TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

administração e organização da manutenção

                                                     CAPITULO 1

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

                                                       CAPITULO 1

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina Manutenção Industrial.

Prof. Daniel Mariano da Silva

Guarulhos

2016

[pic 2]

Resumo capitulo 1

.............................................................................................................

Na administração da produção,toda atividade exercida em qualquer indústria ou instalação industrial exige uma certa atividade produtiva na manutenção,denominadas por meio de secção ou setor.

Na maioria dos casos,a manutenção é tolerada como um mal necessário,pois,se as maquinas quebrarem,terá alguem capacitado para conserta-la imediatamente.

No decorrer dos anos,o crescimento tecnológico das máquinas foram se tornando mais rápidas,levando em conta a necessidade da matéria prima,com o padrão de qualidade elevado,a principal causa é o aumento contínuo de produtividade de peças e mais serviços.

Para termos uma boa organização dentro de um sistema de manutenção,é necessário ter a eficiência para exercer a propria função dentro das conformidades com as metas,objetivos e atitudes da direção geral ou implantada segundo as necessidades que se apresentarem. Seja como for,qualquer tipo de organização pode prestar serviços satisfatórios como produtos em fabricação,equipamentos utilizados na instalação.

É importante termos em mente que todos os metodos gerenciais é aplicado ao departamento de manutenção.A  manutenção tem por finalidade principal em conservar equpamentos e máquinas que apresentam boas condições,porém os que possuem desgastes.É necessário realizar um conserto,substituindo por outro componente para não implicar na produção.

Portanto os objetivos da manutenção devem ser descritos de forma clara,globalizando os conhecimentos profissionais da matutenção como uma atividade global.Devemos levar em consideração os problemas que o gerenciamento pode ser aplicado como :mapa mental da manutenção,organograma detalhado,elaboração do planejamento em ação,desenvolver metodos de processos e fixar a colaboração pessoal na contabilidade com procedimentos contábeis que permitam controlar os custos de maneira mais segura.

A avaliação dos critérios de manutenção a serem aplicados depende normalmente da análise de disponibilidade frente a necessidade de utilização do equipamento, embora devam ser observados outros aspectos como sua importância na atividade fim da empresa, o custo de manutenção em relação ao imobilizado (custo acumulado de manutenção em relação ao custo de aquisição do equipamento), o tempo médio entre falhas, o tempo médio para reparo, a obsolescência do equipamento, as condições de operação a que são submetidos, os aspectos de segurança e os aspectos de meio ambiente.

      Considerando um conjunto de itens (equipamentos, obras ou instalações) fundamentais em uma linha de processo ou serviço, onde suas maiores disponibilidades têm relação biunívoca com maior produtividade e conseqüente geração de receita para a empresa, na avaliação dos pontos críticos podem ser encontradas as seguintes condições:

Itens em série - Neste caso, a disponibilidade final será obtida pelo produto das disponibilidades de cada item.

Itens em paralelo - Neste caso, a disponibilidade final será obtida pela soma dos produtos das disponibilidades de cada item por suas capacidades de produção, dividido pelo produto das capacidades de produção desses itens.

Itens redundantes - Neste caso, a disponibilidade final será obtida pela diferença entre a unidade e os produtos da diferença da unidade com a disponibilidade de cada item.

Obviamente, a disponibilidade final de um sistema misto de itens será o resultado da conversão a um sistema simples (série) e posteriormente a busca do elemento que esteja contribuindo para o pior valor.

Feita essa análise, dois caminhos podem ser adotados.

  • Equalizar os resultados de todos os itens em relação ao que apresenta o pior desempenho (solução econômica), ouprocurar aumentar a disponibilidade do “gargalo” de forma a poder obter maior produtividade do conjunto (solução estratégica).

Finalmente, utilizando a árvore de decisões, deverão ser comparados os dados de disponibilidade e capacidade com os valores de outros indicadores e variáveis como:

  • TMEF (tempo médio entre falha);
  • TMPR (tempo médio para reparos);
  • Custo relativo de reparo;
  • Idade;
  • Responsabilidade da manutenção;
  • Condição insegura de operação;
  • Risco ao meio ambiente;
  • Rentabilidade operacional;
  • etc.,

Para definir o tipo de estratégia de intervenção a ser adotada:

  • Preventiva por monitoramento - (sensores com medições com        freqüência inferior a um dia e controle preditivo);
  • Preventiva por estado - Inspeção - (seguimento de variáveis com freqüência máxima semanal e controle preditivo);
  • Preventiva por tempo - (desmontagem periódica para limpeza, ajustes e substituição de peças);
  • Preventiva por condição - (reparo de defeito);
  • Corretiva - (eliminação de causa que impede o item de operar).

Como alternativa para estabelecimento do tipo de intervenção a ser adotado podem ser usados símbolos ou sinais gráficos para indicar a condição favorável, indiferente ou desfavorável de atendimento às necessidades operativas do item, como, por exemplo, setas para cima, para baixo e para a direita; sinais de +, - e ±; caras sorrindo, triste ou apática, etc.

A combinação desses caracteres ou símbolos irá determinar a melhor estratégia de atuação em cada caso, podendo ser estabelecidos pesos para cada uma das variáveis para indicar sua maior ou menor importância quanto a decisão a tomar ou simplesmente utilizar a experiência de cada um dos envolvidos nessa decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com