TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Mercado de Autopeças

Por:   •  11/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INntrodução

Mercado de Auto-Peças

O mercado de auto peças, surge com uma necessidade de demanda de mercado. Com o grande crescimento das industrias automotivas e o grande aumento da frota de automóveis na rua, o mercado de auto peças começa a crescer visando atender a necessidade destes clientes que agora estão em um grande número e demandarão grande quantidade de peças de reposição.

Nos Estados Unidos

Este tipo de mercado de peças de reposição é imenso nos estados unidos, pois as pessoas dessa localidade preferem ao invés de levarem seus carros aos mecânicos para trocarem peças quando necessário, preferem fazer o próprio trabalho em casa, o que eles chama de “Do It Yourself”.

Na Europa

Na europa a historia é um pouco diferente, com uma frota relativamente nova de carros, os europeus não precisam de tantos reparos quanto nos Estados Unidos, mas a indústria de auto peças aqui funciona de forma diferente.

Devido ao grande aumento de tecnologia dos carros, a indústria de auto peças começou a se moldar para poder atender este novo mercado, além de terem as peças de reposição, grandes centros automotivos foram criados capacitando mecânicos, fornecendo tecnologia e ajudando na gestão de algumas outras menores empresas.

Um grande ponto que na europa ajudou o crescimento deste mercado foi que mesmo com o seu carro na garantia devido a uma união que as empresas fizeram, as industrias de auto peças independente estava autorizada a fazer reparos sem que o carro perdesse a garantia. Até podendo usar peças paralelas as originais desde que elas apresentassem qualidade equivalente.

No Brasil

A história do mercado independente de reposição de autopeças no Brasil começou há mais de 50 anos, junto com o nascimento da indústria automobilística no país. Atualmente, o segmento movimenta cerca de 90% da frota de veículos automotores e mais de R$ 90 bilhões por ano. São mais de 35 mil varejistas, 120 mil oficinas e 934 mil empregos diretos, responsáveis pela produção e comercialização de mais de 200 mil itens para 400 modelos de veículos.

O mercado independente no brasil funciona de forma diferente por ser tao grande o consumidor tem como escolher onde fazer o reparo ou manutenção preventiva de seu carro. Os consumidores podem levar em conta todos os aspectos que isso envolve, desde preço, a qualidade em serviço, confiança, isso ajuda a ele não se tornar refém de uma mesma auto peça.

Ainda no brasil nós temos uma estrutura da cadeia automotiva hoje funcionando da seguinte forma:

Montadoras

Criam e montam automóveis cada vez mais tecnológicos. As montadoras compram peças da indústria de autopeças.

Concessionárias

Comercializam veículos construídos nas montadoras e as peças que fazem parte de cada um deles.

Indústria de Autopeças

Fabrica todas as peças utilizadas na construção de um veículo. A indústria de autopeças vende produtos tanto para as montadoras quanto para os distribuidores independentes. O setor tem investido em pesquisas para oferecer ao mercado automotivo tecnologia cada vez mais sofisticada, seja para a reparação ou para a manutenção preventiva dos seus produtos.

Distribuidores

São os responsáveis por levar os produtos da indústria de autopeças até os varejistas. Grandes distribuidores como a Distribuidora Automotiva SA têm investido na especialização de atendimento, em amplo portfólio e em logística moderna, para poder abastecer com a máxima rapidez e qualidade o mercado varejista de autopeças.

Lojas de Autopeças

Podem ser lojas balcão, call center ou shopping. São agentes de relacionamento direto com as oficinas mecânicas e com o consumidor final. Esse setor da cadeia tem passado por uma clara e progressiva evolução.

Oficinas Mecânicas

São as consumidoras das lojas de autopeças. A evolução tecnológica dos veículos vem exigindo das oficinas mecânicas um grau de especialização e profissionalismo cada vez maior. Além disso, as oficinas mecânicas têm um relacionamento direto com os proprietários de automóveis. Por isso, precisam passar por constante evolução para poder acompanhar e atender às expectativas de um perfil de cliente cada vez mais exigente e bem informado.

Avanço das Concessionárias

No mercado da indústria automobilística brasileira, as concessionárias são os estabelecimentos “oficiais” das montadoras para a manutenção dos veículos. Por isso, ao entrar em uma oficina de concessionária dificilmente você encontrará um carro com mais de 10 anos de uso. O foco das concessionárias é o veículo novo, com alta tecnologia embarcada e que gera muito mais rentabilidade para o empresário do que o conserto de carros muito velhos.

Infelizmente, quando voltamos nosso olhar para o mercado independente de reposição, a lógica geralmente é oposta. Ao entrar em uma oficina mecânica comum, você irá se deparar com veículos de grande tempo de uso. São chevettes, opalas, fuscas, entre outros carros de manutenção fácil e barata, porém, que geram uma rentabilidade muito menor do que aquela proveniente do conserto de carros novos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com