TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP - Manufacturing Resource Planning

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

           

MRP 

Material Requirement Planning 

     

Maurício Silva Felix

Robson Salvador

Igor Miranda

Professor: Carlos Eduardo Almeida da Silva 

Matéria: Planejamento Operacional de Produção

         

Belo Horizonte

2015

Sumário

Introdução        

Sistemas de administração da Produção        

O que se espera de um sistema de administração da produção?        

O que é MRP?        

        Estrutura do Produto:        

        Tempo de Reposição:        

        Tempo de Fabricação:        

        Tamanho do lote de fabricação:        

        Tamanho do lote de reposição:        

        Estoque mínimo:        

        Estoque Máximo:        

Conclusão        

Referências Bibliográfica        

Introdução

Com o mercado cada vez mais competitivo e exigente foram surgindo à necessidade de se produzir de forma otimizada, objetivando atender o cliente no prazo planejado, e evitando as perdas e desperdícios na produção.  A partir dos anos 60 as empresas passaram a utilizar o MRP proveniente da sigla em inglês (Material Requirement Planning) ou planejamento das necessidades de Materiais que permitia calcular as quantidades de matérias-primas para produzir seus produtos.

        Já os anos 80 o MRP evoluiu para MRPII (Manufacturing Resource Planning), que além de planejar as entradas de matéria prima passou a planejar outros recursos essenciais da produção como mão de obra, máquinas etc...

Sistemas de administração da Produção

O sistema de administração da produção é um sistema de informações que fornecem os elementos necessários para facilitar a tomada de decisão seja no nível tático ou operacional que busca responder as seguintes questões:

- O que produzir e comprar;

- Quanto produzir e comprar;

- Quando produzir e comprar;

- Com que recursos produzir;

As respostas a estas questões visa atender os objetivos estratégicos da organização. Nos últimos anos, houve um aumento de consciência sobre a importância da Administração da Produção e Operações, devido ao reconhecimento que tem a manufatura para a posição da empresa perante seus concorrentes.

O que se espera de um sistema de administração da produção?

  • Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organização: A necessidade de planejar demandas futuras de capacidade deve-se a uma característica básica dos processos decisórios que envolvem obtenção de recursos: A inércia da decisão, ou seja, o tempo entre a tomada da decisão e o resultado desta decisão.
  • Planejar os materiais comprados: Para que estes não cheguem nem antes nem depois, nem em quantidades maiores ou menores do que aquelas necessárias ao atendimento da demanda.
  • Planejar os níveis adequados de estoques de matérias-primas, semi-acabados e produtos acabados nos pontos certos: A gestão dos níveis de estoques é parte das atribuições dos sistemas de administração da produção uma vez que o fluxo de materiais na produção é estratégico para o custeio e por que não dizer sobrevivência da organização.

  • Programar atividades de produção para garantir que os recursos produtivos envolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas atividades certas e prioritárias: Devido a escassez é importante a disponibilização e planejamento correto dos recursos produtivos.
  • Ser capaz de saber e de informar corretamente a respeito da situação corrente dos recursos (pessoas, equipamentos, instalações, materiais) e das ordens (de compra e produção): A participação da cadeia de suprimentos é fundamental neste momento, a disponibilidade destas informações favorece o controle da produção.
  • Ser capaz de prometer os menores prazos possíveis aos clientes e depois, fazer cumpri-los: é necessário que após firmar um prazo com um cliente, sistemas de acompanhamento façam com que estes sejam cumpridos de forma a garantir a confiabilidade da organização. Ser capaz de prometer os menores prazos possíveis aos clientes e depois, fazer cumpri-los: é necessário que após firmar um prazo com um cliente, sistemas de acompanhamento façam com que estes sejam cumpridos de forma a garantir a confiabilidade da organização.
  • Ser capaz de reagir eficazmente: As constantes mudanças do mundo globalizado faz com que as organizações necessitem desenvolver alta capacidade adaptativa de maneira que sejam capazes de atender a demanda mercadológica apesar de todas as inconstâncias operacionais e ou produtivas.

O que é MRP?

Proveniente do inglês Material Requirement Planning o MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) esse sistema surgiu na década de 60 para transformar uma previsão da demanda de um determinado produto em uma programação das necessidades dos itens para comporem este mesmo produto. Com o cálculo das necessidades é possível cumprir os prazos de entrega dos pedidos, com a formação mínima de estoque. Isto significa produzir somente as quantidades necessárias para atender as solicitações dos clientes sem a criação de estoques desnecessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com