TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUFATURA CELULAR E SISTEMAS FLEXÍVEIS

Por:   •  30/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PITÁGORAS

DISCIPLINA: MANUFATURA CELULAR E SISTEMAS FLEXÍVEIS

PROFESSOR: JACQUES DOUGLAS

Relatório de Visita Técnica

EMPRESA: CIMAR CIMENTO BRAVO - MA

São Luis - MA

Maio 2015

FACULDADE PITÁGORAS

DISCIPLINA: MANUFATURA CELULAR E SISTEMAS FLEXÍVEIS

PATRÍCIA MARTINS EVANGELISTA

VISITA TÉCNICA

EMPRESA: CIMAR CIMENTO BRAVO - MA

Em atendimento à disciplina Manufatura Celular e Sistemas Flexíveis do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras para a obtenção da segunda nota parcial. Orientado pelo professor: Jacques Douglas.

São Luis - MA

Maio 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Empresa ..............................................................................................................4

2.2 Localização .........................................................................................................4

2.3 Histórico ..............................................................................................................4

2.4 Importância da Localização ............................................................................. ...4

2.5 Pontos Positivos e Negativos da Produção de Cimento .....................................5

2.6 Assuntos Relacionados a Disciplina ...................................................................5

3. CONCLUSÃO        7

4. ANEXOS        6

5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        7

1. INTRODUÇÃO

Atendendo a solicitação do professor Jacques Aranha, da disciplina de Manufatura Celular e Sistemas Flexíveis, apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante visita à unidade fabril de cimento.

A visita foi programada conforme solicitação no dia 29 de maio de 2015, na empresa CIMAR-MA.

2. DESENVOLVIMENTO

A visita foi realizada no dia 29 de maio de 2015 das 09:00h às 11:00h na unidade fabril CIMAR-MA, localizada na Rua Principal, 2 –Bairro Vila Maranhão, Estrada de Acesso BR-135, Ananandiba – São Luís – MA.

A unidade fabril pertence à Cimento Portland Participações-CPP, holding da Queiroz Galvão e Cornélio Brennand, trazendo como herança a solidez, ética e tradição de seus sócios, a empresa tem a missão de tornar-se referência na industria cimenteira brasileira, com a marca Cimento Bravo.

O projeto da CPP inclui a implantação de quatro unidades fabris, uma delas de moagem e três fábricas integradas, localizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Ao final desta etapa, prevista para acontecer ao longo de dez anos, a capacidade total de produção será de 8 milhões de toneladas.

A unidade de moagem de cimento, localizada em São Luís – MA em uma área de 18 hectares, às margens da BR – 135 e próximo à Ferrovia Transnordestina e ao Porto do Itaqui, o que facilita a obtenção de mátrias primas e a distribuição.

A segunda unidade, atualmente em fase de licenciamento ambiental, está localizada no município de Paripiranga – BA, onde será implantado um complexo minero-industrial, ou seja, uma mina de calcário integrada à fábrica de cimento. As outras duas unidades serão implantadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

A CPP já nasceu com uma enorme herança de sucesso e ratifica a solidez e tradição de excelência de seus acionistas As fábricas utilizarão as melhores tecnologias disponíveis para a indústria cimenteira e serão dotadas de equipamentos de primeira linha e alto desempenho, promovendo operações seguras, eficientes e ambientalmente sustentáveis. A marca Cimento Bravo se apresenta ao mercado do Norte/Nordeste de forma diferenciada e muito especial, refletindo valores de sustentabilidade socioambiental e o compromisso de longo prazo com seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Atualmente a produção é direcionada ao pronto atendimento do mercado de São Luis e das demais cidades do Maranhão e chega também ao Piauí e Pará. No processo de fabricação, a empresa reaproveita a escória proveniente da indústria siderúrgica de Açailândia, no Sul do Maranhão. Este subproduto da fabricação de ferro gusa é considerado um insumo estratégico fundamental para a competitividade do cimento e sua utilização tem efeitos positivos na preservação do meio ambiente.

É através de seu reprocessamento na unidade de moagem que essa escória, alcança sua versão mais eficiente e econômica de reaproveitamento, proporcionando um ciclo virtuoso na cadeia produtiva do Maranhão, que se reflete inclusive em melhora do resultado da indústria siderúrgica local. Outro ponto positivo é que a utilização desse material como substituto do clínquer promove redução das emissões de CO2 na atmosfera e economia de recursos naturais, como argila e calcário, contribuindo significativamente para uma operação ainda mais sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (371.8 Kb)   docx (277.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com