TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Ensaios: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

1) Conforme citado no texto Os setores ferroviário e rodoviário, o setor ferroviário brasileiro tem experimentado um crescimento significativo, registrando um crescimento em volume transportado de 72% no Brasil entre 1996 e 2005. Explique o motivo deste crescimento.

*Esse crescimento é resultado da:

Expansão do setor agrícola, do aumento da participação de mercado junto a clientes tradicionais de transportes ferroviários principalmente ( commodities agrícolas) que nada mais é que as mercadorias agrícolas e mais, recentemente do desenvolvimento do transporte intermodal (quando uma mesma operação que envolve dois ou mais meios de transporte)

Atendendo principalmente a clientes no setor de produtos industrializados.

2) Indique qual o tipo de carga que pode ser utilizada para cada fluxo de transporte da unidade de Commodities Agrícolas apresentado no texto ALL operações ferroviárias:

(i) Fluxos de exportação, que transportam soja, farelo de soja, milho, açúcar e trigo dos terminais localizados no interior para os portos de Santos, Paranaguá, Rio Grande e São Francisco do Sul.

(ii) Fluxos de importação, que transportam principalmente fertilizantes e trigo dos portos para o interior.

(iii) Fluxos para distribuição no mercado interno, que consistem no transporte de commodities agrícolas para suprir as demandas de produção nas diversas regiões do Brasil.

*Commodities é um termo da linguagem inglesa significando literalmente mercadorias normalmente agrícola como :

Café, soja, milho, açúcar, trigo, farelo de soja (podendo ser negociadas antecipadamente antes da colheita).

3) O texto ALL operações ferroviárias aponta que um dos fluxos de transporte da unidade de Commodities Agrícolas consiste no transporte de soja. Descreva um equipamento de unitização que pode ser utilizado nesta Commoditie e qual a vantagem de utilizá-la.

*Unitização é agrupar volumes em uma única unidade facilitando o manuseio, a movimentação, a armazenagem e o transporte Um bom exemplo são os containers uma caixa de construída em aço, alumínio ou fibra criado para tal transporte unitizado de mercadorias suficientemente forte para resistir ao uso constante são identificados com a marca do proprietário e local de registro, tamanho, tipos, definição de espaço e peso máximo que podem comportar.

Essas características dão ao container vantagens sobre os demais equipamentos ,como segurança, inviolabilidade, rapidez e redução de custos nos transportes.

4) O texto Nosso sistema de logística descreve que a Ambev possui a distribuição centralizada em dois canais: os Centros de Distribuição Direta (CDDs), todos da Ambev, e as 165 Revendas terceirizadas. Explique o sistema de distribuição utilizada nestes dois canais.

Distribuição Direta (CDDs) - Cross-docking

Revendas terceirizadas – Sistema de distribuição um para muitos

*Distribuição direta ou sistema cross-docking opera transferindo a mercadoria diretamente da área de recebimento para a área de embarque, sem armazenagem reduzindo o manuseio de materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com