TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP Material Requirements Planning

Por:   •  12/12/2016  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Para que um sistema seja organizado, é necessário que por ele passem um fluxo de recursos acompanhado por um fluxo de informações responsáveis pelo seu controle. Exemplos de sistemas como MRP (Material Requirements Planning) e MRP II (Manufacturing Resources Planing) transformaram-se em um sistema completo de gestão d empresa, englobando o planejamento dos materiais e recursos relacionados à capacidade produtiva das empresas. O sistema ERP (Enterprise Resourses Planning) vem sendo bastante utilizado no mundo, com os principais softwares SAP e Oracle.

Com relação ao processo envolvido no sistema, remetemos ao termo do Estoque de Segurança (ES). Se uma empresa resolve manter um ES, significa obter do fornecedor (itens comprados) uma quantidade além da necessária para atender a demanda planejada que será usada no caso de ocorrer alguma eventualidade.

As empresas que fabricam produtos complexos sobre encomenda, que conhecem a sua demanda, fica ainda sujeita as incertezas. Essas incertezas podem ter três causas: Ambiente externo, o cliente e o fabricante. Por frequência com o que essas ações podem ocorrer, algumas empresas optam por um ES em muitos de seus componentes.

O parâmetro ES e mais um conjunto de informações são tratados pelo sistema ERP, que possibilita a análise das informações e tomar as decisões de aceitá-las ou não é a usuária do parâmetro, pois irá decidir e agir no sentido de transformar o parâmetro cadastrado do sistema em um estoque físico. Na prática, o processo de definição segue dois modelos: no primeiro, uma área define o ES e carrega o dado no sistema, sendo uma outra usuária deste parâmetro, no segundo a área usuária é a mesma que define o valor do parâmetro. Ambos modelos podem apresentar problemas. A área responsável pela definição do parâmetro pode não ter acesso a todos os dados e informações necessárias para a definição adequada do ES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com