TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação da memória e do ônibus Arquitetura da matéria dos computadores

Projeto de pesquisa: Investigação da memória e do ônibus Arquitetura da matéria dos computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

Grupo Uniesp Educacional

Redes de computadores

Módulos de memória

Memória RAM DDR 3

Altair Ferreira da Silva

Cristiano de Souza Camargo

Manassés Gomes Soares

Reinaldo Guedes de Araújo

Bauru

2014

Altair Ferreira da Silva

Cristiano de Souza Camargo

Manassés Gomes Soares

Reinaldo Guedes de Araújo

Memória RAM DDR 3

Pesquisa sobre memórias e barramento da matéria de Arquitetura de computadores do curso de Tecnologia em Redes de computadores da Grupo Uniesp Educacional.

Professor: Rodrigo Apetito

Bauru

2014

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Placa com banco de memória 6

Figura 2 - Modulo SIMM de 30 vias 7

Figura 4 - Módulo de memória SDRAM 10

Figura 5 - Módulo de memória DDR3 11

SUMÁRIO

1 RESUMO 4

2 INTRODUÇÃO 5

3 A EVOLUÇÃO DOS MÓDULOS DE MEMÓRIA 6

3.1 SIMM (single in-line memory module) 6

3.2 DIMM – Double Inline Memory Module 7

3.3 SDR SDRAM - Single Data Rate Sincronous Dynamic Random 9

3.4 DDR3 10

4 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 RESUMO

Se o processador é o principal componente de qualquer computador, a memória RAM é a sua principal ferramenta de trabalho. Desde uma calculadora, até a um grande computador da atualidade, não existe nenhum que não utilize memória RAM. O processador utiliza a memória RAM para armazenar programas e dados que estão em uso podendo serem lidos, escritos e apagados pelo processador. Este fica impossibilitado de trabalhar sem ter pelo menos uma quantidade mínima dela. Aliás, nos computadores de hoje, a velocidade de acesso à memória RAM é um determinante da performance, daí que seja vital a importância do uso da memória cache.

Desde as primeiras memórias no início da década de 80, até as produzidas atualmente, houve uma grande evolução na forma de organização física no formato dos módulos e na forma de desenvolver um conjunto de novas tecnologias, a fim de otimizar o acesso aos dados, que permitiram melhorar consideravelmente a velocidade de acesso.

2 INTRODUÇÃO

A memória de acesso aleatório (proveniente do inglês Random Access Memory), chamada no nosso quotidiano frequentemente por RAM, constitui uma das partes mais importantes dos computadores, pois é nela que o processador armazena os dados com que está a trabalhar. É também está que fornece os dados anteriormente gravados, com um tempo de resposta e uma velocidade de transferência estonteante, muito superior à dos dispositivos de memória secundária, tal como o disco rígido.

Uma das características da memória RAM é o facto de ela ser volátil, isto é, são perdidos todos os dados quando não existe mais energia eléctrica, como exemplo, quando estamos a trabalhar no computador a usar um programa de texto, se estivermos a escrever uma carta e por acaso houver um pico de tensão, iremos perder todo o trabalho.

Existem também, memorias RAM não voláteis, como por exemplo as memorias flash, que são utilizadas em computadores de mão, como telemóveis, temos também as pen drive, cartões de memória, entre outros. Um grande problema em algumas memórias deste tipo é o preço, e também é necessário ter em conta o facto de serem bem mais lentas.

Noutros tempos os computadores estavam equipados com pequenas quantidades de memória RAM de 64 KB, 256 KB, 512 KB até que se chegou a 1 MB. Mais tarde com o aparecimento dos sistemas operativos mais avançados como o Windows, os computadores começaram a necessitar de cada vez mais memória. As primeiras “máquinas” com Windows podiam endereçar 2 MB, mas 4 MB rapidamente vem a tornar-se o padrão. Na década de 90 aumenta a corrida às memórias quando os preços descem drasticamente.

Hoje em dia com esta evolução, já existe muito pouca gente com um computador que tenha menos de 2 GB de memória, e não é exagero nenhum para utilizadores mais avançados quererem as suas slots todas ocupadas com o máximo de memória.

3 A EVOLUÇÃO DOS MÓDULOS DE MEMÓRIA

3.1 SIMM (single in-line memory module)

Nos micros XT, 286 e nos primeiros 386, ainda não eram utilizados módulos de memória. Em vez disso, os chips de memória eram instalados diretamente na placa mãe, encaixados individualmente em colunas de soquetes (ou soldados), onde cada coluna formava um banco de memória.

Esse era um sistema antiquado e que trazia várias desvantagens, por dificultar upgrades de memória ou a substituição de módulos com defeito. Imagine você fazendo um upgrade de memória em uma placa como esta:

Figura 1 - Placa com banco de memória

Fonte: Fórum do hardware.

Os módulos de memória são pequenas placas de circuito onde os chips DIP são soldados, facilitando o manuseio e a instalação. Os primeiros módulos de memória criados são chamados de módulos SIMM, sigla que significa "Single

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com