TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura resistoees

Por:   •  8/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

LEITURA DE RESISTORES

                                                        

[pic 3]

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO
  1. Resistores

Para funcionar perfeitamente, os circuitos eletrônicos necessitam de correntes e tensão de polarizações adequadas. Por esse motivo, é necessário estudar o componente que possibilitará essa adequação.

  1. O que é resistor?

Resistor é um componente eletrônico que tem a propriedade da resistência elétrica, sendo elementos de circuito que consomem esta energia, convertendo-a integralmente em energia térmica. É o caso, por exemplo, de um fio metálico. À medida que os elétrons passam pelo fio, as colisões entre os elétrons e os átomos do metal, fazem aumentar a agitação térmica dos átomos. Os resistores têm como função atenuar a corrente elétrica. É costume representá-los nos circuitos pelos seguintes símbolos gráficos:

[pic 5][pic 6]

  1. Associação de Resistores

Os resistores podem ser ligados (associados) de vários modos. Os dois mais simples são associação em série e associação em paralelo.

  1. Associação em série 

Neste tipo de associação, a mesma corrente atravessa todos os resistores. Podemos calcular o resistor equivalente a uma dada associação em série. Basta lembrarmos que a corrente que atravessa o resistor equivalente, para uma dada ddp entre seus extremos, deve ser a mesma que atravessa toda a associação, enquanto a ddp é a soma. Neste caso todos os resistores são percorridos pela mesma corrente cuja intensidade é I, e a tensão U na associação é igual à soma das tensões em cada resistor.
[pic 7][pic 8]


  1. Associação em paralelo

Este tipo de associação, representada abaixo, tem como característica a mesma ddp entre seus extremos. A corrente que chega à associação se divide percorrendo "paralelamente" cada elemento. Do Princípio de Conservação da carga elétrica, vemos que a quantidade de cargas que chega deve ser igual à quantidade que sai, logo a quantidade por unidade de tempo e a corrente também permanecem as mesmas, todos suportam a mesma tensão U e a corrente i na associação é igual a soma das correntes em cada resistor. [pic 9]

[pic 10]



  1. Resistência Elétrica

A Resistência elétrica é a dificuldade que a corrente elétrica encontra quando passa por um condutor da eletricidade. Se fizermos uma ligação com diferentes fios condutores, a uma mesma fonte de energia, veremos que as correntes obtidas serão diferentes umas das outras. Isso se dá pelo fato de o próprio fio oferecer “dificuldades” à passagem da corrente elétrica. Com a finalidade de medir essa “dificuldade”, definiu-se uma nova grandeza: A resistência do condutor.

A resistência elétrica (R) pode ser definida pelas seguintes equações:

[pic 11][pic 12]

ou

[pic 13]

  1. Leitura de um resistor

As faixas coloridas que circundam os resistores consistem em um grupo de quatro ou cinco (podendo haver mais) faixas igualmente espaçadas que representam o valor a resistência em ohms. Os valores das faixas são lidos começando daquela mais próxima à extremidade do resistor.

O número de faixas está ligado diretamente à sua precisão. Se pegarmos um resistor de quatro faixas, as duas primeiras representarão um número de 1 a 99 e a terceira faixa representará o número de zeros que seguem. A quarta faixa (e a que está mais separada das demais) será a de tolerância.(Figura (1)).

Já em um resistor de cinco faixas, a terceira agregará mais um dígito de valor, dando mais precisão ao resistor.

[pic 14]

[pic 15][pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

  1. OBJETIVO
  1. Realizar leitura de um resistor.
  2. Entender e analisar o comportamento de um resistor.
  3. Analisar o comportamento de um resistor ao receber uma corrente através dele.
  4. Compreender os conceitos básicos resistência e potencial
  1. MATERIAL UTILIZDO:
  1. Total de 10 Resistores de diversos tamanhos.
  2. Multímetro.
  3. Fonte de Alimentação;
  4. Fios para ligações e alimentação;
  5. Placa de Montagem;
  1. PROCEDIMENTOS:
  1. Primeramente escolhemos 7 resistores de diversos tamanhos. Realizar a leitura do codigo de color de cada um e realizar sua devida transformação númerica.















    [pic 20][pic 21]
  2. Utilizamos o multimetro para medir os valores dos resistores escolhidos e comparamos estes valores com os valores tranformados dos codigos numericos anteriores.
  3. Em seguida, escrevemos em ordem de esquerda para direita as cores presentes no resistor.
  4. Escolhemos outros 3 resistoreres  para montarmos o circuito em serie, com fonte de alimentação em 9v
  5. Alimentamos o circuito com o sinal fornecido pela alimentação
  6. Colocamos o multimetro na escala da tensão continua e efetuamos a medição da tensão em cada resitor do circuito
  7. Com isso anotamos as medidas verificada.
  8. Calculamos a queda de tensão em cada resistor e adicionamos na tabela para comparar os valores medidos com os valores calculados e com isso efetuamos a conclusção.
  1. Cálculos e resultados:
  1. Valores calculados

[pic 22]

  1. Com o multímetro medimos a resistência e comparamos a diferença
    [pic 23]
  2. Realizando a comparativa na tabela II, podemos concluir que as medidas indicadas pelo fabricante nos codigos de color de cada resistor, estão em completa armonia com os valores lidos mediante o uso do multimetro
  3. Após isso escolhemos outros 3 resistores e calculamos e lemos seus respectivos valores na tabela III
    [pic 24]
  4. Após isso iremos colocar esses tres resistores em serie para calcularmos o req TOTAL.




    [pic 25][pic 26]
  5. Calculamos a Req para calcularmos a tensão.
     

    [pic 28][pic 29][pic 30][pic 27]

Para calcular a corrente total do circuito, devemos apalicar a lei de Ohm, sabendo que a voltagem utilizada é de 9v.
[pic 33][pic 31][pic 32]


  1. Com a corrente total do circuito, podemos descobrir a tensão em cada componente fazendo os seguintes calculos.
    [pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40]

  1. Agora colocamos o multímetro na escala de tensão contínua e efetuamos a medição da tensão em cada resistor do circuito pegando essas informações juntos com os valores já calculados anteriormente. Unimos essas informações na tabela V.

[pic 41]


  1. CONCLUSÃO.

A finalidade de todo experimento prático é fixar e tornar menos abstrato o conhecimento obtido nas aulas teóricas, por isso é de fundamental importância a inclusão dessa prática em disciplinas que contenham ementas passíveis de experimentação prática. O auxilio dos profissionais do laboratório é de fundamental importância para que se obtenha êxito no experimento. Portanto assim concluímos que os resultados obtidos na forma experimental seguem quase que igualmente aos resultados vistos na teoria. Podemos afirmar isto tendo em vista que os valores calculados junto com os valores encontrados no multímetro são completamente plausíveis e corretos aos estudados tendo completa analogia aos vistos na teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (425 Kb)   docx (572.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com