TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manufatura

Por:   •  14/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDRAL DO PIAUÍ

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A MANUFATURA MECANICA

PROF.: FRANCISMILTON TELES

ALUNA: NATHÁLIA CRISTTINA COSTA DA SILVA

RELATÓRIO DE ENSAIOS DE TRAÇÃO E DUREZA

No ensaio de tração sem extensômetro foi utilizada a máquina universal de ensaios e como corpo de prova um pedaço de vergalhão comum usado na construção civil com diâmetro de meia polegada e comprimento de 140 mm. Primeiramente, verifica-se se o corpo de prova está totalmente alinhado e aplica-se uma pré-carga antes do ensaio como medida de segurança. A seguir é aplicada a força através de uma interface que mostra um gráfico com a força aplicada e o deslocamento ocorrido. Nota-se que a força atinge o máximo, começa a reduzir, o corpo de prova começa a diminuir seu diâmetro até a sua ruptura. A interface mostra que a força máxima atingida foi de 83,3 KN, a tensão de escoamento foi de 552,59 Mpa e a deformação especifica foi de 26,5 %.

Foram realizados ensaios de dureza por penetração Rockwell, Brinell e Vickers. Primeiramente realizou-se o ensaio de dureza Brinell cujo o penetrador é uma esfera, neste ensaio específico esfera de 2,5 cm e um fragmento de vergalhão como corpo de prova. O ensaio de dureza Brinell consiste em aplicar uma força na esfera por um tempo determinado na superfície do corpo de prova. Foi aplicada uma força de 1839 N por um tempo de 15 s, o que provocou uma calota de 282 mm. Logo após, a partir da calota encontra-se no manual da máquina um coeficiente de 0,004 e o multiplica pelo valor da calota provocada pelo penetrador.

282 mm × 0,04 = 1,128 mm

E para encontrar o diâmetro da calota impressa multiplicou-se por 4.

1,124 mm × 4 = 4,512 mm

E verificando na tabela presente no manual a dureza é de 178 HB.

O segundo ensaio de dureza realizado foi o de Rockwell, também utilizou-se um fragmento de vergalhão como corpo de prova, por ser um aço de baixo carbono adotou-se a escala C. Neste ensaio, ao contrário do ensaio de Rockwell não há tempo de aplicação e não precisa medir o diâmetro. Primeiramente, aplica-se uma pré-carga para garantir o contato com o corpo de prova e em seguida uma força de 1471 N. Logo após, o durômetro aponta uma dureza de 11 HRC.

E por último foi realizado o ensaio de dureza Vickers na máquina de microdureza com penetrador de pirâmide de diamante de base quadrada e um bloco padrão como corpo de prova. Primeiramente observa-se se as faces do corpo de prova estão bem paralelas para melhor impressão. Aplicou-se uma força de 100 gF por um tempo de 15 s. A dureza do corpo vai se basear nas diagonais da impressão provocada pela pirâmide. As diagonais obtidas foram: D1: 29,52 mm e D2: 28,62 mm e uma dureza de 219,1 HV.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com