TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Trabalho Universitário: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

No Brasil, o modal ferroviário transporta, principalmente, minérios, carvão, produtos agrícolas e insumos básicosNo Brasil, o modal ferroviário transporta, principalmente, minérios, carvão, No Brasil, o modal ferroviário transporta, principalmente, minérios, carvão, produtos agrícolas e insumos básicosprodutos agrícolas e insumos básicosansporte Ferroviário de Cargas

As empresas de transporte, hoje em dia, devem aliar a qualidade dos serviços por meio da produtividade de suas operações. Para isso, precisam ter uma estratégia de negócios que assegure informações detalhadas aos clientes, aliada a um contínuo aperfeiçoamento organizacional, que imprima um ritmo mais rápido no desempenho do negócio.

As discussões sobre qualidade e produtividade no transporte ferroviário de cargas envolvem medidas de produtividade, que podem ser classificadas em:

Medidas de produtividade parcial: que consideram, separadamente, a relação entre o produto final e os seus insumos. Como exemplo, podemos citar a medida do fator capital, que se refere à relação entre o produto e o capital.

Medidas de produtividade global: que consideram a relação entre o produto final e a combinação de fatores. Por exemplo, temos a produtividade total dos fatores de produção, que relaciona o produto final com a mão-de-obra e o capital.

No transporte ferroviário de cargas, a produtividade pode ser conceituada como a diferença entre a receita total obtida e os custos intervenientes a essa atividade, isto é, sua rentabilidade, que também é, de maneira geral, uma medida do grau de utilização de recursos em um processo produtivo.

Uma importante estratégia para o contínuo aumento da produtividade inclui uma correta avaliação do ambiente externo à organização e a permanente organização interna da empresa.

Nesse sentido, um transporte ferroviário que alie qualidade e produtividade deve tratar, de forma simultânea, de vários fatores, mas, sobretudo, deve assegurar a lucratividade do negócio.

Para assegurar a qualidade, com produtividade, na empresa de transporte de cargas, é preciso atuar na gestão de três pontos básicos:

Características internas e organizacionais da empresa.

Conhecimento do mercado e desenvolvimento econômico.

Conhecimento a respeito da atuação dos concorrentes.

Especificamente para o transporte ferroviário de cargas, é possível tratar simultaneamente anseios importantes dos clientes, como disponibilidade, confiabilidade e segurança, maximizando a rentabilidade ou produtividade da empresa.

Para tanto, é fundamental conhecer indicadores básicos para o transporte de cargas. Destaca-se o índice de consumo de combustível, que avalia o consumo de combustível do veículo por quilômetro percorrido e se expressa pela fórmula:

Existem vários outros indicadores, tais como índice de custos e receita, resultado obtido na pesquisa com cliente externo, índice de avaria nas mercadorias, índice de aproveitamento, meio ambiente etc. Entretanto, gerenciar a produtividade e qualidade no transporte ferroviário requer um cuidado especial na escolha de indicadores mais significativos que causam impacto no resultado final do serviço prestado.

A produtividade total dos fatores de produção deve ser utilizada para medir a produtividade de um sistema de transportes, no entanto, devido a dificuldades específicas, as ferrovias, em geral, utilizam medidas de produtividade parciais, buscando relacionar os insumos com alguns de seus produtos.

Entre os principais indicadores dos fatores de produção, estão o capital, o trabalho e a energia. No caso do transporte ferroviário, a alta agregação dessas medidas dificulta consideravelmente essa tarefa.

Por outro lado, entre os parâmetros indicadores de qualidade de um sistema de transporte ferroviário de cargas, se destacam a disponibilidade, a confiabilidade e a segurança, como itens de maior interesse dos clientes de um sistema ferroviário de cargas. Evidentemente, esses itens estão associados a um custo competitivo para a ferrovia e ao fato de serem acessíveis para o cliente.

A disponibilidade representa a oferta do serviço durante a maior parte do tempo possível. Para contribuir com esse requisito, devem ser atendidos parâmetros como frequência, horário disponível para operação, tempo decorrido entre o instante em que a carga é entregue ao transportador, e o efetivo começo do transporte e informações disponíveis para o usuário.

A confiabilidade representa a segurança do usuário no que diz respeito aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com