TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Seis Sigma para a Excelência Operacional

Por:   •  1/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia Seis Sigma para a Excelência Operacional

  1. Defina com as suas palavras o que significa a metodologia Seis Sigma e quais são seus objetivos. Adicionalmente, explique como uma organização deve se preparar para implementar a filosofia Seis Sigma e apresente a relação das principais atividades envolvidas nesta implantação, justificando a razão da utilização de cada uma delas. (3,5 pontos)

R: Metodologia Seis Sigma é a reunião de diversas ferramentas ou instrumentos de análise de dados de qualidade, visando a eliminação de defeitos e falhas nos processos, auxiliando, também, na redução de custos por não conformidades; isto é, entende-se tal metodologia pelo conjunto de práticas que buscam maximizar o desempenho dos processos de determinada organização. A obtenção dos dados e sua análise através da metodologia Seis Sigma propicia a eliminação de erros e otimiza os processos internos de uma empresa, eliminando custos e ônus produtivos desnecessário; atingir as ferramentas da metodologia Seis Sigma tem por objetivo minimizar defeitos ou não conformidades dos produtos ou serviços analisados.

A efetiva implementação da mencionada filosofia nos processos produtivos requer equipes múltiplas dentro da corporação, tendo definições específicas  procedendo de forma conjunta para concretizar os objetivos metodológicos, sendo os perfis subdivididos basicamente em três figuras caracterizantes, a saber: o Black Belt, o Champion, e os membros ou componentes da equipe. Estes dois primeiros são caracterizados pela atribuição de coordenação dos trabalhos, devendo para tal ter a certificação da metodologia. Diferenciando-os com relação as etapas do processo e suas primordiais funções, é o Black Belt a figura de liderança de implementação ao longo das diversas etapas para a aplicação das ferramentas de melhoria do processo, adequando o método ao que se observa na empresa; Já o Champion, de forma coordenada, é a figura garantidora dos métodos assinalados pelo Black Belt, no sentido de eliminar empecilhos e dificultantes da implementação, garantindo o próprio êxito desta (devendo atuar de forma a alterar sistemas falhos, aprovar propostas de melhorias e dispender recursos necessários para executar a melhor e mais adequada proposta de implementação dos métodos). Ainda, a terceira peça atuante deste processo é a equipe de implementação, que pelos seus membros deve atuar de forma ativa a detectar e comunicar falhas ou alterações nas suas respectivas áreas de atuação, compartilhando o conhecimento coletado, avaliando os dados obtidos e norteando as possíveis alterações.

  1. Relacione as principais ferramentas (indicando o motivo de sua utilização, incluindo vantagens e possíveis limitações) que podem ser aplicadas nas etapas do método DMAIC. Quais os resultados esperados de suas aplicações? (3 pontos)

R: Algumas ferramentas que são utilizadas na etapa inicial “D” do DMAIC, são: Escopo do projeto e SIPOC, por exemplo, para definir o problema, as metas, cronograma de realização e demais expectativas e projeção de melhoria desejada.

 Continuando, já na etapa “M” do referido método, as ferramentas utilizadas para medir e observar o processo corrente, atual, são: Matriz de causa e efeito, matriz de responsabilidade e mapa de processo, por exemplo, que são ferramentas que visam levantar dados e analisar o desempenho do processo em questão, identificando as causas dos problemas levantados.

Na próxima etapa, fase “A”, são analisados os dados obtidos na etapa anterior, criando oportunidades de melhoria, utilizando das seguintes ferramentas: teste de hipótese e diagrama de dispersão e FMEA, por exemplo.

Na etapa “I”, é o momento de melhorar o que foi obtido anteriormente, implementando um plano de ação. As ferramentas podem ser: 5S, 5W2H e matriz de priorização, que objetiva trazer à luz as ações necessárias e urgentes, prioritárias, para a melhoria do processo.

Por fim, na fase “C”, é realizado o controle dos resultados e melhorias, a fim de que sejam mantidos e sustentados na prática as ações anteriormente definidas. Fundamental para garantir o sucesso das etapas anteriores e sua execução, estabelecendo os critérios de análise de desempenho e melhoria contínua. As ferramentas são: Cartas de controle e Pok Yoke.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (853.5 Kb)   docx (764.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com