TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Relatório de Visita

Por:   •  30/6/2017  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório da visita de Lucas Ciavatta

No dia X de X de X a turma de X, perante a orientação da professora X, receberam o convidado Lucas Ciavatta, criador de um método com grande importância no meio musical.

Lucas deu início ao encontro explicando a origem etimológica da palavra “método”, palavra de origem grega que se refere a certo caminho que permite chegar a um fim.

O método “O Passo”, criado por Lucas Ciavatta em 1996, foi elaborado com intuito de romper barreiras metodológicas intensamente seletivas de acesso à prática musical. Os princípios básicos do O Passo são a inclusão, defendendo que todos podem aprender independentemente de dom, necessidades especiais, recursos materiais e meios, e a autonomia, entendendo que a prática musical é inerente ao corpo, à imaginação, ao grupo e a cultura.

O Passo há mais de vinte anos vem ganhando espaço e prestígio na educação musical. O método já foi experimentado em escolas, universidades e em projetos no Brasil e no mundo.

O método aborda quatro pilares fundamentais, tais como corpo, imaginação, grupo e cultura, para que haja um desenvolvimento eficaz da aprendizagem.

No O Passo, o corpo não é visto como algo inerente aos processos cognitivos realizados pela mente. As noções de espaço e tempo são construídas num diálogo entre a imaginação e a vivência corporal. Não há possibilidade da ausência do corpo na efetivação deste processo.

Lucas também defende que só é possível tocar ou cantar o que se vê. Ele também assegura que uma imagem mental clara do que deve ser tocado e cantado é a única forma de alcançar uma boa realização musical.

O Passo entende o fazer musical como uma oportunidade de socialização, como um espaço de troca e negociação. O indivíduo nunca está sozinho, para o seu desenvolvimento o trabalho em grupo será sempre fundamental. É a experiência no coletivo que fornece as ferramentas para que isso aconteça. 

O método O Passo defende que para uma boa prática musical, o executante precisa se aproximar do ambiente cultural onde a canção foi criada. O músico necessita conhecer a história, as tradições e as manifestações da composição.  

Lucas Ciavatta questiona que os quatro parâmetros da música (altura, duração, intensidade e timbre) não são suficientes para esclarecer a execução de contratempo, por exemplo. Pois quando falamos de contratempo não nos especificamos ao conceito de tempo em termos absoluto, e sim em localização no espaço musical. Diante disto Lucas estabelece o quinto parâmetro do sonoro – posição, que relaciona espaço musical e movimento corporal.

Além de o O Passo trabalhar a execução musical rítmica, o método também aplica-se na prática musical com alturas diferentes, concentrando-se na afinação. O método utiliza-se do recurso de solfejos por graus, propondo o desenvolvimento da compreensão entre alturas e habilidade de solfejo. O escopo desta prática é que a partir da utilização dos graus o indivíduo alcance a assimilação da relação entre as alturas.

As atividades do O Passo são sempre apresentadas coletivamente, pois como mencionado anteriormente – grupo – é um dos quatro pilares do método, visando a socialização, a troca e o compartilhamento.

Considerando tudo o que foi relatado anteriormente, pode-se dizer que o método O Passo se enquadra na Tendência Escola Novista, que enfatiza as trocas de experiências, que propõe o aluno como participante ativo das aulas, explorador e descobridor, e não como um mero receptor do conteúdo. Além disso O Passo, assim como a tendência Escola Novista centraliza-se na metodologia em grupo, buscando uma percepção atenta do que é feito pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com