TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lestbus é um aplicativo para transportes urbanos

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 13

Uso de aplicativo (Letsbus ) para melhorar o fluxo de informações sobre transporte público coletivo em Manaus e para elevar a satisfação dos usuários

             Antonio Carlos Rosa Santos

Escola de Ciências Exatas e Tecnologia

Centro Universitário do Norte (Uninorte) – Manaus – AM – Brasil

 

                                                      carlionpeixe@hotmail.com 

Abstract. Substantial part of the population that lives in Manaus uses the public fleet as the main means of transport. Even though there are a few websites and schedules available about vehicles for public transportation, such information, actually, end up becoming outdated, causing various inconveniences. Thus, the objective of this work is to verify the feasibility of developing an application, "Letsbus", to improve the flow of this information and the satisfaction of users, through the methodology "Design Science". The results were favorable to the app, except for the fact that it is necessary to ensure the information security of users. Therefore, the app has significant acceptability and ought to be developed in the future.

Resumo. Grande parte da população de Manaus utiliza-se da frota de transporte público como meio de locomoção principal. Embora haja alguns sites e programação disponíveis sobre os horários dos ônibus coletivos, tais informações, na prática, acabam-se tornando desatualizadas, causando diversos transtornos. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade de desenvolvimento de aplicativo, “Letsbus", para melhorar o fluxo dessas informações e a satisfação dos usuários, por meio da metodologia "Design Science". Os resultados apresentaram-se favoravelmente ao “app”, com a ressalva de se garantir a segurança das informações dos usuários. Portanto, o “app" tem aceitabilidade significativa e deverá ser desenvolvido futuramente

.

1. Introdução

         Ainda nos tempos atuais, a população dos grandes centros urbanos tem-se defrontado com dificuldades de locomoção interna. Assim como na maioria dos países em desenvolvimento, aqui no Brasil, os transtornos enfrentados pelos usuários de transporte público são inúmeros, tais como: escassez de informações, precariedade das frotas de veículos, prolongado tempo de espera, superlotação, dentre outros.

           Embora haja essas dificuldades de mobilidade urbana, segundo Souza et al.

(2014):

      "Diversos países já dispõem das tecnologias dos Sistemas de Transporte Inteligentes – Intelligent Transportation System – ITS, em ações de controle e gestão do transporte coletivo, atividades de informação ao usuário, controle de tráfego ou gerenciamento de recursos financeiros por meio de programas de bilhetagem eletrônica. No Brasil é possível identificar um forte incremento dessas tecnologias nos últimos anos, consolidado por investimentos em tecnologia e treinamento técnico nas secretarias de transporte."

        Partindo dessa explanação, este trabalha abordará o seguinte problema: ausência de informações precisas sobre a localização e o tempo estimado de espera para o próximo ônibus na cidade de Manaus.

       Com base nessa problemática, este trabalho busca subsídios para verificar se o desenvolvimento de um aplicativo (software), que utilize tecnologia GPS (Global Positioning System), para dispositivos, como celulares e tablets, analogamente ao que já

é observado no aplicativo Waze, poderia refletir de modo positivo na disseminação instantânea de informações sobre a localização e o tempo estimado de espera para o próximo ônibus desejado, se traria riscos à segurança de seus usuários, ou mesmo, se não afetaria, de modo significativo, a disseminação dessas informações úteis aos que se servem do transporte coletivo na capital.

        Portanto, como objetivo, o presente trabalho visa a estudar a viabilidade de se desenvolver um aplicativo, a ser denominado de Letsbus, no qual os usuários, preservado o sigilo da fonte em todos os casos, de maneira anônima, a fim de resguardar sua identidade e segurança, poderiam alimentar o sistema com informações sobre sua localização atual e o número ou rota do ônibus em que se encontram. Desse modo, os outros usuários que ainda estivessem nos pontos de ônibus saberiam onde o próximo ônibus localizar-se-ia e o tempo médio de espera para para chegada do veículo. Dando continuidade, os usuários, após adentrarem no ônibus aguardado, fariam com que o ciclo de informações fosse sustentado, não havendo, a princípio, necessidade de investimento de recursos públicos para criação e manutenção do sistema.

       Esta pesquisa justifica-se pelas possíveis contribuições à população em geral do município de Manaus que, atualmente, é acometida por transtornos causados aos usuários, devido à ausência de informações precisas sobre o tempo e a distancia para os ônibus mais próximos. Consequentemente, pelo desconhecimento quase total dessas informações úteis, por vezes, alguns usuários são compelidos a tomar decisões, como pagar preços maiores em táxis, ou, o que é pior, aguardam por bastante tempo e acabam se atrasando para compromissos importantes. Outro fator relevante que justifica a pesquisa é a possibilidade de a população cobrar de seus representantes melhorias no transporte público de maneira mais fundamentada, pois, à medida que o sistema fosse sendo aperfeiçoado e integrado, as informações seriam mais confiáveis e evidentes, para comprovar as limitações da gestão pública de transporte coletivo.

Objetivos Geral e especifico

     O objetivo geral deste estudo está centrado em compreender como acontece a reformulação de um sistema de transporte coletivo urbano com vistas à modernização. Este estudo teve como inspiração os estudos desenvolvidos por Koppenjan (2005), sendo ampliado para incluir o funcionamento do sistema estudado. Dessa forma, este trabalho descreve um estudo de caso qualitativo e de natureza descritiva, cujo objeto de análise foi o desenvolvimento de um aplicativo operacional criado para  transporte coletivo do município, os dados primários foram obtidos através das entrevistas semi-estruturadas, realizadas com os alunos da faculdade UNINORTE, e os dados secundários foram obtidos pela análise documental. O ,”Lestbus”, foi desenvolvido a partir da necessidade de garantir a qualidade dos serviços de transporte urbano do município, para os úsuarios de coletivos, o qual estabelece novas diretrizes e inovações para o serviço de transporte urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (567.4 Kb)   docx (225.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com