TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Arquitetura De Computadores

Tese: Introdução à Arquitetura De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório 1.

1-1 Introdução à arquitetura de Computadores.

Tendo em vista a evolução dos sistemas computacionais, ou seja, conjunto de dispositivos elétricos e mecânicos denominado hardware e conjunto de instruções denominadas software, até sua evolução, denominada computadores pessoais (PCs).

Essa história inicia-se com a família de processadores da Intel 4004 e 8008.

Em 1969 foi criado o primeiro chip denominado Intel 4004, sendo comercializada a partir de 1971, esta unidade foi chamada de microprocessador, devido ao seu pequeno tamanho em relação ao seu predecessor mainframe.

No que tange a software nesta mesma época foi criado o primeiro sistema operacional Unix, este sistema foi escrito a partir de 1969, e lançado em 1970 rodando no computador DEC PDP-7, no ano seguinte a linguagem pascal seria projetada.

Já em 1973 a Intel lança o microprocessador 8008 o primeiro de uso geral, com este advento, foi possível conceber o primeiro microcomputador de oito bits o ALTAIR, que foi comercializado a partir 1975 pela revista Popular Eletronics.

A Intel continuou implementando diversos computadores, como o 8088, 386, 486 e mais recentemente os Pentium e Itanium.

No ano de 1975 e fundada a Microsoft pelos jovens Bill Gates e Paul Allen se conheceram ainda no colégio e compartilhavam um interesse em comum: computadores, a principio oque eles pretendiam era desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM. No próximo ano Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a Apple e em 1977 utilizando o processador 6800 da Motorola lançaram o Apple II.

No ano de 1981 a gigante IBM, entra no mercado dos micros computadores, trazendo consigo o IBM-PC.

A Apple no ano de 1984 apresenta seu primeiro computador Macintosh, que trazia consigo o sistema operacional System1

Em 1989 a Microsoft lança seu sistema operacional para IBM-PCs, no ano seguinte trariam a versão 3.0 do mesmo sistema operacional.

No ano de 1991 quando o finlandês, Linus Torvalds lança o Linux baseando no Minix(sistema operacional desenvolvido para fins acadêmicos), a AMD lança o Am386 uma cópia perfeita do Intel 80386, dando inicio a um grande período que utilizariam de engenharia reversa, que durou até a criação do K5, uma concepção totalmente desenvolvida pela AMD no ano de 1996.

No ano 2000, o acirramento entre diversas marcas, fez com que o custo dos equipamentos diminuísse, a AMD se consolidava no mercado de processadores de baixo custo, e o acirramento existe até hoje.

Em 2005, a AMD lançou o Sempron com tecnologia 64 bits, baseada no Athlon 64, para fazer frente ao seu concorrente Pentium 4

Após a virada do século as fabricantes de processadores nos oferecem processadores Multi Cores (múltiplos núcleos), já que a procurar de tecnologia para deixar os processadores mais rápidos estava se mostrando muito árdua.

1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis

Hoje é possível adquirir computadores, com hardware de diversos fabricantes, com sistema operacional Windows, uma vez que possui aplicativos mais amistosos e populares, ou optar dentre uma sorte de open source, com finalidade econômica, ou se procura um servidor.

Uma ótima opção para um computador pessoal é o DELL XPS 8500, pois possui um desempenho ultrarrápido da 3ª Geração de Processadores Intel® Core™ i5 ou Intel® Core™ i7, Windows® 7 Professional e até 16 GB de memória DDR3 de 1.600 MHz1.

Salve seus arquivos com opções de armazenamento de grande capacidade. Veloz, menor tempo de carregamento, já que é dotado uma unidade de estado sólido (SSD) e rápido acesso aos seus arquivos com a tecnologia Intel® Smart Response.

Smartphone é um telefone funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones permitem que desenvolvedores criem milhares de programas, com inúmeras utilidades, agregados em sites como o Google Play, nos modelos com sistema Androide.

Geralmente dotados de capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, agenda de contatos e em

Hoje em dia, dentro de um conceito vanguardista lidera o Ultrabook que é um tipo de subnotebook (laptop ultrafino) definido pela Intel. Criado no ano de 2011, é uma iniciativa da Intel para criar um mercado PC para concorrer com o Apple Inc. MacBook Air, os ultrabooks possuem telas sensíveis ao toque, comandos por reconhecimentos de voz, maior autonomia de bateria, dentre outros recursos.

1.3 Arquitetura RISC E CISC.

Arquitetura CISC

 Microprocessadores CISC (ComplexInstruction Set Computer) são fáceis de programar e permitem um uso eficiente de memória.

 Microprocessadores como oIntel 80x86 e o Motorola 68K series, seguiram a filosofia CISC.

 Muitos processadores CISC mais modernos têm implementado alguns princípios RISC (ReducedInstruction Set Computer), tornando-se arquiteturas híbridas mais convenientes.

 No fundo, a idéia CISC ganhou força devido ao fato de ela gerar a necessidade de compiladores de simples desenvolvimento, uma vez que muitas instruções de máquina são realizadas pelo próprio processador.

Atributos de CISC

 Possui um formato de 2 operandos, onde as instruções têm uma fonte e um destino, permitindo:

 Comandos de registrador-registrador, registrador-memória, e memória-registrador; e

 Múltiplos modos de endereçamento para acesso à memória.

 Instruções de tamanho variável de acordo com o modo de endereçamento

 Instruções que requerem múltiplos ciclos de clock para executar

Características de Processadores CISC

 Possuem uma lógica de decodificação de instrução complexa, originada pela necessidade de suportar modos de endereçamento múltiplos.

 Possuem um número pequeno de registradores de propósito geral, devido ao fato de as instruções poderem operar diretamente na memória, além de uma quantidade limitada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com