TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Ensaios: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  5.927 Palavras (24 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 24

Sumário

Introdução 04

Princípios e elementos da armazenagem 05

Embalagem de materiais 10

Gestão da Armazenagem 10

Planejamento Armazenagem ....................................................13.

Considerações Finais 20

Referências Bibliográficas 22

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar os processos de armazenagem e movimentação de cargas e as tecnologias envolvidas em um sistema moderno. Assim, apresentamos o conceito de armazenamento e alocação de cargas e novas formas, processos e recursos utilizados no auxílio às atividades de armazenamento, e seus benefícios.

Do ponto de vista do operador logístico, a armazenagem pode ser definida como gestão econômica do espaço para manter estoques e mercadorias que pertencem a terceiros.

Engloba e analisam as funções de localização, endereçamento, dimensionamento, arranjo físico, recuperação de estoque, projetos de docas ou baias de atracação, Layout e configuração do armazém, a sequência de operações tem início na identificação das prioridades do cliente envolvendo o recebimento, transporte interno, antes e durante o processo produtivo e na armazenagem como produto acabado e finalizando em sua distribuição ao consumidor final.

É interessante realizar um estudo de caso no que diz respeito às questões específicas relacionadas à área da Armazenagem identificando processos, atividades envolvidas e equipamentos, a fim de tornar mais conhecida à modernização da área, a qual sempre tem novas tecnologias, recursos, softwares, e consequentemente novos processos.

Em um país das dimensões continentais; o Brasil, assim como nos Estados Unidos, o papel da logística cresce enormemente de importância. Segundo estimativas realizadas pelo Council of Logistics Management, os gastos anuais em atividades logísticas representam entre 15% a 20% do PIB norte-americano, ou seja, algo em torno de US$ 700 bilhões. Considerando esta mesma proporção para o Brasil, estaríamos falando de um conjunto de atividades que movimenta cerca de US$ 80 bilhões anuais.

O importante é proceder às avaliações precisas do total de custos envolvidos, antes de tomar decisões sobre a estratégia a ser adotada.

Por último, depósitos próprios têm certas vantagens intangíveis, particularmente no que diz respeito à presença no mercado. Um depósito próprio, com o nome da empresa na porta, dá aos clientes a impressão de pronta resposta e estabilidade. Essa impressão dá, às vezes, uma vantagem de marketing sobre outras empresas.

PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DE ARMAZENAGEM

Os princípios Básicos da Armazenagem são:

PLANEJAMENTO: característica do produto a ser armazenado;

CONDIÇÕES OPERACIONAIS: integração das atividades;

SIMPLIFICAÇÃO ocupação da área, equipamentos, fluxos disponíveis.

INTEGRAÇÃO: maior número de operações possível, sempre de forma coordenada

ESPAÇO FÍSICO:capacidade e armazenamento seguro, controle mão-de-obra, equipamentos; VERTICALIZAÇÃO: aproveitar a altura do armazém;

MECANIZAÇÃO: movimentação por equipamentos (custo);

AUTOMAÇÃO: movimentação automatizada (custo);

CONTROLE: registro das cargas, inventário, organização;

SEGURANÇA: armazenamento seguro x integridade carga

PREÇO: cobrar de acordo com o mercado.

RECEBIMENTO: Retirada das cargas; Verificação física dos volumes; Contagem dos lotes/volumes; Pesagem; Preparação para a armazenagem (ex: unitização); Registro no sistema de controle; Envio para a armazenagem apropriada

PÁTIO DE CAMINHÕES/VEÍCULOS: , área de atendimento ao cliente e usuário, piso com coeficiente de atrito adequado, rampa de ligação entre a Doca e Pátio de Manobra com fluxo de mão dupla, evitando-se o contato da carroceria do caminhão com a doca, oficina de Manutenção, área para lavar veículos/equipamentos; sistema de separação de água/óleo; estufa para pintura/secagem de equipamentos; tanque de lavagem, área para recuperação e armazenamento de estrados e embalagens de movimentação reutilizáveis, sala de espera para motoristas (com infra-estrutura sanitária) alambrados industriais, guard-rail de proteção aos equipamentos e fechamentos verticais, área de vigilância.

Esses são os principios e elementos básicos para um terminal de armazenagem adequados e eficiente.

Vamos conhecer uma empresa que segue as regras e busca inovar em sua área, que é uma área extensa e bem conhecida, pois produz o espelho que todos nós gostamos de nos ver, mas ela produz também uma diversidade tão grande que até os vidros do Palacio do Planalto, são produzidos por sua tecnologia;

- A Empresa

Cebrace: Companhia Brasileira do Cristal.

A Cebrace é fruto de uma joint-venture (união de duas ou mais empresas) entre dois grandes produtores de vidro plano do mundo: a Saint-Gobain (França) e a NSG (Japão), que adquiriu a Pilkington em 2006. Fundada em 1974, reúne em seu processo de fabricação o know-how e a tecnologia dos gigantes do setor de vidros, com certificações internacionais, foi a primeira empresa do setor vidreiro a ser membro-fundador do Green Building Council Brasil (GBCB), a Cebrace tem um compromisso com a preservação do planeta.

Com capacidade de produção de 3.600 mil toneladas/dia, a Cebrace possui cinco unidades de produção de vidros: três em Jacareí (SP), uma em Caçapava (SP) e uma unidade em Barra Velha (SC). Nossa pesquisa será na unidade de Jacareí, localizada na; AV: Cristal, 540, setor de atuação; fabricação de vidro plano ou float.

- Visão

Sermos reconhecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com