TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joao Carlos

Dissertações: Joao Carlos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO

BACHAREL ENGENHARIA ELÉTRICA- EAD

José Paulo Oliveira

CIÊNCIA AMBIENTAIS -

PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L) E AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV)

CURITIBA

2014

JOÃO CARLOS DOS SANTOS

CIÊNCIA AMBIENTAIS -

PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L) E AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV)

Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário. Curso de Engenharia Elétrica.

Prof. João Regis Alves Correa

CURITIBA

2014

1) O que é Produção mais Limpa?

Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo. Esta abordagem induz inovação nas empresas, dando um passo em direção ao desenvolvimento econômico sustentado e competitivo, não apenas para elas, mas para toda a região que abrangem.

P+L é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada, aplicada aos processos produtivos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e para reduzir riscos aos seres humanos e ao meio ambiente (UNEP DTIE, 1996, p. 23).

A importância da P+L

A Produção Mais Limpa atua em várias frentes, contribuindo com melhores desempenhos em áreas estratégicas da função produção. Com relação a mudanças nas matérias-primas, a P+L age na eliminação ou redução de materiais tóxicos ou ecologicamente prejudiciais, na purificação do material de entrada do processo e na prevenção da geração de resíduos poluentes.

Quanto a mudanças na tecnologia, procuram adaptar-se os equipamentos e os processos, com o objetivo de reduzir ou eliminar a geração de resíduos. Estão incluídas nessas mudanças: alterações no processo de produção, automação, mudanças nas condições de processo (temperatura de produção, pressão, umidade utilizada), rearranjos físicos da produção e modificações nos equipamentos.

As boas práticas de fabricação estabelecem procedimentos administrativos e técnicos que possibilitam a minimização da produção de resíduos. Essas práticas podem ser implementadas nas áreas de produção, de manutenção e de logística. Tenta-se reduzir a formação de resíduos ou o impacto ambiental negativo durante a manufatura do produto ou proveniente do seu uso.

As mudanças no produto procuram alterar a composição, a durabilidade e os padrões de qualidade do produto e o emprego de produtos substitutos (SILVA 2014). A reutilização trata da reinserção dos resíduos da produção como matéria-prima (substituta ou complementar de alguma outra matéria-prima) no processo original ou em outros processos.

.

A prioridade da Produção mais Limpa, busca evitar a geração de resíduos e emissões. Os resíduos que não podem ser evitados devem, preferencialmente, ser reintegrados ao processo de produção da empresa. Na sua impossibilidade, medidas de reciclagem fora da empresa podem ser utilizadas (SILVA, 2014).

A prática do uso da Produção mais Limpa leva ao desenvolvimento e implantação de Tecnologias Limpas nos processos produtivos. Para introduzir técnicas de Produção mais Limpa em um processo produtivo, podem ser utilizadas várias estratégias, tendo em vista metas ambientais, econômicas e tecnológicas.

A priorização destas metas é definida em cada empresa, através de seus profissionais e baseada em sua política gerencial. Assim, dependendo do caso, pode-se ter os fatores econômicos como ponto de sensibilização para a avaliação e definição de adaptação de um processo produtivo e a minimização de impactos ambientais passando a ser uma consequência, ou inversamente, os fatores ambientais serão prioritários e os aspectos econômicos tornar-se-ão consequência.

Benefícios da implementação da Produção Mais Limpa

Como estratégia aplicada à Gestão Ambiental, a Produção Mais Limpa (P+L) é indicada como uma ferramenta que possibilita o funcionamento da empresa de modo social e ambientalmente responsável, ocasionando também influência em melhorias econômicas e tecnológicas.

Como benefícios principais da P+L, é possível agregar valor aos produtos com menor consumo de recursos naturais e menor contaminação do meio ambiente, bem como menor custo com o tratamento e disposição de resíduos.

A P+L aplica uma abordagem preventiva na Gestão Ambiental. A Produção Mais Limpa, segundo a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), consiste na aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, que evita a geração, minimiza ou recicla os resíduos gerados pelos processos produtivos, com a finalidade de aumentar a eficiência na utilização das matérias-primas, água e energia e de reduzir os riscos para as pessoas e para o meio ambiente.

A P+L trabalha em melhorias contínuas nas operações da empresa, qualquer que seja sua área (de manufatura, de comércio, de serviços, além do setor primário), solucionando os problemas de ordem técnica e ambiental, demandando baixo investimento e reduzindo custos para a empresa (SILVA, 2014).

Para a Produção Mais Limpa, todo resíduo deve ser considerado um produto de valor econômico negativo. Portanto, a produtividade e os benefícios financeiros da empresa podem ser alavancados pela redução do consumo de matéria-prima, água e energia ou pela redução ou prevenção da geração de resíduos. (UNEP)

Considerando que a P+L é focada na minimização de resíduos na fonte, Lora (2000, p. 16) descreve os seguintes benefícios:

a) o controle de resíduos na fonte leva à diminuição radical da quantidade. Consequentemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com