TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Iternaciona

Trabalho Escolar: Logistica Iternaciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

4º SEMESTRE

CARLOS EDUARDO DA SILVA SOARES RA353065

CLEITON SERPA DA SILVA RA393654

FLAVIO DA MOTA RANGEL RA387108

LAUDENOR QUINTAL FARIA RA390299

VANTUIL DA SILVA RA390465

ATPS

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

PROFESSOR EAD (Ma.FABIANA A.F. DE OLIVEIRA BIAZETTO)

PROFESSOR TUTOR EAD (ALEXANDRE DOS SANTOS CAMPOS)

Macaé – RJ – Polo 7131 – Turma N40

27 de Novembro de 2013

2013

SUMÁRIO

1 - A EMPRESA......................................................................................................................3

2 - INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE.................................................................3 e 4

3 - INFRAESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO............................................................4 e 5

4 - INFRAESTRUTURA DE SERVIÇO PÚBLICO.......................................................5 e 6

5 - VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS MODAIS...............................................6 e 7

6 - DESAFIOS DA LOGÍSTICA....................................................................................7 a 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................12

1 - A EMPRESA.

A PROTEÇÃO DISTRIBUIDORA é uma empresa especializada na venda e distribuição importação e exportação de macacões retardante a chamas e 100% algodão.

Empresa localizada na rua Pasárgada 79, Novo Cavaleiros, Macaé - RJ

A demanda de material exportado corresponde a 30% (trinta por cento) do nosso faturamento, sendo os seguintes itens: Macacão Retardante a chamas, e toda linha de EPI’s.

Da mesma forma a demanda de material importada corresponde a 20 % (vinte por cento).

Quanto às vantagens e desvantagens, o que temos apurado segue abaixo relatado:

Desvantagens: Estoques de material importados são para uma produção de 06 (seis) meses, devido a todos os tramites e limites de valores para importação dos componentes, leva se em média 05 (cinco) meses para fechamento de cada processo.

Vantagens: Parcerias com a empresa produtora de tecidos firmada em contrato visando dar tranquilidade. Escolas que dão suporte técnico na formação de profissionais altamente qualificados para desempenho das rotinas pertinentes.

2 – INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES.

Para uma gestão adequada da logística internacional de uma empresa é necessário levar em consideração diversos fatores, um deles que é crucial é a infraestrutura de transportes.

Na infraestrutura de transportes é necessário avaliar os modais utilizados, as condições de locomoção dos mesmos, o tempo que o material será entregue ou recebido, além de fatores adversos que podem atrapalhar toda a operação.

O exemplo do transporte marítimo onde o calado em alguns portos é inferior ao necessário, além do tempo que os navios tem que esperar para poder descarregar sua carga.

Esse é um dos maiores problemas enfrentados pela empresa escolhida para esse trabalho, muitos dos insumos utilizados na fabricação são importados e os navios ficam dias atracados no porto de Santos até descarregar, além do tempo que leva até a carga ser verificada e liberada, mais o tempo que leva para os contêineres ser colocados nos caminhões, e estes, por fim, passam por problemas nas estradas como congestionamentos, quebras por causa das más condições das estradas além de paradas para fiscalização.

Esse é o problema enfrentado na importação, basicamente o tempo e as condições da infraestrutura nacional costuma gerar atrasos, o mesmo ocorre nas exportações, pois as mercadorias fazem o mesmo trajeto para chegar a seu destino final, além de que, alguns produtos, dependendo do país de destino são necessários se realizar cabotagem, ou seja, parar em vários portos até chegar no seu destino final, o que acaba encarecendo a operação.

Alguns produtos são transportados utilizando modal aéreo, mas é produtos que levam tempo para se atingir uma quantia considerável para que seja viável o transporte aéreo, além de poucos aeroportos do país ser adequados para o transporte de carga nas proporções ideais para a nossa empresa.

Como se pode observar a empresa se utiliza de diversos modais para realizar importação e exportação e essas operações devem caminhar adequadamente para o fluxo continuo ideal para a empresa, como pudemos observar a frota de caminhões é própria, em relação ao transporte marítimo, pudemos notar que a empresa possui representantes nos principais países que compram seus produtos, auxiliando, assim, no recebimento dos materiais.

Não podemos nos esquecer de citar também o estoque de materiais da empresa, pois esse é um fator crucial para toda empresa, possui estoque tanto de matéria-prima como de produto acabado, além de podermos notar que os produtos acabados ficam armazenados no máximo uma semana no galpão do local onde se é produzidos, e daqui sai para outro galpão próximo ao porto onde será embarcado, sendo assim uma solução parcial ao problema do transporte, uma vez que os materiais estão disponíveis para serem embarcados sempre que necessário, embora isso não aconteça com os materiais que a empresa importa.

A empresa possui uma gestão adequada que busca a otimização constante em toda a cadeia, desde a compra até o transporte, o problema maior vem justamente das condições do país e não da empresa propriamente dita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com