TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA RECICLADA

Monografias: LOGISTICA RECICLADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

LOGISTICA REVERSA

Trabalho apresentado à disciplina de

Logística do Curso superior tecnólogo

Em logística a Universidade Presidente

Antônio Carlos - UNIPAC .

Prof. Marcus Feliciano

UBERLÂNDIA

2013

2

A busca de produtos e serviços diferenciados são as preocupações das empresas, para enfrentar a competitividade de mercado, com isso as empresas estão encontrando na Logística Reversa oportunidades de diferenciação dos serviços que estão sendo oferecidos aos clientes.

Uberlândia

2013

3 SUMÁRIO

1 – CONCEITO LOGISTICA REVERSA...................................................................5

5 –LOGÍSTICA REVERSA.......................................................................................7

3 – SATISFAÇÃO DE CLIENTES............................................................................6

4 –FIGURA RELACIONADA A LOGISTICA REVERSA......................................7

5 – IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA REVERSA..................................................11

6 –ADEQUAÇÃO A QUESTÕES AMBIENTAIS...................................................12

7 –RAZÕES COMPETITIVAS..................................................................................13

8 – MAPEAMENTO E PRODRONIZAÇÃO DE PROCESSO.................................14

9 – TEMPO DE CICLO...............................................................................................15

10 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO..........................................................................16

15– CONCLUSÃO.......................................................................................................17

Uberlândia

2013

4

Logística Reversa

O processo da logística reversa na estratégia da empresa faz parte do dia-a-dia na busca por redução de custo, aproveitamento de matérias primas, diferencial e atendimento a legislação ambiental, a logística corresponde ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócio qual as mercadorias retornam, saindo do seu ponto de consumo até o ponto de origem, tanto como reaproveitamento, descarte em locais apropriados, defeito no produto entre outros.

Uberlândia

2013

5

Satisfação de Clientes

Atualmente as empresas visão a satisfação dos seus clientes, facilitando o processo de retorno de mercadorias de acordo com suas necessidades, podendo ser exemplo produto defeituoso, danificado ou fora de especificação por parte do consumidor até mesmo por uma simples devolução que o cliente deseja realizar.

Esta ação caracteriza uma estratégia competitiva típica da Logística Reversa, podendo sobressair sobre as outras empresas.

Quando aplica um processo de logística reversa correto oferece um melhor desempenho para redução dos custos o de embalagens retornáveis e reaproveitamento de materiais.

FIGURA TIPICA DA LOGÍSTICA REVERSA:

O processo de logística reversa gera materiais reaproveitados que retornam ao processo tradicional de suprimento, produção e distribuição, essa figura mostra à saída das matérias até o ponto de origem e em seguida o retorno do produto, isso e uma preocupação, reduzindo o impacto de seus produtos ao meio ambiente.

Uberlândia

2013

7

CONCEITOS DENTRO DA LOGISTICA REVERSAS

REVENDER

Quando um produto retornado pode ser vendido como novo

RECONDICIONAR

Quando produto retorna em bom estado, necessitando apenas de uma boa limpeza e alguma revisão para ter a aparência de novo podendo assim ser comercializado novamente.

RECICLAGEM

Reciclar significa transformar materiais usados em novos produtos para o consumo quando o produto retornado será reduzido a sua forma primaria para ser utilizado como matéria prima, reciclar e uma nova oportunidade por seus fundadores, esse procedimento correto e despertado pelos seres humanos, a partir do momento que verificou que trás lucros para si e benéficos que este procedimento trás para o ambiente.

DESCARTE

Quando produto retornado não poderá mais ser reaproveitado aí será encaminhado para o aterro, todos temos um dever com a nossa família, e as gerações que estão por vir: devemos preocupar com o futuro, que todos possamos ser felizes, antes de mais nada, temos que conservar o meio ambiente, se a população contribuir teremos um futuro melhor e com menos poluição, vamos ajudar o planeta.Tem iniciativas admiráveis na coleta e tratamento do lixo domestico, por exemplo o catador que passa de porta em porta, ele esta ganhando de duas formas, tirando renda e preocupando com a sobrevivência do planeta.

8

IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA REVERSA

Com o crescente aumento de produtos novos no mercado assim a logística reversa tem o papel fundamental de exercer atividades voltadas para o meio ambiente todos nós deveríamos acompanhar esta pratica, a logística reversa abrange toda área da logística empresarial que atua gerenciando e buscando o retorno de bens e matérias após sua venda e cosumo. Com a legislação ambientais mais regida e fiscalização em cima, os consumidores é empresas, estão procurando uma forma correta de descartar os matérias sem prejudicar o planeta.

9

QUESTÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com