TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Ambiente de Programação

Por:   •  30/3/2020  •  Ensaio  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente de Programação

Após realizar o download e ficar online com o PLC o próximo passo é criar o programa de controle. Para tanto, o TIA Portal segue a norma IEC 61131-1 referente as linguagens de programação para PLC.  Todo programa no TIA Portal tem por padrão um programa principal chamado MAIN(OB1). Sendo possível acrescentar outros programas mas todos dependem de serem chamados a partir do MAIN. Na Figura 1 é possível visualizar o ambiente de programação do TIA Portal com as principais instruções e objetos tecnológicos.

[pic 1]

Figura 1 - Ambiente de Programação

A CPU S7-1200 possui objetos especificos para controle de movimentos. Os objetos são utilizados para controlar motores de passo e servo motores.

A  CPU S7-1200 usa as saídas digitais como saídas do gerador de pulso para controlar os motores. Em CPUs com saídas de relé, o sinal de pulso não pode ser gerado porque os relés não suportam as freqüências de comutação necessárias.

Os objetos motion estão disponivéis na versão 4.0. Para inserir objetos de movimentação no projeto, basta acessar a aba de tecnologia e adicionar um novo objeto do tipo motion. Conforme figura abaixo.

[pic 2]

Ao inserir o objeto tecnologico de movimentação é necessário configura-lo conforme as especificação do motor e do driver de corrente utilizado para potência do motor. Na figura abaixo é possível visualizar as configurações necessárias para as sáidas digitais do PLC geradoras de pulsos.

[pic 3]

A configuração do drive é especificado na aba extended parameters, onde  especificamos a saída digital que habilita o drive além de configurar a quantidade de pulsos por revolução. Está  informação deve ser a mesma da selecionada no drive.

[pic 4]

Na aba dymamics é possível setar a velocidade maxima, a velocidade de start e stop, aceleração, desaceleração, tempo de rampa de subida e descida.  

[pic 5]

O objeto tecnológico de movimentação, possui uma ferramenta especifica para comissionamento do motor. Nesta ferramenta é possível testar o motor realizando movimentos para frente e para trás, como também, descola-lo para uma distância especifica ou uma quantidade de pulsos. Tendo como referência o home do motor ou uma posição incremental.

[pic 6]

Os objetos tecnologicos de movimentação é ponto de destaque da ferramenta TIA Portal em relação a outras ferramentas que possuem o mesmo objetivo. A facilidade de configuração e a inovação são os pontos fortes para os profissionais da área de automação que lidam com movimentação.

Referência

SIEMENS, Siemens S7-1200 Easy Book manual, GERMANY, 2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (938.1 Kb)   docx (479.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com