TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE ESTÁGIO

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de agregar conhecimento prático ao conhecimento teórico adquirido na faculdade, o estágio foi realizado na área de programação e controle de produção (PCP), parte principal de uma organização. Ter uma produção bem programada e sem desperdícios é o maior objetivo das organizações. Para tal, buscam-se profissionais qualificados com o intuito de obter processos com menor custo de produção e máximo aproveitamento de matéria-prima, com a qualidade esperada e principalmente o mínimo de estoque possível. Neste contexto, uma boa programação evita transtornos como produção desnecessária, agrupa produtos com matérias-primas similares, diminui setup, e o controle otimiza os tempos, buscando melhoria contínua.

Com o sistema de cores, conquistou-se resultado imediato, pois quanto mais simples for o processo produtivo e mais claro ficar para o colaborador, mais qualidade e eficiência irão obter.

Desta forma, obteve-se por fazer parte desta área e por apresentar um amplo campo de atuação, desenvolvendo meus estudos e futuramente estar apto para aplicá-los à medida que se otimiza o PCP dentro da empresa. A empresa escolhida foi a Irmãos Gaidzinski, uma metalúrgica que fabrica máquinas para o setor moveleiro, com o PCP sob minha responsabilidade. Será descrito toda a sistemática do PCP realizada na empresa dentre outros aspectos relevantes. O estágio teve início em 09 de março e término em 03 de junho de 2015, com carga horária de 6 horas, totalizando 360 horas de estágio.

-

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 Descrição da empresa

No ano de 1978 a GAIDZINSKI Ind. e Com. Ltda deu início às suas atividades, tendo o Sr. ANTÔNIO GAIDZINSKI como seu fundador. No início, com uma pequena ferraria, prestava serviços ao homem do campo, uma das atividades mais comuns na região Braçonortense. O crescimento da região e a carência no setor metalúrgico fizeram com que a GAIDZINSKI ampliasse suas atividades. Com muito trabalho, esforço e dedicação, seu fundador, 3 filhos e colaboradores conseguiram ampliações, atendendo aos seguimentos de: usinagem, solda, funilaria e caldeiraria, solidificando-se no ramo metalúrgico e tornando-se muito conhecida em toda região. No ano 1989 a GAIDZINSKI deu início a novas atividades, passando a produzir implementos agrícolas, máquinas para processamento de grãos nos setores da suinocultura e avicultura, bem como estufas para a secagem de tabaco (fumo). À medida que a GAIDZINSKI seguia buscando cada vez mais aperfeiçoar seus produtos e serviços, também pensava em novos desafios. Localizada no centro do maior polo Moldureiro da América Latina e vendo a carência de equipamentos e a dificuldade para adquiri-los, sendo que praticamente todos os equipamentos disponíveis eram importados, dá-se então a GAIDZINSKI, um novo ramo de atividade. Hoje a GAIDZINSKI é líder nacional em acabamento no setor Moldureiro Civil e Decorativo, ampliando suas atividades também ao setor Moveleiro. Além do Brasil, a GAIDZINSKI estende suas atividades comerciais aos mercados consumidores da América do Sul, Central, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Com a visão de ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, bem como com o compromisso do aperfeiçoamento contínuo de seus produtos, com alta performance e confiabilidade. Tem a missão de atender e superar as expectativas dos seus clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, por meio de modernas tecnologias e elevada qualificação das pessoas.

1.2 Portfólio

Ilustração 1 – Máquinas para indústria moveleira

Fonte: www.gaidzinski.com.br

1.3 Atividades desenvolvidas

Ao iniciar o estágio na empresa, foi apresentado o sistema que ela possui como ferramenta de trabalho e a forma como é utilizado. A empresa possui um sistema que armazena toda a informação de entradas e saídas de produtos.

Para entender melhor o processo, é necessário entender o processo de fabricação das máquinas. Atualmente, na empresa, trabalham conforme a necessidade dos clientes, ou seja, projetam-se máquinas específicas para cada cliente.

O processo produtivo se divide em quatro setores: caldeiraria, usinagem, pintura e montagem. Não existe uma linha de produção, pois uma peça é diferente da outra e em várias situações as peças retornam ao processo, para melhor acabamento.

Máquinas que compõem os setores:

Caldeiraria: no setor de caldeiraria existe uma máquina de corte a laser, duas guilhotinas, três dobradeiras sendo uma CNC, solda MIG e TIG entre outros equipamentos.

Usinagem: no setor de usinagem, tem cinco fresas, sete tornos convencional, três centro de usinagem, dois torno CNC, duas rosqueadeiras, duas furadeiras, três serra, entre outras máquinas.

Pintura: contém três pistolas, quatro lixadeiras 4”.1/2” uma de 7” elétrica e duas pneumática, entre outros equipamentos.

Montagem: contém um carrinho com ferramentas necessárias para cada montador e um painel com ferramentas mais especificas.

Dentre esses processos, ainda existem as peças terceirizadas, como peças teflonadas, peças zincadas, jateadas, cortada e dobrada fora, pois nem sempre as nossas matrizes atendem o que se pede no desenho, ou até mesmo quando alguma máquina fica em manutenção, são obrigados a terceirizar as peças.

Tudo começa quando o comercial emite um pedido, que pode ser de um acessório de uma reposição de uma máquina, ou até mesmo de uma linha de máquinas, de acordo com a necessidade do cliente. Esse pedido é repassado para o projeto, que é feito o projeto das máquinas. Também é onde acontecem as discussões de melhoramentos para melhor satisfazer o cliente. Após o projeto ficar definido, é passado para o PCP, onde é feita a impressão de todos os desenhos que compõem a máquina. É feita uma ficha de controle de produção para cada desenho e também onde são definidas as datas de início e fim do processo produtivo entre outros controles. O PCP se encarrega da distribuição dos desenhos nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com