TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL REFLEXIVO – ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA

Por:   •  8/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  5.751 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SUELY DO SOCORRO DOS SANTOS BARATA

   SAYONARA NASCIMENTO LÓ

MEMORIAL REFLEXIVO – ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA

 INSTITUCIONAL

ANANINDEUA

2019

SUELY DO SOCORRO DOS SANTOS BARATA

                       SAYONARA LO

MEMORIAL REFLEXIVO – ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Memorial Reflexivo de estagio apresentado    como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à distância, do Centro Universitário Internacional UNINTER

ANANINDEUA

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------              4

1.1 Históricos da Psicopedagogia no Brasil ---------------------------------         4

1.2 Justificativa ---------------------------------------------------------------------        5

2. Pratica –Avaliação Psicopedagogica institucional ---------------        6

2.1 Identificações da instituição ---------------------------------------------------        6

2.2 Registro de queixa-----------------------------------------------------------------   6

2.3. Primeiro sistema de hipóteses  --------------------------------------------------7

2.4 Registros descritivo das sessões realizadas  ------------------------------7

2.5  Cronograma --------------------------------------------------------------------------12

2.6 Parecer Psicopedagogico  ------------------------------------------------------        13

2.7  Informe Psicopedagogico ---------------------------------------------------        14

2.8  Proposta de intervenção institucional ----- ----------------------------        15

2.9 - Devolutiva a escola e grupo focal -------------------------------------------15

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------        16

        REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------        17

        Anexos

1- introdução

O trabalho aqui realizado tem por objetivo apresentar resultados que foram observados durante a realização do estagio supervisionado institucional. O referido trabalho esta organizado da seguinte forma: No primeiro capitulo um breve histórico da Psicopedagogia no Brasil, desde o seu surgimento e os objetivos que estudo de caso visa alcançar, justificativa e apresentação das informações acerca do público a ser estudado. No segundo capitulo apresentaremos as queixas e as hipóteses da problemática apresentada pela intuição educacional. No terceiro capitulo apresentaremos o desenvolvimento do trabalho, seguido das observações, relatos, analises e organização das etapas do trabalho e encaminhamentos que auxiliem os educadores da intuição na problemática apresentada.

1.1 – histórico da Psicopedagogia institucional no Brasil.

O movimento da Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70 e sofreu grande influencia da literatura Argentina, devido à proximidade entre os países e o fácil entendimento da língua, as idéias argentinas permeiam nossa pratica.

Na mesma década iniciam os cursos com duração de 2 anos na cidade de Porto Alegre/RS, para a formação de especialista em Psicopedagogia, sendo que a preocupação com problemas de aprendizagem ,já vinham motivando autores Brasileiros desde a década de 60 a realizar estudos nesta área onde associavam os deficiências de aprendizagem a disfunção neurológicos  conhecidas como as DCM ou Disfunção cerebral mínima ( Bossa,2000).

Jorge visca foi um dos difusores da Psicopedagogia no Brasil, nasceu em baradeiro (1935-2000), província de Buenos Aires, na argentina. Graduou-se em ciências da Educação foi psicólogo social, fundou vários centros de estudos Psicopedagogia em Buenos Aires, Misiones, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Salvador.

 Uma de suas grandes contribuições para Psicopedagogia  foi a epistemologia convergente , que propõe um trabalho clinico com bases nas escolas: Psicogenéticas de Piaget,psicanalítica de  Freud e a psicologia social de Enrique .

1.2 Justificativa

O presente trabalho é de suma importância para nossa vivencia pratica em sala de aula como futuros psicopedagogos, conhecer e vivenciar as experiências do dia-dia  em sala de aula e suas dificuldades nos dará base para uma boa formação acadêmica.

2. Pratica-Avaliação Psicopedagogiaca institucional

2.1-Identificação da instituição

      O estagio supervisionado foi realizado na escola Espaço Educacional Criança Arte e criatividade, localizada na travessa WE- 48 Nº 431, bairro cidade nova município de Ananindeua Pará, telefone  (91)981860935, Possui 160 alunos distribuídos em 11 salas, escola funciona apenas no turno matutino atendendo alunos do maternal ao 9º ano do Ensino fundamental II,  é uma escola particular  esta adota a proposta pedagógica construtivista onde o aprendizado se da em conjunto professor  e aluno, educador é o mediador desse conhecimento  que o alunos já traz consigo , criando métodos que os estimulem nessa construção, ou seja,  de ensinar, aprender a aprender.

2. 2 Registro da Queixa

A direção da escola nos indicou a turma do jardim I, que possui uma professora, chamaremos a mesma de L, formada em pedagogia pela Uepa e uma auxiliar de classe que esta cursando o 4 semestre do curso.

A classe observada possui 13 alunos na faixa etária de 4 anos , sendo  desses a maioria composto de meninos o equivale  60% da turma.Entre os alunos temos crianças que enfrentam desde cedo a separação dos pais, e  crianças que convivem em um ambiente familiar dito tradicional composta de Mãe e Pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com