TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marca Nokia

Monografias: Marca Nokia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

A Nokia Corporation (pronúncia em finlandês: [ˈnɔkiɑ], nóquia) é uma empresa finlandesa de telecomunicações que tem sede em Keilaniemi, Espoo, cidade vizinha a Helsinki, capital da Finlândia.1 Líder mundial na fabricação de aparelhos, de um modo geral, para comunicações móveis, com aproximadamente 40% do mercado de telecomunicações em 2007,hoje com cerca de 2% do mercado mundial a 7ª maior fabricante de celulares do mundo atrás da Samsung, Apple, LG, HTC, Huawei e Sony.

Em 3 de setembro de 2013 a Microsoft Corporation, compra a divisão de aparelhos móveis da Nokia por cerca de US$ 7,2 bilhões2 a Microsoft Brasil ganha a vantagem da fabricação local ao ingressar no crescente mercado local de smartphones. - que já superou o de celulares simples. - Desde 1998, a Nokia, que tem 2 mil funcionários no país, conta com uma fábrica na Zona Franca de Manaus.3

A Microsoft passou a controlar a Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia a partir do dia 25 de abril de 2014 e Microsoft Mobile é o novo nome4 .

Índice [esconder]

1 Começo

2 Telecomunicações

3 Microinformática

4 Telefonia móvel

4.1 GSM

4.2 SMS

4.3 Os sistemas operacionais

4.4 Parceria com a Microsoft

5 Referências

6 Ver também

7 ligações externas

Começo[editar | editar código-fonte]

A empresa, fundada por Fredrik Idestam, empresa de pequeno porte no setor das telecomunicações móveis a nível mundial, foi fundada em 1865, sendo na época uma fábrica de papel. Perto do final do século XIX, a empresa envolveu-se no negócio das botas de borracha e armários de madeira e fundou uma companhia com uma vertente mais tecnológica, já que este produto e os químicos que lhe eram associados constituíam na época o setor tecnologicamente mais desenvolvido. Com a expansão da eletricidade na Finlândia, a partir de 1910 a fabricação de cabos elétricos cresceu consideravelmente, até porque também era preciso suportar as necessidades impostas pelo telefone. Nasceu assim mais uma companhia no grupo finlandês, desta feita dedicada aos cabos elétricos.

Telecomunicações[editar | editar código-fonte]

A Casa Nokia, sede da Nokia no Golfo da Finlândia, em Keilaniemi, Espoo, foi construído entre 1995 e 1997. É o local de trabalho de mais de 1000 trabalhadores da Nokia.

Em 1960 foi criado um departamento de eletrônica na fábrica de cabos, passo que abriu caminho para uma nova era nas telecomunicações. Em 1967 foi formada a Nokia Corporation, constituída pela Companhia Nokia que se dedicava ao negócio do papel e ainda pela fábrica de borracha e pela de cabos. Mas essa mesma década ficou principalmente marcada pela entrada da Nokia no mundo das telecomunicações, onde viria a ganhar grande destaque. Em 1963 desenvolveu um radiotelefone e em 1965 apresentou um modem para transmissão de dados.

Microinformática[editar | editar código-fonte]

Na década de 80 começou a desenvolver-se a indústria da microinformática e a Nokia dedicou-se, com sucesso, à produção de computadores, monitores e até de televisores preparados para as transmissões em alta definição, as ligações por satélite e o teletexto.

Telefonia móvel[editar | editar código-fonte]

Evolução do tamanho dos modelos de celular Nokia

Entretanto, em 1981, foi criada na Escandinávia a primeira rede internacional para telefones móveis. Coube à Nokia fazer os primeiros telefones para usar em automóveis. Os celulares na altura eram muito grandes e pouco portáteis e foi de novo a empresa finlandesa a inovar ao apresentar, em 1987, um telefone verdadeiramente portátil. A partir de então, a Nokia apresenta inúmeras inovações em aparelhos de comunicação portátil agregando a eles várias funcionalidades, fazendo com que celulares tornem-se aparelhos multiúso. Em 2003, a Nokia lançou seus primeiros celulares com câmera fotográfica digital com resolução de 388x245 pixels, não chegando a 0.1Mpx. Dois anos depois, em 2005, a Nokia lançou modelos com câmera digital VGA com 640x480 pixels, ou 0.3Mpx, além do primeiro com câmera de 1.0Mpx com exclusivo flash embutido. Já em 2006 e 2007 chegaram celulares com câmera de até 3.2Mpx além de MP3, capacidade de armazenamento de 2GB e internet Wi-Fi. Em 2008 a Nokia lança os modelos Nokia N95 e com câmeras de 5.0Mpx e mais tarde o N95 com 8GB capacidade de armazenamento, MP3. E em 2007 o N82 com com câmeras de 5.0Mpx que inclui flash Xenon, memória RAM dobrada para 128 MB, se tornando o melhor Nseries de 2007 e 2008, pois nenhum outro série N havia flash xenon, o que dava mais qualidade em fotos. A Nokia foi também a primeira empresa a lançar celulares com tela de 16 milhões de cores, superando a concorrência que usava até 260 mil cores.

GSM[editar | editar código-fonte]

Em 1991 foi adotado o sistema GSM (Global System Mobile Communications - Sistema Global de Comunicações Móveis) em toda a Europa, que permitia, para além do som, a transmissão de dados, o mercado foi regularizado. A Nokia, a primeira empresa a realizar uma chamada em GSM, viu as potencialidades do setor e esta tornou-se na principal área de intervenção do grupo finlandês. Nesse mesmo ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com