TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos Em Ecoeficiência

Casos: Investimentos Em Ecoeficiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Investimentos em ecoeficiência

Definição:

A ecoeficiência pode ser obtida através da união entre, o fornecimento de bens e serviços sustentáveis a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas, e assim, promove a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais.

No âmbito da poluição ambiental, um [sistema] ecoeficiente é aquele que consegue produzir mais e melhor, com menores recursos e menores resíduos. Para tal, pressupõem-se oito elementos fundamentais para a ecoeficiência:

Assim se criou o projeto Masisa “mais com menos”, se constitue na formação de 6 grupos de colaboradores que estão exculsivamente ligados ao desenvolvimento de tecnicas ecoeficientes.

Maior produção com Menos recursos e resíduos.

Em relação aos ganhos ambientais, 64% da energia consumida é proveniente do uso de biomassa como combustível, todas as plantações da Masisa contam com a certificação Forest Stweardship Council (FCSTM) e os investimentos e gastos ambientais de US$ 12,259 milhões se concentraram, principalmente, nas melhores práticas de controle de contaminação em área industrial e florestal.

Ponta Grossa, no Brasil, é um case de ecoeficiência. Um bom funcionamento alinhado com a manutenção preventiva da nova planta térmica, que utiliza biomassa como combustível, contribuiu para a redução desse recurso não renovável proveniente do petróleo (gás natural). O consumo médio de gás, em 2012, foi de 168 m3/mês, contra 403 m3/mês registrados no ano de 2011, o que representa uma redução de 43% em toneladas de CO2.

Curiosidades da empresa ( ecoeficiencia)

Principais destaques gerais na América Latina:

• Compromisso com a ONU – a Masisa esteve presente em uma das reuniões de cúpula de sustentabilidade da Rio+20 e aceitou o desafio, comprometendo-se a consolidar uma comunidade inclusiva de 35 mil pequenos e médios marceneiros na América Latina até 2014, com o objetivo de impactar positivamente seus negócios e sua empregabilidade.

• Placacentro Masisa – a Masisa conta com um canal de distribuição especializado, que em 2012 chegou a 381 locais em toda a América Latina. Em 2012, as vendas de painéis por meio desse canal representaram 35% das vendas totais nos mercados locais.

• Rede M – o programa de relacionamento com marceneiros está implementado em oito países, em 42% da rede Placacentro, e conta com mais de 15 mil participantes ativos. O programa continua potencializando sua oferta de valor aos marceneiros.

• Negócio Florestal – em 31 de dezembro de 2012, o patrimônio da Masisa era de 388.539 hectares de terras distribuídas pelo Chile, Brasil, Argentina e Venezuela.

Conclusão.

“Medir a sustentabilidade, com os impactos ambientais e sociais, e ainda mostrar que isso é economicamente lucrativo é sempre um desafio. Relatórios de sustentabilidade nem sempre são facilmente assimilados, por isso a importância de criar relatórios integrados, que mostram os impactos das ações em todas as áreas da empresa e na sociedade, e o lucro da empresa para o acionista. Assim é o Relatório da Masisa”, comenta Marise Barroso, presidente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com