TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO NA MANUFATURA NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Artigos Científicos: INOVAÇÃO NA MANUFATURA NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 4

Taiicho Ohno, considerado o “pai do Just-in-Time”, nasceu na Manchúria, China, em fevereiro de 1912. Logo após sua formatura no departamento de Engenharia Mecânica da Escola Técnica de Nagoya , em 1932, começou a trabalhar na Toyoda Automatic Loom Works (Teares Automáticos Toyoda). Em 1943 transferiu-se para a Toyota Jidôsha, Automóveis Toyota, anteriormente divisão automobilística da Toyoda Automatic Loom Works. Esta divisão tornara-se independente da empresa-mãe e adotora o nome de Toyota Jidôsha (Automóveis Toyota) em 1937 . Em 1949 Ohno foi promovido à função de chefe da fábrica de motores. Em 1954 ascendeu à posição de diretor. Foi promovido a diretor administrativo em 1964, diretor administrativo sênior em1970 e a vice-presidente executivo, em 1975. Aposentou-se em 1978 assumindo a presidência do Conselho de Administração da Toyoda Automatic Loom Works. Faleceu em 1991.

Ao iniciar seus trabalhos na Toyota não possuia experiência anterior neste tipo de indústria. O Sistema Toyota de Produção (STP), dizia, surgiu da necessidade. Observador, perseverante e criativo, é possível que o fato de não ter sido exposto anteriormente ao ambiente da indústria montadora automobilística tenha-o livrado do fenômeno da “prisão de paradigma” e, portanto, facilitado a concepção de uma abordagem revolucionária e criativa para a administração da produção e operações.

Taiichi Ohno foi responsável, juntamente a colaboradores e às equipes de funcionários da Toyota, entre outras, pelas seguintes inovações e desenvolvimentos :

• 1947: Operação de 2 máquinas por operário. Lay-out paralelo ou em “L”.

• 1948: Sistema de produção “puxada” na oficina de usinagem de motores . A empresa enfrentava dificuldades devido à crise do pós-guerra, ao desaparecimento das encomendas do governo militar japonês e à alta inflação. A demanda era reduzida e espalhada entre um número elevado de modelos. O sistema convencional, “empurrado”, não era economicamente viável naquelas condições. No novo sistema que concebeu, cada operador movia-se para a estação de trabalho imediatamente anterior apenas para buscar os itens necessários ao trabalho do momento. De maneira semelhante a um comprador em um supermercado. O processo anterior teria, então, a responsabilidade de reabastecer a “prateleira”. O objetivo era conseguir controlar os estoques (de matéria prima, componentes, material em processo e produto acabado)

• 1949: Eliminação dos estoques intermediários na fábrica de motores, graças ao sistema “puxado”. Multifuncionalidade: operários “polivalentes” começaram a operar 3 ou 4 máquinas simultâneamente . Ainda neste ano Ohno solicitou aos trabalhadores que inspecionassem seus próprios serviços, melhorando a qualidade na linha de montagem e, simultaneamente, baixando os custos pela eliminação de cargos de inspetores.

• 1950: Implantação do sistema “puxado” nas diversas áreas da empresa, estendo-se até o marketing. A empresa, pressionada pelos bancos, decide reduzir drasticamente os estoque, produzindo exatamente o que fosse encomendado. Sincronização (gorika) da usinagem de motores e transmissão com a montagem final para diminuir estoques intermediários.

• 1953: Introdução de um sistema “kanban” primitivo na oficina de usinagem utilizando cartões de papelão para sinalizar as operações de processamento de materiais e a produção de peças. O procedimento foi denominado de “o método do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com