TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Reflexivo

Trabalho Universitário: Memorial Reflexivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 2

O Potencial das TDICs

Um mundo novo exige uma escola nova e a velocidade das mudanças tem aumentado exponencialmente. Com tantas ferramentas disponíveis para aprender e partilhar, os jovens das novas gerações estão cada vez mais demandando e exigindo das escolas novas posturas e metodologias de ensino. Um modelo de ensino tradicional – ou analógico – não dá conta de suprir as necessidades de um aluno cada vez mais digital. As instituições de ensino precisam rever suas práticas educacionais para se adaptarem ao novo perfil de alunos.

Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação esse processo de ensinar e aprender ficou muito mais dinâmico. Os conceitos e conteúdos ficaram mais próximos do aluno. Atualmente para se obter eficácia na transmissão do conhecimento, tanto escola quanto professores deverão evoluir e repensar suas práticas didáticas.

Quando o mundo mudava devagar, olhar para o futuro era uma arte ascética, eremítica, mística, envolta de segredos, extraída de entranhas, quase sempre produto de incorretas profecias, divinamente inspiradas nas sibilas dos oráculos da antiguidade. Com a descoberta de novos meios de comunicação, a informação está acessível e disponível a qualquer hora, em qualquer tempo.

Esses avanços tecnológicos entram na escola como ferramentas poderosas para auxílio no desenvolvimento de aulas mais interessantes e ricas em conteúdos. Não existem mais barreiras no tempo e no espaço. O aluno aprende na sala de aula, continua produzindo conhecimento em casa, na rua com os colegas, enfim, a aula não tem mais o horário definido pelo tempo do relógio. Toda hora é hora de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com