TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUFACTURING EXECUTION SYSTEM

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  4.764 Palavras (20 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

Engenharia de Produção

ALINE PATRÍCIA

CINTHYA RODRIGUES

KÊNIA FAUSTINO

RODOLFO NASCIMENTO

THUANY CRISTINA

VIRGINIA APARECIDA BARBOSA

MANUFACTURING EXECUTION SYSTEM

MES

Conselheiro Lafaiete

Junho de 2014

MANUFACTURING EXECUTION SYSTEM

MES

ALINE PATRÍCIA

CINTHYA RODRIGUES

KÊNIA FAUSTINO

RODOLFO NASCIMENTO

THUANY CRISTINA

VIRGINIA APARECIDA BARBOSA

Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar a aplicação de sistemas de integração entre chão-de-fábrica e ambiente corporativo. A discussão proposta sugere a aplicação de um modelo de integração denominado MES (Manufacturing Execution System). Sendo o MES um conjunto de funcionalidades compreendidas entre os sistemas de automação e gestão, também discute a evolução dos dispositivos, redes e sistemas de automação industrial, assim como a evolução dos sistemas de gestão desde o MRP (Material Requiriment Planning) até o ERP (Enterprise Resource Planning). Serão descritas as etapas de implantação de um sistema de manufatura, suas vantagens e também as principais dificuldades de consolidação de um projeto MES (Manufactory Execution System) em uma empresa.

Palavras Chave: Sistemas de Automação, Gestão e Manufatura, MRP, ERP e MES.

Conselheiro Lafaiete

Junho de 2014

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Manufacturing Execution System – MES
  3. Contexto
  4. O Manufacturing Execution System (MES) – definições e funções
  1. Resource Allocation and Status - Alocação de recursos e status
  2. Operations/Detail Scheduling – Operações/Sequenciamento de Produção
  3. Dispatching Production Units – Acompanhamento do fluxo de produção
  4. Document Control – Controle de Documentos
  5. Data Collection/Acquisition – Coleta de Dados/Aquisição
  6. Labor Management – Gerenciamento da mão-de-obra
  7. Quality Management – Gerenciamento da Qualidade
  8. Process Management – Gerenciamento do Processo
  9. Maintenace Management – Gerenciamento da manutenção
  10.  Product Tracking and Genealogy – Rastreabilidade e Genealogia
  11. Performance Analysis – Análise de Performance

5.  - CONCLUSÃO

6. - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Introdução

        O dinamismo da economia globalizada, o desenvolvimento das tecnologias de informação e a busca cada vez mais acirrada por clientes que aumentam as suas exigências, seja em qualidade, tempo de atendimento e, sobretudo custo, cria um novo panorama em âmbito mundial no ambiente de negócios e transações realizadas pelas organizações. A satisfação das demandas dos clientes, a redução do tempo da inserção de novos produtos no mercado e a busca do equilíbrio ideal entre qualidade e custo são alguns dos principais ingredientes que fomentam a competitividade entre empresas. Assim as organizações despenderam esforços e pesados investimentos em tecnologia para se tornarem competitivas. Uma das alternativas para aplicação estratégica do uso da tecnologia da informação é no auxílio dos processos produtivos, através do gerenciamento on-line das atividades no chão de fábrica. Neste sentido, o MES (Manufacturing Execution System) oferece aplicações de controle em tempo real, eliminando uma lacuna entre os sistemas de planejamento e os sistemas de controle. O objetivo é melhorar os processos, obter mais qualidade e suportar a tomada de decisão de forma consistente. O MES apresenta-se como alternativa de solução tecnológica para o gerenciamento de todas as etapas de um sistema produtivo. 

2. Manufacturing Execution System - MES

        Já que existe um chão-de-fábrica produzindo dados, o próximo passo é agregar significado e relevância a estes dados, para que eles se transformem em informações que serão levadas aos consumidores de nível corporativo. Por exemplo, para se determinar a real capacidade de uma planta, para balizar futuros investimentos, deve-se agrupar e relacionar informações produzidas no chão de fábrica (eficiência das linhas de produção) e levá-las aos consumidores no nível corporativo, que munidos de informações terão maior assertividade na sua decisão. O “abismo”, do ponto-de-vista da integração de sistemas, entre o mundo do chão-de-fábrica e a gestão deve ser minimizado. Embora os ERPs tenham em sua proposição módulos voltados para as necessidades da produção, muitas vezes a sua eficiência é questionada (nos módulos de interface com a produção), pois não refletem o dinamismo com a qual as mudanças acontecem no processo. Esta lacuna de integração de hardware e fluxos de informação entre gestão e chão-de-fábrica hoje está sendo preenchida por uma camada de software denominada MES (Manufacturing Execution System).

        O MES é um sistema que permite a comunicação eficiente entre produção, contabilidade, controle da produção, compras, qualidade, engenharia de manufatura, pesquisa e desenvolvimento, testes, entre outros. O MES é implementado entre o sistema de negócio da companhia, geralmente ERP, e os sistemas de chão de fábrica que estão operando em tempo real. As funcionalidades do MES servem como depósito central para a distribuição e coleta de todos os outros sistemas da organização.

        Para realização deste trabalho serão utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica para revisão literária abrangendo o tema sistema MES em indústrias e outros assuntos correlatos em vários suportes especializados  tais como, livros, artigos científicos, sítios de internet, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (341.2 Kb)   docx (90.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com