TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 4

Equipamentos de Armazenagem e Movimentação - Conceito

Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com a necessidade do produto a ser armazenado e da área disponível. Há algum tempo atrás, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico. Racionalizar a altura ocupada foi à solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. O conceito de “verticalização de cargas” tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços verticais, contribuindo para o descongestiona mento das áreas de movimentação e redução dos custos unitários de estocagem. Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são:

Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção.

- Garantia da continuidade da produção.

- Redução dos custos de mão de obra.

- Redução das perdas de materiais por avarias.

- Melhoria na organização e controle de armazenagem.

- Melhoria nas condições de segurança de operação do depósito.

A Armazenagem é a guarda provisória de produtos para futura distribuição e dentro deste processo são necessários alguns equipamentos para facilitar a acomodação do material e a movimentação. Segue abaixo alguns exemplos de equipamentos de armazenagem:

Segue abaixo alguns exemplos:

Paletes

A palete é uma estrutura de transporte plana destinada ao transporte de mercadorias de uma forma estável ,enquanto é carregada por uma empilhadera, porta paletes, carregador frontal ou outros sistemas de transporte de paletes.

Palete de Madeira – Clássica, a mais conhecida e utilizada.

Palete de Plastico

Palete de Aço – á prova de ferrugem e de fogo

Porta-Paletes

São sistemas de estruturas que permite o acesso da empilhadeira no seu interior, onde os paletes são suportados por consoles apoiados em colunas ou em pórticos, eliminado as vigas fronteiras e corredores.

Empilhadeiras

Empilhadeira Elétrica

São empilhadeiras que são alimentadas através de energia elétrica de baterias. São recomendadas para locais abrigados da chuva, como depósitos, galpões, almoxarifados, câmaras frigoríficas. Esse tipo de empilhadeira é extremamente versátil, e possui a vantagem de ser extremamente silenciosa, por funcionar através de baterias. Normalmente as empilhadeiras elétricas possuem torre de elevação, isto é, a peça que possibilita erguer as cargas em pallets a metros do chão, permitindo colocá-las em prateleiras elevadas, embora haja tipos de empilhadeira elétrica que sejam específicos apenas para carregar pallets ao nível do solo.

Empilhadeira Manual

Existe uma variedade muito grande e diferentes tipos de empilhadeiras manuais disponíveis no mercado, atendendo a diferentes necessidades, sendo que, o grande diferencial deste equipamento é em relação ao operador que pode operá-lo em pé sobre o equipamento ou caminhando segurando o timão (porta-paletes).Empilhadeira por combustão

As empilhadeiras a gás são o tipo de empilhadeira a combustão que é movido a gás liquefeito. Basicamente, a vantagem deste tipo de empilhadeira mora no fato de possuírem mais capacidade de carga em relação às empilhadeiras manuais e elétricas. Em compensação, a desvantagem é que por serem do grupo de empilhadeiras que funciona a base de combustão, acaba emitindo fumaça e poluentes, o que pode ser ruim em locais fechados em longo prazo.

Container

Trata-se de um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc

Empilhadeira Portuária

As empilhadeiras portuárias são empilhadeiras de grande escala, especializada para portos e capazes de transportar containeres inteiros, especialmente para o carregamento e descarregamento de cargas de navios. Pode-se dizer que são as mais poderosas dentre os diversos tipos de empilhadeira, e são capazes de transportar diversas toneladas de mercadorias de uma só vez

Container

Trata-se de um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc.

Esteiras de Transporte

As Esteiras são transportes contínuos podem ser equipamentos motorizados ou transportadores por meio de gravidade, usados para mover cargas uniformes de ponto a ponto por caminhos fixos úteis quando:

- As cargas são uniformes

- Os materiais se movem continuamente

- A rota é fixa

- Transporte de materiais quentes ou em condições adversas.

Esteira de Rolo Acionados

Esteira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com