TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica De Frutas (pera)

Trabalho Universitário: Logistica De Frutas (pera). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Pêra (fruta pera)

A pereira é uma fruteira típica de clima temperado, tendo por origem a região asiática. Botanicamente, a pereira pertence à família das Rosáceas (pomoídeas) que engloba diversas espécies. No contexto da produção mundial das frutíferas pomoídeas, as pêras só perdem para as maçãs. São consumidas tanto ao natural quanto industrializado (caldas, sucos ou vinhos).

A pêra é uma fruta difundida por todo o mundo, consome-se em fresco ou cozinhado e está disponível durante todo o ano, pois é produzida em diversas regiões, existe uma ampla gama de variedades que têm períodos de maturação distintos. A sua conservação em câmara e os meios de transporte atuais permitem que esteja disponível em qualquer lugar do mundo, pouco tempo depois da sua colheita.

Existem numerosas variedades cultivadas, que variam tanto em forma como em tamanho e cor. Para além da pêra europeia, existe uma espécie próxima que é a pêra asiática ou nashi, pouco conhecida na Europa, mas amplamente difundida no continente asiático. A pêra é um fruto destinado a muitos lugares, tanto no Hemisfério Norte como no Sul. Cultiva-se principalmente na Ásia, cuja produção é mais de 60% da mundial.

Regulamentos de comercialização

A União Europeia distingue 4 categorias de peras, Extra, I, II e III, segundo os defeitos e as deformações que os frutos apresentam. Para todas as categorias é exigido um calibre mínimo. Em relação à apresentação, os frutos devem estar homogéneos, devendo ter a embalagem indicações claras da variedade, categoria e origem. A norma de qualidade europeia para as peras encontra-se no Regulamento (CEE) nº920/89 da Comissão de 10 de Abril de 1989, e indica que todas as peras devem estar inteiras, sãs, limpas, praticamente isentas de pragas e danos provocados por estas, sem cheiro ou sabor estranho e sem humidade exterior anormal. Devem ser colhidas cuidadosamente quando o seu grau de desenvolvimento lhes permita prosseguir o processo de maturação e chegar a bom estado aos mercados.

As peras classificam-se em quatro categorias:

- Categoria Extra: As peras desta categoria devem ser de qualidade superior. Devem possuir as características próprias da sua variedade e o pedúnculo intacto. Não devem apresentar defeitos, com exceção de ligeiras alterações da epiderme.

- Categoria I: As peras devem ser de boa qualidade, embora possam apresentar ligeiras deformações, ou ligeiros defeitos de desenvolvimento ou coloração, podendo ter o pedúnculo ligeiramente danificado. A polpa não deve apresentar danos, mas pode apresentar os seguintes defeitos na epiderme, sempre que não afetem o aspecto e a conservação do fruto:

a) defeitos de forma alongada desde que não excedam os 2 cm de comprimento;

b) para os outros defeitos, a superfície total não deve exceder 1cm2, exceto para o pedrado que não deve superar ¼ de cm2.

- Categoria II: Nesta categoria admitem-se defeitos de forma, desenvolvimento e coloração, sempre que os frutos conservem as suas características. O pedúnculo pode faltar. A polpa não deve apresentar defeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com