TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Reflexivo Do Estágio Institucional

Por:   •  5/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.467 Palavras (22 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO INSTITUCIONAL

Relatório de Estágio apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista no Curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à distância, do Centro Universitário Internacional UNINTER.

CARVALHO, Dayane

3305624

ITABAIANA/SE

2023

  1. AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL

  1. Identificação da instituição

O Estágio Supervisionado foi realizado em um colégio da Rede Privada, o Colégio Saber, situada na Rua Antônio de Santana, n° 217, município de Itabaiana, Sergipe. O professor E.S.O. é o responsável pela Direção Administrativa e Pedagógica. O contato com a escola pode ser feito através dos números de telefones: (79) 3431-4706 / (79) 9 9813-2802; e do e-mail: colegioosaber@live.com.

O colégio atende quase 800 alunos e oferta toda a Educação Básica, formada pelos três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A instituição funciona nos turnos Matutino e Vespertino. Atualmente, o colégio apresenta as seguintes características físicas: duas secretarias, uma sala de espera, 17 salas de aula, duas cantinas, uma quadra poliesportiva, 10 banheiros, uma biblioteca, uma sala de música, uma sala de judô, uma sala de balé, uma diretoria, duas salas de coordenação e um almoxarifado.

Segundo o Projeto Político Pedagógico (PPP) do referido colégio, os principais objetivos da instituição são: o fortalecimento do educando, da postura humana e dos valores aprendidos, a partir da criatividade, da sensibilidade, da contestação social e da esperança; além de abrir espaço para as causas da inclusão, da diversidade e da igualdade de direitos.

  1.  Registro da queixa

A queixa foi relatada pela professora L.R.S., que dá aula no ensino fundamental maior. A problemática concentra-se na turma do 7° ano, onde boa parte dos alunos são desatenciosos e pouco solícitos em relação as atividades de casa, em que na maioria das vezes voltam com as atividades sem respostas. Tal problemática já foi motivo de reunião com os pais, mas que, em diversas situações, demoram a aparecer, mesmo após solicitações. Atrelado a isso, é perceptível o uso excessivo do telefone celular no ambiente escolar.

  1.  Primeiro sistema de hipóteses

O primeiro sistema de hipóteses (Quadro 1) foi realizado a partir da Entrevista Operativa Centrada na Modalidade de Ensino/Aprendizagem – EOCMEA. Esta técnica foi proposta por Carlberg (1998), que visa o diagnóstico psicopedagógico institucional. Portilho et al. (2018) retrata que esse método se inicia com a observação dos sintomas, a fim de identificar os elementos causadores, visando o auxílio na formulação das hipóteses e a organização de um sistema de ação para futuras investigações a serem aplicadas em grupo.

Na primeira sessão foi conduzido a EOCMEA, inicialmente, foi utilizado a Sugestão de Interação para o primeiro contato com os alunos: “Bom dia! Eu sou Dayane Carvalho e estou aqui, conforme a professora Lilian deve ter comentado, para conhecer vocês, como é o relacionamento entre vocês, então proponho uma atividade inicial, que consistiu em uma entrevista”. Logo após, foi utilizada uma dinâmica em grupo, conhecida como “Toca do Coelho”. Tal atividade foi realizada a fim de trocar informações entre os alunos, promovendo a integração entre equipes. Objetivo da atividade: Por ser uma atividade dinâmica, ela é fundamental para um momento de descontração, principalmente, levando em consideração o período conturbado de final de ano letivo. Tempo de atividade: estimado em 40 minutos.

Descrição da atividade: A turma foi dividida em grupos de três pessoas, sendo que duas tinham que estar de mãos dadas, para simbolizar uma toca, enquanto a terceira pessoa ficava no meio, simulando o coelho. Minha função foi ser mediadora da dinâmica. Logo, era feito o sinal (com um assovio) para que os coelhos trocassem de toca e, em seguida, para que as tocas também trocassem de lugar. Sendo assim, a cada troca, os alunos tinham um espaço de um minuto para falarem como se sentem dividindo as manhãs com a turma e como lidam com as tarefas escolares.

Durante a atividade os alunos iniciaram de forma tímida e recuados. Depois de alguns minutos, eles começaram a se abrir e relatar de forma mais clara como se sentiam quanto às perguntas feitas durante a entrevista. Durante a dinâmica, a maioria dos alunos relataram que tem uma boa relação com os colegas, que é uma turma paciente, brincalhona e respeitosa. O obstáculo maior foi descrever a falta de interesse nas tarefas escolares. Muitos relataram que não apresentam nenhum apoio para os estudos e que passam o restante do dia assistindo TV, curtindo vídeos e fotos em redes sociais, ou jogando Vídeo Games.

Hipóteses da observação temática e dinâmica: Os alunos apresentam uma boa relação afetiva, são companheiros e falantes, apesar da insegurança inicial. Nesse primeiro momento, eles conseguiram interagir e responder as perguntas, além de relatarem as dificuldades referente as tarefas escolares.

Quadro 1: Organização das informações do primeiro sistema de hipóteses.

Dimensões

Hipóteses

Linha de Pesquisa

Conhecimento

Existe um potencial para o pensamento não explorado;

A metodologia é boa, só falta aperfeiçoar a técnica da aplicação.

Observar uma aula;

Analisar material escolar;

Metodologia/Conteúdo.

Relacional

Ansiedade frente ao novo;

Vínculo positivo com a escola, vínculo negativo fora da escola;

Queixa pela queixa;

Cooperação.

Observação nas aulas;

Aplicação de técnica projetiva “Par Educativo”.

Funcional

Organização escolar, de acordo com as necessidades dos alunos;

O colégio apresenta um misto de metodologias: tradicionais e liberais.

Entrevista aberta com o diretor;

Análise da Proposta Pedagógica;

Entrevista com a professora.

Estrutural

Boa infraestrutura – comporta o número de alunos, é seguro e dinâmico;

A equipe preza pelo cuidado escolar.

Estudo do regimento escolar;

Análise do organograma do colégio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (733 Kb)   docx (758.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com