TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

Por:   •  21/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  1.490 Visualizações

Página 1 de 10

MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO INSTITUCIONAL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

1 AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Em decorrência da Pandemia, a Instituição está mantendo suas atividades por vias remotas, ficando aberta ao público e para os professores de Segunda a Sexta-feira das 08:00 as 12:00, com rodízio de funcionários.

A Instituição conta com 4 turmas, sendo: Infantil I (berçário) – 0 a 2 anos de idades; Infantil II – 2 a 3 anos de idade; Infantil III – 3 a 4 anos de idade; Infantil IV – 4 a 5 anos de idade.

As turmas de Infantil I, II e III matriculam no máximo 20 alunos e a turma de Infantil IV até 25 alunos.

Além das 4 salas de aula, a Instituição possui: 1 sala de coordenadoria; 1 biblioteca; 1 sala de brinquedos; 1 cozinha; 1 cozinha para mamadeiras; 1 sala para professores; 1 banheiro feminino com acessibilidade para adultos; 1 banheiro masculino com acessibilidade para adultos; 2 banheiros externos para serviços gerais; 1 banheiro infantil feminino e 1 banheiro infantil masculino para as turmas de infantil III e IV, as turmas de infantil I e II possuem banheiro na sala; 1 pátio; 1 depósito; 1 lavanderia; 1 parquinho. Toda a estrutura física da Instituição possui acessibilidade.

A instituição tem como missão a valorização da relação entre família e escola acreditando ser uma parceria que dá certo e contribui com o desenvolvimento integral das crianças.

1.2 REGISTRO DA QUEIXA

A queixa apresentada pela Coordenadora da Instituição diz respeito a um grupo de professores que atuam na turma do Infantil I e que possuem altos e baixos em seu relacionamento como equipe, apresentando episódios de muitas reclamações.

1.3 PRIMEIRO LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES

A partir da queixa apresentada pela Instituição foi possível perceber que possivelmente o grupo esteja sofrendo pela falta de comunicação entre as partes, em decorrência do distanciamento social, já que o grupo se relacionava bem anteriormente, e, também, dificuldades em cumprir os combinados feitos pela equipe que pode estar relacionado a falta de empatia em certos momentos.

No âmbito do conhecimento as professoras demonstram ter um bom nível cognitivo e estão dispostas a aprender. No âmbito da interação demonstraram relacionarem-se bem tanto entre si quanto com a gestão. No âmbito funcional as professoras cumpriram no tempo e sem maiores dúvidas o que a consigna pedia. No âmbito estrutural, demonstraram ter cuidado ao que responderiam ou falariam na presença da coordenadora.

1.3.1 REGISTRO DESCRITIVO DAS SESSÕES REALIZADAS

O Contato com a instituição iniciou-se através de ligação telefônica para conferir a disponibilidade da mesma em aceitar a realização do estágio, ficou acordado de realizarmos um encontro para preencher o termo de compromisso e então fazermos o enquadramento das atividades do estágio.

Feito isso, as sessões diagnósticas iniciaram-se com a Coordenadora Pedagógica da Instituição com o intuito de entender um pouco mais a queixa apresentada inicialmente. Nas primeiras sessões a coordenadora fez um relato histórico da turma, considerando que a turma em questão apresenta muita resistência de pais em manter os filhos na creche acarretando num número considerável de crianças que entram e saem, aumentando assim os desafios enfrentados pelas professoras desta turma.

O principal motivo elencado pelos pais pela desistência da matrícula está, segundo a coordenadora, relacionado a saúde, as crianças são muito novas e acabam adoecendo com frequência e, para aqueles pais que encontram alguém para cuidar, a criança estará melhor cuidada em casa, para aqueles que necessitam da vaga para trabalhar acreditam e confiam no trabalho e no cuidado das professoras.

É uma turma de 0 a 2 anos de idade o que acaba gerando um desafio relacionado as diferenças de idade, alguns são muito bebês, outros estão aprendendo a andar, mas, de acordo com a coordenadora, o número de crianças para se abrir uma turma de berçário que atenda aos alunos de 0 a 1 ano de idade é pequena, sendo a melhor solução juntar as duas turmas (berçário e infantil I).

A turma conta com 4 professoras sendo 2 professoras efetivas do município, 1 contratada em regime de contrato de trabalho selecionada por processo seletivo municipal e 1 estagiária contratada através da empresa CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que também seleciona os candidatos por meio de processo seletivo.

As atividades, em virtude da Pandemia do COVID-19, estão sendo enviadas através do aplicativo Whatsapp, onde foi criado um grupo para tal. As professoras fizeram um combinado de que a cada segunda-feira uma delas enviaria a atividade aos pais e pediria um retorno através de imagem para registrar e anexar ao Portfólio da criança.

Para que fosse possível fazer as observações fui adicionada ao grupo e acompanhei a proposta de atividade que tem como projeto principal “Alimentação Saudável”, e a devolutiva dos pais, sendo que nem todos os pais fizeram a devolutiva da proposta de atividade.

Não obtive acesso ao Projeto Político Pedagógico da instituição (PPP), que acordou em enviar por e-mail, porém não aconteceu. Em relato, a coordenadora diz que o documento existe, mas que já teria que ter sido atualizado, porém como justificativa do momento delicado em que nos encontramos não foi possível fazê-lo.

Também foi realizada a atividade de EOCMEA (Entrevista Operativa Centrada na Modalidade Ensino Aprendizagem) e Dinâmica de grupo que estarão relatadas nos anexos.

Para maior entendimento do sintoma foi realizada uma entrevista com uma das professoras da turma, também através de vídeo chamada, onde realizei as perguntas que constam no texto da aula 4 pág. 8 da disciplina Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional da professora Ana Paula Picheth.

Para o Levantamento histórico da Instituição foram realizadas sessões por vídeo chamada com a Coordenadora.

1.3.2 PARECER PSICOPEDAGÓGICO

Hipóteses do âmbito do conhecimento:

- As professoras demonstram ter um bom nível cognitivo em nas suas funções em relação ao ensino aprendizagem dos seus alunos.

Hipóteses do âmbito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com