TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica De Suprimente

Monografias: Logistica De Suprimente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOM ALBERTO

CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA: LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS

Turma: N33

Professor: Fábio Fernando Schlesener

Trabalho 2 - Logística de Suprimentos

Eduardo Glesse

Mauricio Carvalho

SANTA CRUZ DO SUL, DEZEMBRO DE 2014

1. Cite e descreva as cinco forças competitivas de Porter.

Ameaça de novos concorrentes potenciais: Novas empresas além de trazerem novas capacidades, estão dispostas a ganhar participações significativas do mercado e com frequência trazem novos recursos. A ameaça de produtos substitutos: São produtos e serviços que servem de alternativa ao consumo, com mesmas características. Impondo um teto ao valor de venda, limitando o potencial do setor. Poder de barganha dos compradores: Em uma indústria, os compradores podem exercer grande poder de barganha, negociando e baixando os preços entre concorrentes e exigindo maior qualidade de serviços. Os compradores podem ser consumidor final, compradores da indústria ou comprador comercial. Poder de barganha dos fornecedores: Os fornecedores também são capazes de exercer grandes pressões, podendo aumentar preços, reduzir qualidade de produtos, serviços ou bens. A rivalidade entre empresas existentes: Se caracteriza com táticas de competição de preços, lançamento de produtos e altos investimentos em propaganda, a concorrência se agrava se existir: numerosos concorrentes, setor de crescimento lento, pouca diferenciação do produto ou serviço, grandes incrementos na capacidade do setor, altas barreiras de saída do setor.

2. O que são barreiras de entrada? Cite e comente as principais.

São dificuldades e desafios que uma empresa encontra para se inserir em um setor que seja novo à ela, as principais são; Economia de escala: Necessita de grande volume de produção para obter preços competitivos. Diferenciação de produto: Necessitam de altos investimentos para uma nova marca fidelizar clientes que já tenham suas preferências. Exigência de capital: Alto investimento financeiro para entrar com competitividade, com maior risco se destinado a P&D ( pesquisa e desenvolvimento) e publicidade e propaganda. Desvantagens de custo, independente do tamanho: Curva de aprendizagem e experiência, tecnologia própria, acesso a melhores fontes de matéria prima, ativos, localização privilegiada e subsídios do governo. Acesso a canais de distribuição: Principalmente no varejo e atacado onde a disputa por visibilidade e exposição dos produtos é intensa. Politica governamental: Licença prévia e limitação ao acesso à matérias primas, controles de poluição, sanitário e normas de segurança.

3. O que é estratégia competitiva?

A estratégia é definida com um conjunto de regras para a tomada de decisões para a orientação do comportamento de uma organização, a estratégia competitiva agrega sobre o conceito de estratégia de realizar atividades diferenciadas e com isso conseguir melhores resultados que seus concorrentes, gerando assim a vantagem competitiva. Tudo isso é influenciado pelo ambiente externo em que a empresa esta inserida e eventuais desafios do setor, temos também o próprio ambiente interno da organização que pode ser um desafio em uma elaboração de estratégia competitiva obrigando muitas vezes a algumas adaptações. O objetivo principal do planejamento estratégico é fazer com que a empresa se torne capacitada a ganhar da forma mais eficiente possível uma margem sustentável de superioridade sobre os concorrentes.

4. Cite e descreva os cinco P’s da estratégia.

Embora a estratégia seja tradicionalmente definida como sendo uma coisa só alguns autores apresentam pequenas variações conhecidas como 5 P’s da estratégia, são eles: Estratégia como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva. Plano: Com objetivo bem definido, são elaboradas antes das ações e são criadas propositalmente e conscientemente. Pretexto: Muito parecida com o plano, mas com um objetivo maior “oculto” que motiva essa ação. Padrão: Adoção de um comportamento que se mantem por toda a organização, políticas, boas práticas, procedimentos e franquias são exemplos de um padrão seguido. Posição: É o lugar, classe social, segmento, nicho de mercado que pretende atingir e se situar no mercado. Perspectiva: São intenções, personalidades, caráter ou cultura compartilhada pelos membros da organização.

5. Cite e comente as estratégias genéricas de Porter.

As três estratégicas genéricas de Porter são: Liderança com predominância em custo: Nessa estratégia a empresa centra seus esforços na busca de eficiência em que seus custos de distribuição e produção seja menor do que de seus concorrentes, conseguindo assim, maior participação de mercado. Para Porter, existir somente um líder em custo. Há critérios básicos que caracterizam essa estratégia, como: produtos e serviços padronizados, aceitação dessas características e preços competitivos. Buscam-se alternativas mais eficientes, canais de distribuição, entre outras para sua evolução. Diferenciação: Nessa estratégia se trabalha em ter um produto ou serviço com características únicas que se diferenciam da concorrência que influenciam a preferência do cliente. Essa diferenciação exige um desempenho superior, fazendo com que se invista mais. Enfoque: Essa estratégia visa escolher um alvo restrito, onde é atendida a necessidade especifica de um determinado grupo ou publico especifico, que venha oferecer algo considerado único pelos consumidores. É um nicho de mercado onde não há concorrência e busca foco em custo baixo e diferenciação.

6. O que é estratégia de enfoque? Cite uma situação exemplo.

Estratégia de enfoque é mirar em um determinado grupo de consumo, um segmento de produtos ou em um mercado geográfico onde é capaz de atender muito bem ao segmento especifico escolhido efetivamente e que estão competindo de forma mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com