Internet

Monografias: Introdução A Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO À INTERNET

http://www.fundacaobradesco.org.br

Internet ("Entre-rede") é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas. Cada rede individual é administrada, mantida e sustentada em separado por instituições educacionais particulares e por outras organizações.

A Internet evoluiu de uma rede de uso meramente acadêmico e militar para se tornar a maior fonte global de informação, jamais vista, constituindo o maior fórum mundial de corporações e pessoas interessadas em comunicarem-se entre si. A rede das redes, como é conhecida, está cada vez mais trazendo para perto de nós a tão esperada revolução nos meios de comunicação dentro da sociedade.

Milhões de pessoas utilizam esse sistema todos os dias, através de seu e-mail, ou endereço eletrônico, uma espécie de CEP através do qual seu computador pode ser encontrado, e passam a receber mensagens vindas de qualquer parte do mundo.

Através da rede pode-se trocar mensagens, fazer debates, operações bancárias, copiar arquivos, participar de grupos de discussões, ler jornais e revistas e até mesmo namorar.

A Internet é organizada na forma de uma malha. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional. Basta conectar-se a um computador ligado à Internet na sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino.

Para ocorrer essa comunicação através de computadores, é necessário uma linha telefônica e um modem, instalados nos mesmos. É por esta grande facilidade de acesso que neste momento há centenas de milhares de usuários sentados diante de seus computadores, obtendo informações de várias partes do mundo.

Muito em breve, a Internet será aceita como um simples fato da vida moderna, e as pessoas até esquecerão como tudo isso começou.

HISTÓRICO

1965 - Surge a Internet no auge da guerra "fria" quando o ministério da defesa dos E.U.A. encomendou uma ligação entre os computadores mais potentes e importantes da nação, de modo que a comunicação de dados militares fosse possível mesmo depois de um ataque nuclear.

1966 - Bob Taylor, um pesquisador da Arpa (Agência de Projetos Avançados de Pesquisa), orgão do Ministério da Defesa, inicia um projeto de interligação dos computadores dos laboratórios universitários que colaboram com a agência.

1967 - Larry Roberts, que nesta época era considerado a única pessoa nos Estados Unidos capaz de montar uma rede do gênero, faz o desenho da configuração da mesma.

1969 -Surge o primeiro nó (ponto de conexão) da rede na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Inicialmente se chamava Arpanet (Advanced Research Projects Agency) ligada totalmente ao setor militar.

1973 - São montadas as primeiras conexões internacionais com a Arpanet na Noruega.

1974 - É inaugurado o Telenet, o primeiro serviço comercial conectado à Arpanet. A partir daqui, com o uso do Protocolo TCP/IP começaram a se agregar à Arpanet, redes de computadores de universidades.

1979 - Criação da Usenet, a rede de grupos de discussão.

1981 - É iniciada a Bitnet (Because It's Time Network) oferecendo correio eletrônico, servidor de lista e transferência de arquivos.

1986 - É criada uma nova rede, a NSF-Net com o apoio da NASA.

A EXPLOSÃO COMERCIAL

1994 - O tráfego na NSF-Net ultrapassa 10 trilhões de bytes por mês. Vários países entram para a rede: Algéria, Armênia, Bermuda, China, Colômbia, Polinésia Francesa, Líbano, Lituânia, Marrocos, Nova Caledônia, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Filipinas, Senegal, Sri Lanka, Uruguai etc

1995 - A NSF-Net volta a ser uma rede exclusivamente acadêmica. O tráfego comercial nos Estados Unidos fica com a iniciativa privada.

1996 - Nos Estados Unidos, o presidente Bill Clinton aprova uma lei de telecomunicações, que, entre outras resoluções, prevê pena para quem distribuir conteúdo considerado inadequado na Internet.

Há previsões de que até o ano 2000, cerca de 300 milhões de usuários estejam conectados à Internet, espalhados por mais de 150 países.

A INTERNET NO BRASIL

http://www.cgi.br

Em Nota Conjunta de maio de 1995, o Ministério das Comunicações (MC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) afirmaram que para tornar efetiva a participação da Sociedade nas decisões envolvendo a implantação, administração e uso da Internet, seria constituído um Comitê Gestor da Internet, que contaria com a participação do MC e MCT, de entidades operadoras e gestoras de espinhas dorsais, de representantes de provedores de acesso ou de informações, de representantes de usuários, e da comunidade acadêmica.

O Comitê Gestor foi criado pela Portaria Interministerial Número 147, de 31 de maio de 1995. Seus integrantes foram nomeados pela Portaria Interministerial Número 183, de 3 de julho de 1995, sofrendo alterações através das Portarias subsequentes.

No dia 4 de setembro de 2003, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto Nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, que estabelece as normas de funcionamento e atribuições do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O decreto foi complementado pelas Portarias subsequentes.

CONCEITOS IMPORTANTES

WWW

A World Wide Web é o principal serviço da Internet, a parte multimídia da rede. É possível através dela: ler jornais eletrônicos, fazer compras em shoppings virtuais, consultar bancos de dados, dentre outras atividades.

Desenvolvida no laboratório Europeu de Partículas Físicas (CERN), na Suíça, em 1990, é o meio mais fantástico de comunicação já inventado. Ele traz para a Internet recursos de imagem, sons, animação e hipertexto, permitindo a criação de verdadeiros empreendimentos virtuais.

A Web, como é chamada, é formada por milhões de lugares conhecidos como sites. Existem sites de universidades, empresas, órgãos do governo, sites pessoais etc.

As informações estão organizadas na forma de páginas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com