TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica- EVA

Trabalho Universitário: Logistica- EVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

EVA – Economic Value Added

Origem, Conceito, Objetivo e Conclusão:

No início dos anos 90, o conceito do "Economic Value Added" - E.V. A. foi amplamente divulgado pela consultoria Stern Stewart & Co, de New York, que começou a utilizar a metodologia de Criação de Valor ao Acionista com o objetivo de fornecer informações que até então não eram facilmente mensuráveis. O E.V.A. surgiu como uma das respostas à necessidade das organizações de possuírem indicadores de desempenho que expressem a real criação de riqueza das empresas, se constituindo numa ferramenta que permite mensurar a criação de valor da empresa.

Segundo Ehrbar (1999), o E.V.A. é uma medida de desempenho empresarial que difere da maioria das demais. O E.V.A., diferentemente de outros indicadores, considera o custo de todo capital, sendo então, mais do que um sistema de medição. É um instrumento que visa alterar o comportamento gerencial, pois faz com que gestores pensem diferente sobre seu trabalho, pois segundo Young e O Byrne (2003), os administradores sofrem uma pressão por parte dos usuários da informação gerencial, pois quase sempre não possuem todas as ferramentas necessárias para gerenciar o negócio da organização. E muitos não possuem a linguagem da criação de valor para convencer os fornecedores de Capital que seu dinheiro será produtivo e lucrativamente empregado pelas companhias.

Conclui-se, que o E. V. A. é importante não apenas como uma medida de desempenho, mas como um sistema de gestão empresarial e como ferramenta para aumentar a riqueza da empresa, onde seu presidente e diretores devem dar o passo inicial, até mesmo com uma mudança de comportamentos e atitudes. A empresa precisa ter um plano de formal de implantação buscando objetivos estratégicos definindo como e para que o E. V. A. seja utilizado, como será calculado, quais os ajustes contábeis que deverão ser realizados.

Esta ferramenta fornece uma linguagem comum para medida de desempenho, como apoio à decisão, compensação e comunicação aplicável a todo tipo de empresa.

Cálculo:

O E. V. A é o lucro operacional após pagamento de impostos menos os encargos sobre o capital, apropriado tanto para endividamento quanto para Capital acionário. O que sobra depois que todos os custos tenham sido cobertos é chamado de lucro residual ou lucro econômico da qual nada mais é que o E. V. A. , valor econômico adicionado. Este requer uma série de decisões quanto a como medir corretamente o lucro operacional, como medir Capital econômico e determinar o custo de capital. (EHRBAR, 1999, p.78)

Para aplicação da metodologia do EVA faz-se necessário definir alguns conceitos como:

Lucro Operacional: é considerado o resultado das atividades principais ou acessórias que constituam objeto da pessoa jurídica.

Custos de Capital: é o custo do dinheiro, o juro. O valor pago aos investimentos.

Valor Econômico Adicionado: lucro residual ou lucro econômico ou simplesmente E.V.A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com