TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Monografias: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. As duas representações que seguem são conhecidas de todos nós e representam uma das diversas formas da linguagem não verbal. Comente, cada imagem individualmente, a necessidade de seguirmos as indicações dadas por essas representações em termos de bem-estar (ou mal-estar, se quiser) para a população. Para fazer o seu comentário, você deve escolher e usar a função de linguagem apelativa para uma das imagens (em um dos comentários) e a referencial para a outra (no outro comentário). Cada uma das respostas deve conter em torno de 7/8 linhas. (3,0 pontos).

Resposta:

Semáforo (Função Referencial)

A função do semáforo é comandar e assegurar o trânsito. Se realmente as indicações do semáforo forem obedecidas a taxa de acidentes em cruzamentos pode chegar a zero. Mas isso não é uma realidade pois há ainda quem não obedeça. Ultrapassar o sinal vermelho ainda é um hábito frequente, principalmente nas madrugadas. Um motorista em alta velocidade deve estar ainda mais atento ás mudanças de cores do semáforo pois um simples descuido pode ter consequências trágicas.

É proibido fumar (Função Apelativa)

Certas atitudes são geradas por fraqueza, vontade ou status. O fumo, na maioria das vezes se estabelece por esses fatores. Você aí que fuma, perceba que são fatores que podem ser combatidos, e quanto mais cedo melhor. Mas ainda existem pessoas que não veem problema algum no hábito de fumar e pensam apenas na “satisfação” que o cigarro pode oferecer. Será que ter câncer de pulmão, problemas respiratórios, impotência, e diminuição do seu tempo de vida não são mais sérios do que uma crise de abstinência? Pense! Você está prejudicando a sua vida e a de quem está por perto.

2. Leia os comentários dos quadrinhos abaixo e responda, explicando cada questionamento:

a) Quais são os dois níveis de linguagem encontrados nos quadrinhos? Como se evidencia/percebe isso (1,0 ponto)

Resposta:

Nível de linguagem Culto e nível de linguagem Popular.

A forma culta se apresenta com uma variedade linguística de maior prestígio social, percebe-se uma situação formal pelo uso de pronomes de tratamento de alto nível. Já a linguagem popular apresenta um grande número de gíria e um vocabulário próprio e limitado.

b) Em função das mudanças na nossa linguagem, cite e explique (o porquê) a fala (abaixo) que representa uma forma em desuso no nosso dia a dia. (1,0 ponto)

Resposta:

Vossa Mercê. Esse pronome de tratamento não é mais utilizado dessa forma, ele sofreu transformações ao longo dos anos e hoje em dia usamos “você”, ou seja ele foi substituído.

Evolução da língua – blog.educacional.com.br

3. Sobre os elementos de coesão e as suas relações de sentido, responda ao questionamento que segue, a partir das informações dadas no texto O homem e as regras sociais.

O homem e as regras sociais

Flávio Gikovate (texto fragmentado - adaptado)

“Ainda mais difícil do que aceitar o desamparo da condição humana, é o de nos depararmos com a nossa insignificância cósmica. Somos um modesto animal - apesar de dispormos de um cérebro de razoável competência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com