TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIGAÇÃO DE LÂMPADAS INCANDESCENTES – DIMMER E MINUTERIA

Por:   •  18/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO AULA PRÁTICA N° 02

“LIGAÇÃO DE LÂMPADAS INCANDESCENTES – DIMMER E MINUTERIA”

ALUNO:

PROFESSOR: TÚLIO DIAS

OBJETIVOS

→Comandar lâmpada incandescentes por um sistema automático temporizado;

→controlar a potência fornecida por uma lâmpada incandescente.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  • Minuteria        

A minuteria é um dispositivo existente que demonstra ser bastante útil e fundamental para o controle de consumo energia fazendo-se uso de qualquer sistema com cargas de iluminação. Podemos dizer que seria importante criar hábitos de consumo racional e para isso nada melhor que estabelecer normas direcionadas aos usuários da eletricidade (todo e qualquer cliente beneficiado com o fornecimento de energia elétrica pela concessionária de sua cidade).[pic 1]

Considerando-se que em tempos atuais qualquer economia adquirida é muito bem-vinda, os edifícios comerciais ou residenciais estão na busca permanente por atrair uma queda nos gastos que possa interferir positivamente em seus planejamentos financeiros. Implica em reduzir de modo inteligente a forma como é utilizada a energia contratada, pela qual se paga um determinado valor mediante seu uso.

Uma prática atualmente conhecida, tendo como principal objetivo a economia que se pretende alcançar, é a utilização da minuteria como forma de estabelecer um controle ideal sobre o acendimento das lâmpadas em determinadas áreas (geralmente escadas e halls de serviço) nos condomínios. Após as 22 horas em qualquer prédio sabemos que o fluxo de pessoas diminui, sendo assim não há necessidade que todos os pontos de luz permaneçam acesos a noite inteira. É aí que em alguns locais específicos, certas lâmpadas podem acender apenas no momento em que pessoas estiverem transitando, apagando após um determinado tempo automaticamente.

O seu funcionamento é baseado num circuito eletrônico, no qual ajustamos os tempos em que as lâmpadas permanecerão acesas.

  1. Acionamento através de pulsadores não luminosos
  2. Tempo de regulagem de 30segundos a 6minutos
  3.  Quando o tempo determinado está próximo para acabar a lambada diminui a luminosidade em 50% por 8 segundos ( esse tipo de minuteria, depende do fabricante)

Variadores de luminosidade (“Dimmer”)

Dimmer é um dispositivo utilizado para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga. Ele consiste um “botão” que graduável que pode diminuir ou aumentar a tensão. Dessa forma, aumento da potência média de uma lâmpada, controlam a intensidade da luz produzida pela mesma. Um dimmer tem como objetivo fazer com que aumente ou diminua a intensidade luminosa através de um potenciômetro, que auxilia nessa operação.[pic 2]

Os Dimmers são amplamente utilizados na indústria eletroeletrônica, onde sua função é controlar a intensidade de corrente e consequentemente a potência da carga que esta sob o seu controle. O componente eletrônico principal de um Dimmer, ou seja, o responsável por este controle é o TRIAC que através da corrente aplicada no seu GATE, permite-o controlar a corrente de saída para a carga. A grande vantagem dos TRIACs sob os SCRs é que eles podem trabalhar em circuito VAC e VCC. Os DIMMERs podem controlar cargas desde miliamperes (mA) até 500 Ampéres, conforme o TRIAC ou MODULO TIRISTORIZADO aplicado no projeto. Assim poderemos controlar Fornos Elétricos, Autoclaves, Estufas, Chocadeiras, Furadeiras, Marteletes, Serras, Motores de Corrente Continua ou Alternada, Velocidade de Carros Elétricos, Ventiladores, Eletrodomésticos, Lampadas(exceto fluorescentes), Bombas Hidráulicas quaisquer, e milhares de outros equipamentos, respeitando-se e analisando-se previamente se a carga (equipamento ou ferramenta) se adapta a controle de corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (581.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com